quarta-feira, março 31, 2010

Primeiro mês de Julinha (1)

Nesse fim de semana Julia completou um mês de vida! E quanto trabalho! Julinha está crescendo cada dia que passa o rosto fica mais redondinho e algumas roupas já não cabem mais. Ela está cheia de saúde e já esbouça um sorrizinho depois que mama e brinca, uma graça! Quando movemos um brinquedinho na frente dela ela acompanha com a cabeça e os olhinhos. Ela é bem ligada ao redor dela, quando ela está mamando, ela fica olhando tudo ao redor da gente. Depois que mama, temos que ter o maior cuidado com ela pra ela não vomitar tudo que mamou. Descobrimos que ela tem refluxo, tadinha, vemos o sofrimento dela, ela se contorce, estica as perninhas e chora durante e depois da mamada. Teve um dia que ela vomitou três vezes, uma pela tarde e duas vezes de noite. Nessa noite dei um peito, ela vomitou tudo, depois de alguns minutos ela já estava com fome de novo, dei o outro peito e ela vomitou tudo, eu chorava de estresse, ela de fome e Lu teve que dá conta de nós duas. Foi um horror vê-la vomitando tudo! Na semana que isso aconteceu fomos no hospital com ela e o médico disse que ela tem refluxo mesmo mas que não era para se preocupar pois ela está ganhando peso. Ele receitou um remédio para aliviar a angústia dela depois de cada mamada mas percebemos que ela sempre vomitava depois de tomar o remédio, era muito líquido para o estômago dela. Estávamos dando 15ml do remédio mais a mamada, não dava pra ficar tudo na barriga dela, decidimos parar com o remédio e acompanhar o peso dela toda semana. Durante esse primeiro mês ela teve as primeiras visitas médicas em casa, foram 4 no total, 3 com a midwife e 1 com a health visitor. Essas visitas fazem parte do programa de saúde pós-parto disponível para todo mundo aqui na Inglaterra. No hospital examinaram o ouvido dela pra saber se tem alguma coisa e ainda bem ela não tem nada, ela tomou uma injeção de vitamina K, para evitar disfunções no sangue, e a BCG, que previne a tuberculose. Quando ela tomou a BCG no hospital no meu colo, eu não vi nada, pois não gosto de agulhas, Lu estava do nosso lado e viu tudo, eu só ouvi ela chorando e já foi o suficiente para chorar com ela. Tadinha mal nasceu e já estava recebendo uma injeção! Enfim, é necessário. O teste do pezinho foi feito aqui em casa com a midwife. Nas visitas da midwife ela me examinava e depois examinava e pesava Julinha. Na visita da helth visitor ela fez um monte de perguntas sobre Julinha e preencheu o caderno vermelho que recebemos no hospital com todas as informações de saúde desde o nascimento dela, explicou como devemos usá-lo e se ela precisar ir ao médico devemos levar esse caderno conosco até ela completar 5 anos. Bem legal! Depois ela tirou nossas dúvidas sobre Julinha e pesou ela. Essa foi a última vez que pesamos, ela estava com 4,3kg no dia 28 de Março sendo que ela nasceu pesando 3.3kg.
A cada dia que passa estamos a conhecendo mais. Depois que descobrimos que ela tem refluxo deixamos ela sentada pra arrotar durante uns 20 minutos. De noite ela tem dormido mais, ainda bem! Durante o dia ela mama de 2 em 2 horas e de noite varia, às vezes de 4 em 4 horas, às vezes ela mama depois de 5 horas de sono seguido outra noite ela mamou depois de 7 horas! A gente agradece! :-)
Trocamos a fralda dela antes dela mamar, é uma maratona. E por falar em fraldas, estamos usando a Pampers, é muito boa mesmo, a Huggies é um horror, a maioria das vezes que ela fez cocô as roupas dela sujaram e sujaram de um jeito que as manchas não saem mais.
O primeiro banho foi no hospital, onde a enfermeira nos ensinou como fazer. Por aqui não tem essa de esperar o cordão umbilical cair para dar o primeiro banho (o cordão dela caiu no dia 6 de março). Em casa estamos dando banho uma a duas vezes por semana.
Desde o primeiro dia de vida dela ela está mamando no peito, foi uma decisão minha e de Lu. Confesso que não é nada fácil. Eu achava que era só colocar Julia no peito e pronto, o leite ia sair e ela iria ficar de barriga cheia. Já tinha ouvido falar que amamentar dói e o bico do peito racha e sangra, mas com alguns vídeos que recebi no dia da aula sobre amamentação, tudo mudou. O peito nem sempre racha e se racha a posição está errada ou o bebê não está pegando direito. Até hoje, eu não tive bico rachado e nem sangrando, o máximo que chegou foi o seio do lado direito ficar "assado" porque ela pegou errado. Fui em um grupo de apoio a amamentação e lá me explicaram como fazer direito. Cada bairro tem um grupo desse, nesse grupo as mães e seus respectivos bebês vão para aprenderem como amamentar, tirarem suas dúvidas e conhecerem outras mães no bairro. Tudo isso de graça. Foi bom ter ido lá pois conheci algumas pessoas e me senti mais segura em amamentar Julinha. Devo voltar na próxima terça-feira.
Acho que falei tudo sobre Julinha nesse primeiro mês. No próximo post conto como eu e Lu estamos nesse primeiro mês.

Julia, linda!

5 comentários:

Danuza Neiva disse...

Julinha é linda!!!! Muito bom ler os posts sobre ela. Me emocionei, principalmente, com o post do parto.

Beijoss

Rê Cicca disse...

Essa Julinha é linda mesmo...e olha que eu sou difícil pra achar criança assim pequena linda...Parabéns!

A Julinha também vai ler
http://descompensando.blogspot.com/

Anônimo disse...

Oi Cá,

agora estou relendo os seus posts como uma espécie de ajuda pra mim rsrsrs.

Graças a Deus, Lucas não tem refluxo, imagino o quanto deve ter sido dificil pra vc lidar ainda mais com isso.

Quando levei Lucas pra tomar a BCG, eu chorei mais que ele! Detalhe que tampei o meu olho e já começei a chorar quando a enfermeira pegou a agulha... Ele deu um chorinho e depois parou! Nem precisou mamar... quem teve que ser consolada foi eu rsrs.

Essa rotina de Julinha mamar de 2 em 2horas era você quem colocou, ou você seguia a vontade dela?

Beijo!!!
Carlinha

Caroline Rodarte disse...

Oi Carlinha,

Que bom que está te ajudando! Essa rotina de 2 em 2 horas foi a gente que estabeleceu, na verdade se ela chorava antes das 2 horas completas, a gente via se era frio ou calor, se era fralda ou se ela queria dormir. Se passasse das 2 horas eu dava o peito e o choro passava. Eu não acordava ela para a rotina ser cumprida, deixava ela descansar, já que eles se cansam mesmo. Vamos nos falar pelo skype, acho que é melhor. Beijinhos!

Carlinha Freitas disse...

Oi Cá!

Relendo seu blog, fiquei preocupada com uma coisa.. Lucas também está se contorcendo, puxando as perninhas para a barriga e fazendo caretas quando mama. Tem mais ou menos uma semana que ele golfa de vez em quando. Vou no pediatra essa semana, espero que não seja refluxo.

E aproveitando, cadê o post do 5 mês? :))

Beijo!