No dia 6 de Outubro fizemos uma jantar para Cássio, Patrícia, Carol e Flávio. Infelizmente Carol e Flávio não puderam vir, mas Cássio e Patrícia marcaram presença. Eu e Lu fizemos uma receita de Nhoque com um molho pesto diferente. Esse nhoque é bem diferente dos outros, não leva muita farinha na massa, tem queijo, ricota, nozes e outras coisas. A massa sempre fica boa, já fizemos 2 vezes e ficou uma delícia. O problema é o molho. A primeira vez que fizemos exageramos no alho e ficou horrível mesmo (mas Lu gostou mesmo assim)! Ainda bem que não tínhamos visita, fizemos só para a gente. A segunda vez foi para esse jantar. Colocamos queijo demais e ficou bem forte. Mas quando servimos colocamos bem pouco molho para não passarmos mal. A próxima vez será outro molho, está comprovado que esse molho não dá, é muito difícil achar o ponto certo. Para sobremesa, fizemos a famosa torta de chocolate de Jamie Oliver. Ficou um espetáculo! No geral, o jantar foi ótimo para colocar a conversa em dia. Fazia muito tempo que não nos encontrávamos.

Lu ralando o queijo para o Nhoque

Torta de Chocolate de Jamie Oliver
Esta foi a segunda vez que eu e Lu fizemos moqueca em toda nossa vida e foi a primeira vez que fizemos para mais de duas pessoas (foram no total 10 pessoas). Talvez a próxima fique melhor. Já o pirão ficou uma delícia (com a preciosa fino-baiana ajuda de Sanna)! Foi o sucesso do almoço! Valeu o encontro e o pudim que Carol e Flávio fizeram, estava delicioso!

Tira-gosto: camarão frito com limão

Mesa com moqueca, arroz e pirão

Pudim de leite de Carol e Flávio
Na quinta-feira passada, Elena ligou para minha professora e falou que poderia estagiar com ela, ajudando os professores de informática e de matemática (20h por semana). Nessa altura, eu já tinha vaga certa em uma creche e um possível estágio em uma ONG. Cancelei a creche e o estágio na ONG eu troquei por voluntariado, pois ajudando os projetos dessa ONG, que se chama Pakolaisapu (Ajuda aos Refugiados) poderei exercitar o finlandês e ao mesmo tempo conhecer novas pessoas.
No final tudo deu certo! ;)
No sábado passado, dia 27.10, foi aniversário de Sanna. Na verdade o aniversário dela é no dia 26.10, mas foi comemorado no sábado. Fomos para um bar, onde teve uns tacos com guacamole e molho de tomate apimentado, bolos de chocolate e marshmallows. Tudo estava uma delícia. Fomos com Patrícia, pois Cássio viajou para o Rio de Janeiro para defender a tese de doutorado dele. E encontramos Teea no bar. Só um detalhe importante, os primeiros a chegar na festa fomos nós! Essa fama que brasileiro chega nos lugares atrasados é mentira!! Finlândes é que chega atrasado nos lugares. Brincadeirinha... não podemos generalizar (coitados dos finlandeses que são pontuais) e nem considerar uma pequena amostra de 3 brasileiros. Foi uma noite muito boa!
Hoje começou o estágio, no próximo post contarei como foi.
8 comentários:
Hihihi, e eu que tô tentando aprender chegar um pouco mais tarde às festas ;) Até fui tomar um copo no caminho para lá para não chegar cedo demais/antes de vocês, rsrs.
Mas falando a sério: adorei a sua moqueca, adorei aquele dia, foi muito bom encontrar com vocês e com toda essa galera, senti muito em casa!
E sim, adorei também a festa da Sanna. Atmosfera bem legal, não foi?
Depois esperamos novidades do seu estagio!
Um beijão,
Teea
Oi Cá, normalmente a moqueca é feita em tacho raso, o que ajuda a dar o ponto, normalmente vc não mexe nem nada qd coloca os temperos por cima. Na falta do tacho e da necessidade de fazer uma poção grande, vc acabou errando a mão...
Não entendo onde é que vc vai estagiar: segunda escola ou ONG? será voluntário?
De qq forma: tudo termina bem... quando acaba bem.... rsrrsrs
Beijos
Ca,
parabens pelo início do estágio e boa sorte!
Quanto à moqueca, algum cozinheiro baiano me disse há tempos atrás que a gente não deve colocar nem uma gota d'água na moqueca: basta a água que sai do peixe e do camarão. E a panela deve ser mais larga do que funda, como disse a Mônica.
mas, pela foto, saiu tudo bom e gostoso. (a fot de lu ralando quijo sumiu...)
Beijo e aguardo notícias do estágio!
Oi Cá,
Já estava com saudades de seus posts. Que surpresa da escola hein, mas ainda bem que acabou tudo bem e vc encontrou outra escola para estagiar ;)
Essas comidas aí estão com caras de muito gostosas...nham, nham, nham! A torta de chocolate então! :D
Boa sorte no estágio essa semana!
Beijão,
Livinha
Oi Cá!
Essas semanas foram gostosas mesmo. Qdo precisar de mais cobaias pode chamar :D
Beijos e boa sorte no estágio!
Oi Cá!
Que bom que, no final, deu tudo certo com a escola. Sei bem como é se preparar para ser recebida e levar um bolo desses. Eu tb tenho encontrado dificuldades de fechar com uma escola para fazer minha pesquisa. Tudo tem sido um processo... Mas, parece que agora vai rolar. :-)
Mudando de assunto, o jantar parecia delicioso. Vc bem q podia colocar essas receitas no cumetatuebom, né? Meu "vasto" repertório de comidas já está enjoando, hauahuahaua. Tadinho do Vinnie.
Bjocas
Cá,
Tudo é processo, como disse Cê. Por aqui em Lisboa, percebo isto constantemente. É preciso calma, persistência e choro também. Nada sai do nada. E nada se aprende quando não colocamos a mão na massa e não vivenciamos os momentos.
Tenho certeza de que, deste labirinto de situações, você tem extraído muita coisa de bom. A nossa percepção muda.
Eu já me arrisquei a fazer umas moquecas (Charles é o culpado). A primeira que fiz sozinho para muitas pessoas também saiu um belo sopão! Neste espaço de comentários, as dicas de Mônica e Salete podem me ajudar (obrigado, meninas!). E vieram em boa hora neste 1º de novembro: faremos uma moqueca de peixe (com dendê bahiano) aqui em casa hoje na hora da janta. Usarei o tacho raso, não panela funda, colocarei (se preciso for) pouca água. Veremos!
Sucesso no estágio e, ainda que demore, mantenha escrevendo os seus relatos. São ótimos para ler, saber como vocês estão e aprender e aprender!
Beijão a Lu e a si!
É isso,
Wagner.
"O processo é lento
Realidade não é sempre o que parece
O processo é lento
Aceitação e compreensão da situação baixa consideravelmente a taxa de stress
O processo é lento
Só segue quem se fortalece
Pega a responsa pra si, e é isso aí"
Pensei nesse trecho aí lendo o seu post.
Parabéns pelas conquistas! Desafios vencidos hoje, novos desafios pela frente amanhã. Se jogue e nos mantenha informados!
Beijossssssssssssss
Postar um comentário