sexta-feira, janeiro 12, 2007

Passeio no fim de semana (2)

Depois de ver a imensidão do prédio do Parlamento finlandês seguimos o nosso passeio. A próxima estátua que vimos fica ao lado do Parlamento. Essa estátua é do quarto presidente da Finlândia Kyösti Kallio (1873-1940) e foi feita no ano de 1962. Perceberam que o segundo presidente nem teve a sua estátua? Por que será?
Kyösti Kallio presidiu de 1937 a 1940 e durante a Guerra de Inverno, entre a Finlândia e a Rússia, ele resistiu à idéia de ceder qualquer território a Rússia. No entanto, em 1940, foi forçado a assinar o acordo de paz com a Rússia e teve que ceder alguns territórios finlandeses. Isso marcou o fim da Guerra do Inverno. Antes de ser presidente ele fez uma lei chamada "Lex Kallio" que permitia que o estado comprasse terras para encorajar novos assentamentos. Notaram que ele não foi presidente durante 6 anos como os outros? Em 1940, ele sofreu um sério golpe e o primeiro ministro, Risto Ryti, assumiu a presidência. Não entendo como isso pode acontecer, eu imagino que um dia ele estava distraído e, ops, perdeu o mandato. :)
Sei que não deve ter sido tão simples assim, acho que só vendo uma situação parecida para entender como isso pode ter acontecido.


Kyösti Kallio, quarto presidente da Finlândia


Quando atravessamos a rua depois de ter visto a estátua de Kallio, descobrimos onde fica o bar/restaurante Storyville. Já tínhamos lido sobre esse bar e dizem que tem bons shows de jazz, um dia vamos entrar para conhecer. Enquanto isso não acontece, vejam a foto da entrada.


Entrada do bar Storyville


Voltamos para o livrinho para saber onde nós estávamos e o que estava para vir. Bem perto do Storyville tem o Museu Nacional (1906) e em frente ao museu tem uma estátua de um urso. Tudo muito bonito! Li no livrinho que esse museu tem achados arqueológicos, arte religiosas, materiais etnológicos e mobílias antigas. Não tivemos tempo para entrar no museu, fica para um outro dia. Acho que a lista do "fica para um outro dia" está aumentando, mas enfim, temos tantos dias ainda na Finlândia que por enquanto não precisamos nos preocupar com isso.


Museu Nacional


Lu na frente do Museu Nacional (embaixo da estátua do urso)


Atravessamos a rua e vimos o Finland Hall, um centro de concertos e congressos que foi desenhado por Alvar Aalto, um famoso arquiteto finlandês.
Seguimos nosso passeio andando pelo parque que fica à margem da baía de Töölö. Esse parque deve ser bonito na primavera, agora está tudo muito cinza, sem cor, e as árvores sem folhas, uma paisagem triste. Com certeza deve ser mais bonito na primavera, já é um passeio certo na nossa agenda!


Finland Hall


Parque à margem da baía de Töölö


Parque à margem da baía de Töölö


Pato na baía de Töölö


Continuamos andando pela margem da baía de Töölö e seguindo o percusso pelo livrinho. O próximo lugar que vimos foi o Finnish National Opera. Não consegui achar uma tradução que ficasse legal, por isso deixei em inglês mesmo. A primeira ópera foi em 1993, bem recente. Atrás do prédio tem um anfiteatro ao ar livre, acho que no verão, ele deve ter mais utilidade, nesse frio não é nada agradável ficar sentado no chão frio e com o vento batendo em nossos rostos.


Finnish National Opera


Depois saímos da margem do Töölö e seguimos em direção ao Estádio Olímpico. Amanhã eu continuo contando como foi o final do passeio, acho que o post já está grande o suficiente, vou parar por aqui.

3 comentários:

Anônimo disse...

Legal seu passeio... as fotos ficariam ainda melhor no verão ou com alguma neve no chão... ;)
Fui ao museu nacional em novembro passado com um amigo peruano (nunca antes tinha ido) e acho que deu uma boa idéia de desenvolvimento deste país. Vale a pena conhecer.
Estou um pouco doente, talvez apenas um choque por causa do frio que aqui faz.
Beijos e bom final de semana para vc e Lucas!

Anônimo disse...

Eu estou adorando esse passeio que você está nos proporcionando. Me ajuda a ficar mais feliz :-)
Beijos

Anônimo disse...

Oi, Cá!

Muito bacana o seu trajeto por ruas, locais e impressões de final de semana.

Irei para o terceiro post, depois deste segundo, a tempo pequeno. :-)

Beijos (extensíveis para Lu!),
Wagner - Salvador, BA, BR - 15.01.2007, 20h38.