terça-feira, novembro 11, 2008

Agora em Londres

Chegamos em Londres!!!


Nossa mudança

No final dessa semana vai fazer 1 mês que estamos em Londres. Nossa viagem foi bem tranquila. Mariana, uma amiga de Salvador, foi no aeroporto receber a gente (Mariana é uma pessoa alto-astral, foi muito bom encontrar com ela, nos fez muito bem, fez uma grande diferença) e depois fomos para nosso apartamento de metrô. Quando chegamos em casa, uma pessoa da relocação estava esperando a gente para entregar o apartamento e algumas comidinhas que eles compraram pra gente. Nossas caixas que tínhamos mandado uma semana antes já tinham chegado e estavam do lado da nossa porta. Impressionante! Alguns dias depois chegaram as outras caixas restantes. Tinham dito pra gente que ia demorar 10 dias para chegar em Londres, foi uma boa surpresa. Começamos com o pé direito!
Nesse primeiros dias, Londres me lembrou muito o Brasil com todas aquelas burocracias. Digo isso porque para conseguir ter acesso a internet em casa, a gente precisava ter primeiro uma conta no banco e uma linha de telefone. A conta do banco demorou mais ou menos uma semana e meia, incluindo os dias que ficamos reunindo todos os documentos necessários para abrir a conta, mais uma semana para o telefone e enfim, na última sexta-feira a nossa conta de internet foi ativada. O lado positivo disso tudo foi que tivemos sorte e tudo correu dentro (ou até mais rápido) dos prazos que estávamos esperando.
Quando estávamos sem internet, me virava com os cybercafés e com a biblioteca do nosso bairro. Era tão desconfortável sair de casa, ir para lá, ficar no máximo 2 horas (até a biblioteca fechar) e voltar pra casa. Esses dias de abstinência de internet, me mostraram como é difícil ficar sem internet em casa. Por exemplo, para ver o horário do metrô/ônibus, como chegar em algum lugar, recarregar o celular, recarregar o cartão do metrô, procurar se tem aquela loja de eletrodomésticos perto de nossa casa, procurar emprego/voluntariado e outras coisas, ficava tão difícil fazer tudo isso em somente 2 horas de internet. Todo dia eu ficava meia hora lendo e respondendo emails, o resto do tempo (1h30) procurava por trabalhos voluntários e, quando achava, tinha que preencher formulários e mais formulários, lá iam minhas 2 horinhas.
De qualquer jeito, valeu a experiência, espero que nunca mais precise passar por isso. :-)
Nesse quase um mês de Londres, posso me arriscar a dizer que morar aqui está sendo muito legal. Falar inglês, conseguir ler a maior parte dos anúncios nas ruas, das notícias dos jornais, dos rótulos das comidas, das sinopses atrás dos DVD, entender o que é dito na TV, tudo isso é, realmente, maravilhoso!
As pessoas por aqui me pareceram alegres e mais falantes, nas ruas é muito comum ouvir idiomas completamente diferentes. Aqui você só fica em casa se quiser, tem muitas coisas para fazer e ver nos museus, mercados e bairros. Vou fazer um resumão do que já fizemos por aqui. No primeiro fim de semana fomos ver o Palácio de Buckingham, o Big Ben e passamos rapidamente pela Oxford Street. No segundo fim de semana fomos ao Tate Modern (museu de arte moderna, um detalhe: estava me preparando para abrir a sombrinha para sair do Tate, quando vi FHC, tomei o maior susto e falei sem respirar "Lu, Itamar Franco ali, olha!", Lu olhou e disse "Que Itamar Franco nada, é o FHC", que vergonha... tomara que ele não tenha ouvido...eu sempre confundo os dois, deve ser por causa do topete, hehehe... :-) ) e no terceiro fomos ao Museu Natural, ao show de Muntu Valdo, Danilo Perez e Richard Bona. Fizemos um almoço aqui em casa e convidamos Mariana e Julia. Conhecemos Mariana em Salvador, ela é amiga de Lia, outra grande amiga soteropolitana. Julia é prima de Mariana de Portugal. O nosso almoço foi muito bom, fiz aquela torta de espinafre de sempre, para não correr o risco de fazer algo bizarro. Ficou uma delícia! Depois vimos o filme "The Hapenning", não gostei, pois tinha muita gente morrendo de diferentes formas, um horror! Voltando ao almoço, foi massa recebê-las aqui, elas são pessoas muito legais, com certeza teremos outros encontros!
No último fim de semana fomos ao show de jazz do Bosco D'Oliveira (de graça) e ao mercado aberto na Portobello Road. Deu para perceber que é difícil ficar em casa e ainda temos muitos outros lugares para ir. Ebaa! :-)


Eu ao lado do ônibus e da cabine britânica (foto clássica)


Lu e o Big Ben (foto clássica)


No Tate Modern

O clima por aqui está bem frio, para piorar Londres é um lugar muito úmido e venta demais, então dá para imaginar o frio que fica. Já tirei do armário os nossos casacos de inverno. De vez em quando temos dias com sol, mas a maioria dos dias o céu fica coberto de nuvens, mas não chove muito, fica caindo aquela chuvinha fraquinha que você não sabe se abre o guarda-chuva ou se aguenta mais um pouquinho porque já está perto de casa. Nessa de aguentar mais um pouquinho, eu e Lu ficamos doentes, Lu já está melhor, eu ainda estou me recuperando, mas já estou me sentindo bem.


Dia de sol no outono londrino

Lu está muito bem no trabalho, todo dia enfrenta 50 minutos de metro para chegar no trabalho, mas está adorando ir para o escritório encontrar com os colegas de trabalho. Eu estou no curso de conversação em inglês. Nos primeiros dias estava procurando por trabalhos voluntários, mas depois de conversar com Mariana e muito com Lu, decidi procurar por emprego em escritório e ver no que dá, quem sabe alguém se interessa e me contrata?
Tenho muitas coisas para contar daqui de Londres, mas vou contando aos pouquinhos quando eu tiver tempo durante o dia. Até o próximo post!

Obs: Tem mais fotos lá no Flickr de Lu.