segunda-feira, junho 14, 2010

Beatriz nasceu!

Esse ano começou muito bem, primeiro Julinha nasceu em fevereiro e depois nasceu no dia 22 de maio minha sobrinha, Beatriz, filha de minha irmã, Julyane. Ela é linda e tem um bochechão que dá vontade de apertar. Agora Julinha tem uma priminha quase da mesma idade, vai ser ótimo para elas duas, vão ter sempre com quem brincar quando estiverem juntas.


Beatriz, me aguarde, quando eu for em Salvador vou te apertar muito. Beijo da tia!

domingo, junho 13, 2010

Primeiro dia das mães

Esse dia, enfim, chegou, o meu primeiro dia das mães. É tão estranho receber parabéns em um dia que era da minha mãe e agora é meu também. Sinceramente, eu ainda não me acostumei a ser considerada mãe, acho que é porque ainda não tem ninguém que me chame explicitamente de mãe. Sei que esse dia vai chegar e vou ficar toda emocionada quando ouvir ela me chamar de mãe (ou até mesmo algo próximo disso :-) ).

Engraçado foi o que aconteceu na semana do dia das mães. Yuri estava aqui em casa e perguntou para mim "o que você quer de presente?", no mesmo momento percebi que sou mãe e iria ganhar presente do dia das mães, falei toda feliz "é mesmo, agora eu recebo presentes no dia das mães!" e Yuri respondeu "não estava falando disso, estava falando do farmville". Esse é meu irmão, gentileza que até dói! :-)
No dia das mães Lu e Julinha me deram de presente um vaso de flores com cheiro de mel, uma caixa com uma foto de Lu e Julinha, o Peppa Pig e seu filhinho. Quando abri comecei a chorar, é claro. Foi lindo, o melhor presente que já recebi. Beijo, beijo, beijo. ;-)


Um pouco antes do dia das mães, vi essa imagem abaixo no email que recebi do site BabyCenter, que mostra bem como me sentia sendo mãe de um bebê de 2 meses e algumas semanas. :-)

Preciso dizer que nem sempre é assim cansativo. Cada sorriso que ela dá quando me vê, me revigora e esqueço de todo aquele cansaço.

Cada dia que passa me sinto mais mãe e me sinto muito feliz por estar passando por essa experiência. Claro que o começo não foi fácil, eu achava que seria mais tranquilo acordar de madrugada de 2 em 2 horas, mas percebi que eu não fico bem quando fico sem dormir direito. Acho que ela percebeu a minha insatisfação e aprendeu a dormir a noite toda, antes do que a maioria dos bebês. :-) Agora está tudo ótimo e tenho certeza que tende a melhorar. Já começo até a pensar em ter outro bebê logo (será? hehehehe). :-)

sexta-feira, junho 11, 2010

Terceiro mês de Julia

Nesse terceiro mês Julia continua dormindo a noite inteira, para a nossa felicidade! Ela dorme à meia noite e acorda às 10h da manhã. Ainda bem! :-)

Quando ela completou 12 semanas, levamos ela para tomar a segunda dose da DTaP/IPV/Hib e a meningococcal C. Dessa vez Lu que quase chorou quando viu a agulha. Quando a agulha entrou na perninha dela, ela nem chorou mas segundos depois quando a enfermeira injetou a vacina ela chorou bastante e repetiu o choro sem respirar. Depois da segunda vacina a amamentei um pouco, uns 5 minutos, e ela logo parou com o choro. Dessa vez fomos direto para casa nem precisei amamentá-la mais 5 minutos. Durante o dia ela não ficou chorosa como da outra vez, ela está ficando cada vez mais corajosa! Ficamos muito orgulhosos dela!

Ela continua com o mesmo ritmo de amamentação de 3 em 3 horas, de 15 a 25 minutos em um peito (eu não dou os dois peitos, ela dorme antes de chegar aos 40 min, que seria o tempo máximo para um bebê que mama e pára, mama e pára, esvaziar um peito), mas como eu disse ela está pulando a mamada de 7h da manhã, já que ela só acorda às 10h. Não ficamos preocupados com isso, já que ela continua engordando. Em relação a ela dormir muito, no começo eu a acordava para a mamada das 7h, depois achamos melhor deixar ela dormir mais e acordar mais descansada para o dia.

Nesse mês ela fez alguns avanços, mais especificamente três. Ela já está virando durante o "tummy time", mas não é algo pensado, ela vira no susto. A gente fica do lado e faz a maior festa para ela não chorar com o susto. O outro feito de Julinha foi dar a primeira gargalhada. Ela ri e dá gargalhadas quando a gente faz uns sons e movimentos abruptos várias vezes em direção a ela, ela se assusta e ri. Essas duas coisas aconteceram no começo desse mês, mais ou menos, quando ela tinha 2 meses e algumas semanas. O terceiro avanço aconteceu no final desse mês, eu fiz um som com a boca assim "Aaaa brrrrrrruuu" e ela repetia sempre que eu fazia. Até hoje se eu faço esse som, depois de alguns segundos ela repete. Muito linda!

Julinha no tummy time
Percebemos que se ligamos a televisão ela vira para ver, quase no automático, não deixamos ela assistir por muito tempo, já que tem muita luz, mas o pouco tempo que ela assiste, ela fica olhando atentamente. Isso também vale quando assisto novela no computador, ela quer assistir junto comigo, é uma luta para distrair ela. Sempre acabo desligando.

Nesse mês tivemos a visita de Salete. Foi ótimo tê-la aqui conosco, nos ajudou bastante. Julinha estranhou no começo mas depois se acostumou e até dormiu no colo da vovó. Salete deu o sling de presente para Julinha, ela simplesmente adorou ficar olhando tudo, ficava sorrindo toda hora.

Julia com 3 meses (passeio no parque)
Julia toda feliz no sling com o papai e Salete
Por falar em estranhar, notamos que ela já estranha as pessoas. Se alguém fala com a gente ela não chora, mas é só essa pessoa falar com ela que ela chora, chora e chora. Foi o que aconteceu quando Dhaize pegou ela no colo, quando ela veio nos visitar com Marcin e Samuel. Não gostamos dessa reação de Julinha, mas acho que todo bebê passa por isso. Um dia Julinha vai perceber que existe outras pessoas no mundo além de nós dois, quer dizer, além de nós três, porque ela não estranha Yuri apesar de vê-lo só nos fins de semana. Espero que com o tempo ela aumente esse número de pessoas conhecidas...hehehehe...

Como eu disse Dhaize, Marcin e Samuel vieram aqui em casa, foi muito bom revê-los. Almoçamos, conversamos sobre a ida deles ao Brasil e depois fomos passear pelo parque, o dia estava muito lindo! Samuel já está bem diferente, já está com 7 meses (ou 8 meses, não lembro) e engatinhando por todos os cantos da casa, cada vez mais fofo com aquele sorrizão sapeca, uma graça!

Julinha e Samuel (ali atrás)
Como escrevi sobre esse mês de Julinha com um certo atraso posso ter esquecido de alguma coisa, vou tentar ser mais eficiente no próximo mês. :-) Pretendo escrever sobre o meu primeiro dia das mães, vamos ver se terei tempo. Até o próximo post!