segunda-feira, janeiro 21, 2008

De volta...

Depois de 25 dias no Brasil, voltamos para Finlândia. Ir para o Brasil foi muito bom. Nesse período revezamos entre Rio de Janeiro, Arantina e Salvador.
A história da viagem de ida para o Brasil merece um post único, então depois eu conto com detalhes. No dia 21 de dezembro chegamos no Rio de Janeiro, ficamos na casa de meus pais e Yuri (meu irmão). Para nos recepcionar minha mãe preparou uma maravilhosa feijoada, estava muito boa! No mesmo dia Salete (mãe de Lu) chegou no RJ e infelizmente teve que ir para Arantina no dia 23 pela manhã. Nesse dia (23.12) fomos comemorar o aniversário de Lu em uma churrascaria para matar a vontade de comer carne brasileira. Foi muito bom sentir de novo o gosto de uma boa picanha. Natal ficamos em casa mesmo com meus pais, Yuri, Malu e Tutuca (nossas cadelas). Trocamos presentes, minha mãe fez uma super ceia, nós comemos e logo em seguida fomos dormir.
No dia 26 de dezembro, fomos de carro com meus pais e Yuri para Arantina, cidade do interior de Minas Gerais. Em Arantina, o clima estava bem mais ameno do que no Rio de Janeiro, enquanto no RJ fazia 37-40°C, em Arantina fazia 25-30°C. Uma delícia de clima. Ficamos na casa da família de Salete (mãe de Lu), meus pais e Yuri voltaram para o RJ no dia seguinte. Por lá, encontramos uma parte da família de Lu, Salete, Tiago (irmão de Lu), alguns tios, tias, primos e primas de Lu. Conversamos muito com eles, fizemos aquela hiper atualização.
No dia 29 de dezembro, voltamos para o RJ de ônibus executivo. Quando chegamos no RJ fazia 40°C!! Quando eu saí do ar condicionado do ônibus, senti o "bafo quente", logo fiquei doente com a mudança drástica de temperatura. Nesse mesmo dia à noite fomos para Salvador.
Em Salvador ficamos na casa do Chico (pai de Lu). Ficar lá foi muito bom para conhecer o pai de Lu melhor, mais de perto. Passamos o Ano Novo com ele, Liu (a namorada dele), tias, tio de Lu e mais alguns amigos de Chico. Foi massa! Deu até para ver da janela do quarto os fogos da Barra. Lindo, lindo!
O clima não estava tão quente como no RJ, deu para aguentar. No primeiro dia em Salvador encontramos com algumas tias de Lu (irmãs de Chico) e fomos comer uma moqueca. À tarde encontramos com a maioria dos nossos amigos de Salvador e com uma amiga da Finlândia (Teea) no Shopping Salvador, é o shopping mais novo da cidade (sim, sim, fomos ao shopping, lembre-se eu estava doente, por isso não rolou a praia tão desejada). Foi ótimo conversar, abraçar, rir das besteiras e, é claro, ver que eles estão construindo para eles (cada um em seu tempo) uma vida legal e estável, formando família, comprando apartamento, carro e tudo isso com saúde. Eu e Lu ficamos muito felizes!
Nos outros dias fizemos muitas coisas (não necessariamente nessa ordem): fomos à praia; fomos à uma festa que o Paroano Sai Milhó tocou (Lu até tocou também); encontramos com minha irmã e o noivo dela, fomos com eles conhecer o novo terreno que eles compraram; encontramos com a madrinha de Lu; conhecemos a irmã e a sobrinha de Patrícia; encontramos com Sanna e Hanna no Pelourinho; encontramos com Débora (nossa professora na UFBA e agora amiga); jantamos na casa de Eulina e Lia (mariscada e o pudim estavam um espetáculo); fomos ao show do Motumbá e jantamos em uma Pizzaria com nossos amigos e amigas que ainda não tínhamos visto e também com os que já tínhamos visto.
Em Salvador comemos de mais, foi tapioca, acarajé, carangueijo, casquinha de siri, moqueca, bolo de aipim, etc, etc.
No dia 8 de janeiro voltamos para o RJ. Meu tio Walter (irmão de minha mãe) e a esposa dele, tia Graça estavam na casa de meus pais. Fazia mais ou menos 10 anos que não os via, não mudaram nada, continuam as mesmas pessoas doces e engraçadas de sempre. Como Lu ainda não conhecia o Pão Açúcar e nem o Cristo Redentor e eu fui lá há muito tempo, resolvemos tirar dois dias para conhecê-los. Um dia eu, Yuri e Lu fomos ao Pão de Açúcar. Sinceramente, fui para nunca mais voltar, tenho medo de altura, só não sofri muito porque ficava no meio do bondinho e por isso não via nada lá embaixo, mas garanto que o pouco que eu vi é muito bonito. No outro dia fomos nós três, minha mãe, tia Graça e tio Walter ao Cristo. O caminho do trenzinho para o Cristo é lindo, bem tranquilo e cheio de árvores. A vista lá de cima do Cristo é linda! Alguns dias depois encontramos com minha tia Bethânia (irmã de minha mãe) e o marido dela, Maurício, no restaurante perto da casa dos meus pais. Fazia muito tempo que também não os via, foi bom ver que eles estão bem.
Dias depois tio Walter e tia Graça foram para São Paulo e no dia 14 de Janeiro entramos no avião para Finlândia, chegamos no dia 15. A viagem foi bem tranquila, o único problema é que eu não durmo e para me distrair eu vejo filme, por azar, a minha televisão e a de Lu não funcionavam e não tinha outras cadeiras disponíveis. Fiquei a viagem inteira tentando me distrair, gastei toda a bateria do iPod de Lu vendo um filme.
Chegamos muito cansados, ainda estamos tentando nos forçar a acordar e a comer no horário local, a cada dia que passa vamos nos acostumando mais.
Voltei para a Finlândia com o coração apertado, com saudade de tudo e de todos. Está sendo muito difícil focar no curso que estou fazendo, a vontade de voltar é muito grande, enfim, nada melhor do que um dia atrás do outro. :)
Deixando essa seção tristeza de lado, no próximo post conto como foi a nossa viagem de ida para o Brasil e como está a nossa vida pós-viagem.

