quinta-feira, abril 12, 2007

Páscoa - parte 2

Nossa Páscoa foi bem traquila.
A quinta-feira foi um dia normal para nós. Eu fui para o curso de finlandês e Lu foi para o trabalho. Nesse dia, a professora de finlandês pediu para a turma levar músicas do seu país, eu levei uma música de Lenine "JackSoulBrasileiro", não fez muito sucesso, pelo menos eles conheceram um pouquinho da música brasileira. Foi muito legal conhecer as músicas dos outros países (Irã, República Dominicana, Ukrania, Romena, França, Rússia, Finlândia, Sérvia, Estônia e Índia), cada uma mais esquisita que a outra, mas todas muito boas. Como eu já disse no último post, a professora também levou mämmi para a gente provar. Acho que já ficou bem claro a minha opinião sobre o mämmi, não irei mais tocar nesse assunto, só de pensar no sabor... aff! Depois do curso voltei para casa e Lu chegou logo depois do trabalho. Ficamos o resto da quinta-feira em casa mesmo. Na sexta-feira, eu e Lu acordamos tarde e ficamos de maresia o dia inteiro em casa.
No sábado, acordamos cedo e fomos fazer mais um circuito a pé por Helsinki. Já vou adiantando que não fizemos o circuito todo, estava ventando muito e fazia muito frio mesmo! Os principais lugares que conhecemos foi o Mercado mais antigo de Helsinki e Kaivopuisto (parque). Esse mercado foi construído em 1888 e reformado em 1989, passamos rapidinho por lá e vimos que eles vendem queijos, chocolates, legumes, temperos, peixes, carnes, enfim, de tudo um pouco.
E o parque, Kaivopuisto, estava vazio, só tinha a gente lá, mas fica entupido de gente no dia primeiro de Maio, todo mundo vai para lá festivar, beber *muito* e fazer piquenique (não necessariamente nessa ordem). É um lugar muito bonito mesmo! Depois do parque, fomos ao Iguana comer uma comida mexicana, foi uma delícia! Esse passeio foi muito bom, provavelmente, voltaremos no parque no dia 1 de Maio e, no mercado para tomar um café e comer uma pulla.


Mercado


Dentro do Mercado


Kaivopuisto


Kaivopuisto


No domingo, ficamos em casa morgando e descansando. Na segunda-feira, fomos conhecer a baía do nosso bairro, chique hein?! Tem areia, praia, cais e uma lanchonete que vende pulla e chocolate quente para aquecer um pouco, praia com chocolate quente, estranho não? Quando se trata de frio e praia, não coisa melhor do que um chocolate quente à beira mar, então, não tem nada de estranho, não. :)
No verão, talvez role uma "xxkolgeladona" e alguns mergulhos. Espero que não tenha nenhum carro com o porta-mala aberto com o som nas alturas e tocando o que há de bom no momento (bom para o dono do carro e para meia dúzia dos amigos dele). Na praia não tem aquelas barracas (restaurantes) que tem em Salvador, mas tem essa lanchonete e banheiros, sim, tem banheiros. Eu não entrei no banheiro, mas desconfio que deve estar tudo bem limpinho e perfumado, o famoso jeito de ser finlandês, tudo arrumado e perfeitamente organizado. Essa é a nossa praia e gostamos muito dela, é um lugar delicioso para tomar um solzinho e fica bem pertinho daqui de casa.


Cais


Praia


Lu e eu


Lanchonete


Chocolate quente e pulla


Depois do passeio voltamos para casa, fizemos nosso almoço, arrumamos a mala de Lu e depois ficamos descansando em casa mesmo, um pouco no computador, um pouco na frente da tv. Esses dias foram beeeem tranquilos.
Na terça-feira tudo voltou ao normal, fui pra aula de finlandês e Lu para o trabalho. De tarde, Lu viajou para o Porto Alegre para o Festival Internacional de Software Livre. Ontem ele chegou em Porto Alegre, já nos falamos e ele me disse que fez uma ótima viagem, sem problemas, até conseguiu ver Salete, a mãe dele, quando estava esperando para embarcar em São Paulo. Hoje às 19h (horário de Porto Alegre), ele vai apresentar uma palestra, energias positivas nunca é de mais. Tenho muito orgulho dele e estou daqui torcendo muito pra que tudo dê certo. Pena que na hora da palestra eu estarei dormindo, mas já estou mandando minhas energias positivas desde já. :)
Por aqui, fico estudando e estudando, na próxima segunda-feira tenho uma prova oral e escrita de finlandês. Para quem me conhece, sabe como sofro com esses tipos de avaliação e para piorar sem Lu para me apoiar, tomara que eu consiga ficar tranquila até o dia da prova.

5 comentários:

Maria de salete disse...

Que Páscoa boa!
Esse é o mesmo mercado que a gente foi (perto do camelô das camisas)?
É mesmo lindo.
E a praia tb parece ser muito gostosa...
Viva o chocolate quente!
Recebeu a foto de Lu noa aeroporto

Pata disse...

Oi Carol!
Que delícia de páscoa, a nossa tb foi muito tranqüila.
Eu tb adorei a nossa praia particular! Prepare-se, pois vamos tomar muito sol nela no verão :D
Ah, me liga assim que puder, quero combinar algo com vc!
Bjs

Anônimo disse...

Olá!!

Eu tbém não gosto de Mämmi. Muito lindinha a sua praia.
Bom final de semana e boa prova de finlandês.
Abracos Alethéa

Wagner Saback Dantas disse...

Oi, Cá!

De antemão, desejo-lhe sucesso na avaliação de finlandês! :-)

Vi Lu e um monte de gente querida durante o FISL 8 em Porto Alegre. Lu, aliás, foi o primeiro da fila de todos os reencontros. E este foi muito engraçado: ele estava com fome (não havia tomado café pelo jeito), e eu, precavido, recém-chegado de Fpolis ao evento, repassei uma merenda pra ele. (risos)

Tirei algumas fotos. Depois, envio-lhe, okay?

Lu já chegou por aí? Espero que ele tenha chegado bem.

Beijo e uma ótima semana!
Wagner - Fpolis, SC, BR, 15.04.2007, 23h27.

cécile disse...

Oi carol,
Queria ter passado antes por aqui para compartilhar com vc a saudade dos nossos maridos :-), mas nem consegui... Lucas já chegou, né?
Espero que vc tenha feito boa prova.
Bjoss