segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Finlandês e mais finlandês

Desde quando as aulas de finlandês começaram eu quase não tenho tempo para escrever, quando não estou com preguiça de escrever, estou cansada por ter estudado muito. É muito bom ter alguma atividade fora de casa, está me fazendo bem.
As aulas de finlandês na universidade estão ficando cada vez mais puxadas, com muito assunto para estudar, muitos sons novos e muitas palavras para buscar no dicionário. É uma ocupação boa.
As aulas de inglês estão bem tranquilas, estou conseguindo acompanhar, mas ainda tenho muita dificuldade de falar. Tenho que ficar me lembrando o tempo todo para eu ter paciência, que um dia vou quebrar esse bloqueio, mas o fato de não conseguir falar é muito complicado para mim. A novidade é que agora tem uma brasileira indo comigo para o curso, ela mora perto daqui de casa e vai literalmente junto comigo. O nome dela é Patrícia, ela já morou aqui na Finlândia e voltou agora para ficar de vez, é uma pessoa muito simpática e já fala bem finlandês. Durante a aula de inglês mal dá para conversar com ela, a professora passa muitos exercícios de conversação para fazer em dupla. Então, quando entramos na sala temos que falar inglês, o português só aparece em momentos de dúvida e comentários rápidos. A conversa mesmo fica para antes da aula começar, dentro do ônibus indo para o curso e voltando para a casa. Além de Patrícia, tem a Cassy que também mora bem pertinho da gente e pega o mesmo ônibus. Ela é tailandesa e a nossa comunicação ainda é difícil, a gente só se fala em inglês e as frases são todas cortadas, tanto eu tenho dificuldade quanto ela também. Percebi que ela fala bem finlandês, porque Patrícia conversou com ela em finlandês e a conversa fluiu bem. Quando elas conversam em finlandês, eu consigo identificar algumas palavras que escuto frequentemente no curso. Quando eu estiver falando melhor, o finlandês pode ser mais um idioma de suporte e de treino com elas.
Lembra daquele curso de finlandês do ministério do trabalho que eu tinha me inscrito e estava esperando a resposta? Eu fui aceita! Vai começar no dia 12 de fevereiro, 5 vezes por semana, 6 horas por dia, um intensivão. Como diz Lu "Você vai falar finlandês mesmo não querendo, vai entrar por osmose". Assim eu espero. Quando começar esse intensivo, eu largo o outro da universidade, não vai dar para seguir com os dois, os horários coincidem e seria muito finlandês para uma pessoa só.
Esses fins de semana eu e Lu ficamos em casa, só saímos para ir no supermercado, nada de mais. Lu tem estado cansado, quando não é ele cansado, sou eu, e quando não é isso, é o clima que está horrível para sair. Estou com muita vontade de visitar o zoológico daqui, mas por essas razões que eu citei, o zoológico está ficando para o próximo fim de semana. Espero que um sábado a gente tome coragem e vá sem pensar muito.
Nesse sábado passado fizemos uma moqueca de peixe e camarão, ficou uma delícia! Muito boa mesmo! Foi muito bom sentir o gosto do dendê de novo. Valeu Charles por ter ensinado Saback a fazer moqueca e valeu Saback por ter me passado a receita de Charles com direito a algumas dicas e comentários.


Moqueca de peixe e camarão com arroz, farofa de dendê e pirão


Moqueca de peixe e camarão com arroz, farofa de dendê e pirão


Eu e Lu estamos muito bem, construimos uma relação muito boa de muita cumplicidade e muito amor. Isso nos fez superar muitas dificuldades que passamos aqui.
Cada dia que passa, Lu está gostando mais do trabalho dele mas o mestrado tem deixado ele muito aflito. Ele está voltando aos poucos a escrever a monografia, tem sido muito difícil para ele, já que ele não se enxerga mais no meio acadêmico e nem muito menos na área de comunicação. Ele já pensou em desistir várias vezes, mas eu sempre repito "falta pouco, falta pouco". Ele tem que entregar e apresentar esse ano, não pode passar de agosto, quer dizer, ele ainda vai confirmar esse prazo com o orientador dele, mas de qualquer jeito desse ano não passa. Esse fim de semana ele escreveu um pouco, talvez hoje ele escreva de novo, tomara que ele consiga encontrar um ritmo e consiga terminar logo. Eu tento ajudar conversando, apoiando, lembrando, mas só depende dele.
Enfim, a vida não pára, não é mesmo? Vou ficando por aqui, vou estudar um pouco de finlandês e outro dia eu volto com mais novidades.

13 comentários:

Mauricio Vieira disse...

É isso aí :)

Eu já ia perguntar porque nunca mais blogou.

Parabéns pela aprovação no cursão de lá do Ministério. Da próxima vez que nos vermos, você já vai estar falando várias línguas. Daqui a pouco é o sueco, que parece ser muito fácil para quem fala inglês (tenho conversado com um sueco e dei uma olhada nuns tutoriais).

Já te falei que descobri que quero ser lingüísta? Quero estudar línguas, por diversão. A fonética é a parte que eu acho mais interessante. Certamente eu estaria sentindo muito prazer, no seu lugar, aprendendo esta língua doida cheia de sons diferentes.

Um outro colega-de-internet, só que austríaco, me falou que o finlandês foi artificialmente criada por um cara, para que a Finlândia criasse uma identidade cultural diferente da Suécia. Na época, a Finlandia era uma espécie de colonia sueca e falava um dos milhares dialetos suecos que existiam. Você me confirma esta história?