Obs: Como são muitas, clique aqui para ver todas as fotos que tiramos no Brasil

6 comentários:

Vinicius disse...

Deve estar sendo tão difícil esse primeiro retorno né? Mas logo logo vocês retomam o pique. :-)
Foi maravilhoso pode rever vocês mesmo que só por um dia. Espero ainda ter várias oportunidades de sentar e bater um papo ao vivo com vocês sem ficar preocupado com horário de vôo, hehehe.

Ah! Em breve enviarei pra vcs uma bela lembrança da nossa Bahia, pra curtir aí na fria Finlândia!

Teea disse...

Carol, estou sem palavras... Eu que tive umas férias sem fazer nada, vocês fizeram tudo por mim também ;)
Mesmo não sendo brasileira, fiquei com água na boca com toda essa comida (menos picanha e carne da feijoada, rs) e bem preferiria sentir aquele calor de 40 graus do Rio a estar aqui, ou pelo menos o calor "razoável" de uns 30 graus da Bahia, é uma delícia, os meus dedos gostam muito!

Bjos, até...

Anônimo disse...

Bem-vindos de volta!

Sei que é dificílimo retornar e encarar (nem sempre) uma saudosa realidade. Porém, como disse Vinnie, vocês retornaram ao ritmo dos dias finlandeses, que são os seus dias afinal de contas e que, de fato, são dias bem melhores do que há um período não muito distante.

Na minha volta para Lisboa, a primeira semana, o percalço foi gigantesco para saltá-lo. Foram dias muito difíceis quando tornei à realidade (viajara à Alemanha; ficara com amigos de lá e familiares deles muito queridos, sem contar com uma amiga brasileira com quem me reencontrei por terras germânicas; conhecera por um dia a Rep. Checa, tivera dias de paz). No entanto, estamos aqui!:-D

Desejo a vocês um ano lindão, assim como a todos os frequentadores deste espaço virtual.

Estejamos em paz, grande beijo!

É isso,
Wagner.

P.S.: Obrigado por repartir os momentos de vocês com as fotos, estou vendo-as aqui.

Pata disse...

Realmente, vcs tiveram muita disposição e passearam bastante! Que bom, temos que aproveitar as oportunidades mesmo.
Acho que com o tempo vcs se acostumam aqui de novo, no começo é sempre difícil.
Bem-vindos de volta!
Bjks

Anônimo disse...

Oi Caca,

Que saudades!!! Espero que já tenha se readaptado aí. Foi muito bom te ver, e ver o quanto você e Lu estão bem. Desejo que continuem assim para sempre.

Assim como Vini, sinto por ter visto vocês apenas um dia. Mas sei que teremos muitas outras oportunidades para nos encontrar.

Beijão!
Carlinha

Anônimo disse...

Oi Cá!
me chamo Luísa e estou indo morar aew na finlandia em maioo!
n sei a lingua..estou muito preocupada com tudo sabe!!eh muito dificill!!!
gostaria de manter contato contigo
para trocarmos umas ideias..
e qm sabe ate nos encontrarmos e mantermos uma maizade..!
q vc axa??
seria mto bom!!!

meu email eh luisa_gnunes@hotmail.com

mande um email p mim!!!
ficaria muito satisfeita se isso
acontecesse

super bjo!!!!!