Diga a Joni que eu tou mandando um beijo.

Beijos,

Mauricio Vieira disse...

Ah! Quanto à receita, também quero. Que tal fazermos um blog compartilhado só com receitas que conhecemos?

Maria de Salete disse...

Desse jeito, esse blog vai acompanhar o flickr: pura gastronomia!
Ca, adorei seu retorno!
Um beijo grande cheio de carinho e admiração (sorte a minha ser coruja de filho e de nora!)
Salete

Teea disse...

Oi Carol, finalmente voltou a escrever aqui ;) Enfim, adorei as noticias, parabéns pelo novo curso! Assim realmente deve aprender bem rápido. Daqui umas semanas já falamos apenas finlandês...
Estou com muito trabalho nesta semana, mas a gente se vê no sábado!
Beijos, Teea

Anônimo disse...

Oi, Cá!

Passando para conferir o blog e as novidades. E para endossar a sugestão de Maux: vamos compartilhar receitas em um local qualquer da internet? :)

Sinto-me cansado nesta segunda-feira, logo agora. Não posso ficar assim. Não posso parar, pois temos correr atrás de uma vida que não pára.

É com muito gosto que acompanho esta jornada pelas línguas também. Que maravilha! Maravilha também perceber a sua aprovação neste novo curso-por-osmose. Agora, já era! (risos)

A semana apenas se inicia, vamos em frente. Com solavancos (e quem não tem?) e (nada de "mas") vamos!

Beijo grande, minha amiga!
Wagner - Fpolis, SC, BR, 05.02.2007, 17h38 (horário de verão).

Vinicius disse...

Kero! Tava esperando seu post, rs!
Rapaz, já era véi...
Vc vai falar ingles, filandes e sueco! Quiçá aprende espanhol com as amigas! Já era!
Ontem eu estava andando na rua quando tropecei e tive uma visão: Kerol Djones, chef poliglota de de cozinha contemporãnea... E o nome do seu restaurante será uma lembrança tupiniquim de toda a baianidade carioca que vc carrega no sangue brasileiro: Opatchô! E tenho dito.

Anônimo disse...

Hei Carol, achei teu blog pelo da Teea e passei pra xeretar, espero que nao se incomode!!
Me interessei pelo teu curso de ingles, será que vc poderia me dizer onde fica, como funciona, como faço pra acha-lo?!É em Espoo?!Estou pensando/querendo fazer um curso de ingles, tive que abandonar o meu de finlandes devido ao acidente que me aconteceu em dezembro, e quando eu voltar a andar ja é muito tarde pra poder voltar, entao começo um outro curso só em setembro!!Nesse meio tempo, até lá, gostaria de estudar ingles, porque o meu é pessimo, entendo muito mas nao falo, e morro de vergonha de falar, pois é horrivel,hahaha!
Se puder me indicar esse curso, por favor, me ligue, ou me escreva, no orkut, ou no meu flog, ou por email lidiandrade@hotmail.com
Meu tel é 0456346991, pode ligar quando quiser e tiver tempo, estou em casa sem fazer nada!
Que bom que vc está fazendo finlandes com a Pata, ela é uma excelente pessoa, gosto muito dela!
Bom, acho que nos vemos no sabado neh?!Espero que sim!Beijao e obrigada desde já!

Vinicius disse...

Kerol, atualizei os troços lá no youtube. ACho que agora dá pra vc ver (estando logada no youtube, craro...)

Beijosssssssssssss

Anônimo disse...

Oba, até que enfim novidades! Não desapareça, Carol, você está nos deixando viciados, ora... 30 horas semanais de finlandês!! Aí é que entraremos em abstinência total.
muitos beijos
Lia.

Pata disse...

Oi Carol!
Está sendo muito legal fazer o curso de inglês com vc!
E daqui a pouco vc vai estar falando finlandês melhor do que eu, afinal, esse curso é pra matar ou falar, hehehe!
Nossa adorei a cara da sua comida, me deu até água na boca!
Bjs!

P.S.: Consertei o meu link, agora dá pra entrar na minha página por ele.

Camada disse...

Parabéns Carol! Q bom q as coisas aí, pouco a pouco estão se arrumando! Na próxima vez, vc já pode postar em filandes... eheheheheh

Anônimo disse...

Oi Cá,

Notícias novas!!! eeebaa!! Estava sentindo falta já :)

Parabéns pela aprovação no curso! Espero que seja bem proveitoso! E no inglês também! :)

Matriculei-me esa semana no curso de inglês de novo. Tinha parado um semestre mais vou voltar e em mais um ano me formo lá! Depois pretendo fazer um curso de fluência na lingua, pois me sinto também travada na hora de falar.

Ah, quero as receitas de tudo também!!! Adorei a idéia do blog culinário!!!!

Beijos e manda um beijo pra Lú!
Carlinha

Mônica Paz disse...

Oi cá, fico feliz pelas novidades. Com o curso so ministéri ovocê tem como receber o seguro desenprego né? Não gaste tudo em big-big heim?

Não entendi o que Carlinha quer com o blog de culinária: ela não sabe nem fritar um ovo rsrsrs

Fico muito feliz com a sua nova amiguinha de curso, isso realmente é muito bom. Nunca tive sorte de fazer curso com alguém conhecido rsrsr

Beijos