terça-feira, junho 05, 2007

Seurasaari e mais sol

Esse fim de semana foi tranqüilo como os outros. No sábado acordamos cedo e fomos conhecer Seurasaari, um ilha que fica em Helsinki. Quando chegamos lá, eu senti um pouco de frio quando passávamos pela sombra, ventava um pouco e eu estava de saia, mas consegui aguentar. O lugar é muito lindo, eu adorei, é ótimo para caminhar, passear, fazer piquenique, uma delícia de lugar! Muitas árvores, flores, passarinhos e esquilos que vêm comer em sua mão. Os finlandeses trouxeram para essa ilha algumas construções antigas de outros lugares da Finlândia e fizeram um museu aberto. Na frente de algumas construções (casas, moinhos, etc) é possível ver algumas pessoas vestidas à carater, bordando, segurando uma cestinha ou só com um grande sorriso no rosto. É um lugar encantador! Ainda tem restaurante e uma cafeteiria, mas eu e Lu não tivemos tempo para conhecê-los.


Ponte para Seurasaari


Estábulo antigo


Duas casinhas antigas


Eu na frente de uma casinha


Quarto antigo


Moinho


Lu na frente do moinho

Tivemos que sair com um pouco depressa para o jogo de futebol que Lu está freqüentando. Almoçamos rapidinho, depois Lu foi para o jogo e eu fiquei no Kamppi olhando lojas de roupas. Achei uma loja bem legal, chama-se "Only", experimentei várias blusas e shorts. No final, comprei duas camisetas, muito bonitinhas! Adorei!
Depois eu e Lu nos encontramos e fomos para o Gigantti. A gente ia só ver os preços dos home theaters com DVD player, mas encontramos um "em conta", fizemos as contas, pensamos e pensamos se dava para comprar e, enfim, compramos. Depois dessa compra voltamos para casa.
No domingo, fomos para o supermercado. No verão as lojas estarão abertas no domingo também. É tão bom ter o mercado aberto no domingo, assim não precisamos pensar e nos programar para comprar no sábado o café da manhã, o almoço e o jantar do domingo. Aproveitamos para comprar dois DVDs com legendas em português.
Voltamos para casa, fizemos nosso almoço e depois assistimos os dois filmes. O primeiro, "Stay", eu achei pouco louco de mais, não gosto de filmes que fico completamente perdida até o fim. Gosto de suspense, de filmes que me surpreendem com finais inesperados, mas filmes loucos, eu não gosto. Esse filme você só saberá o que aconteceu realmente durante as 1h20 de filme no final. O outro filme é mais tranquilo chama-se "The World of Luc Jacquet" do diretor de "A Marcha dos Pingüins". Na verdade são quatros filmes sobre a vida de alguns animais da Antártida, o texto é engraçado e os filmes bem leves. Desse eu gostei! Simples e leve. Já assistimos dois. O primeiro vimos com legenda em português, mas o segundo foi dublado em português de Portugal, eu e Lu ríamos muito, porque o sotaque e algumas palavras são muito engraçadas. Foi muito divertido. :)
Gostei de ter esse tipo de programa de novo, eu e Lu adoramos assistir filme, a-do-ra-mos mesmo! O DVD player foi uma ótima compra!
Ontem, segunda-feira, a escola de finlandês organizou outra excursão. Eu e meus colegas do curso de finlandês fomos conhecer o Parlamento e Seurasaari. Primeiro fomos para o Parlamento, a guia explicou um pouco como funciona o Parlamento e nos mostrou a grande sala onde os 200 parlamentares fazem seus discursos e votam as leis. Nesse dia não tinha nenhum parlamentar por lá, segunda-feira eles trabalham em suas cidades. A maior parte do chão no Parlamento é feito de mármore. Tem um elevador muito esquisito, não dá para entrar nele. Ele não tem porta e fica o tempo todo subindo e descendo, não pára. Impossível usar esse elevador, só se você pular, mas acho um pouco perigoso. É só para olhar, eu acho, na hora que a guia explicou eu não entendi muito bem, se alguém souber para que serve hoje, eu agradeceria.
Não sei como é no Brasil, mas aqui os partidos de direita sentam à direita do Presidente do Parlamento, os partidos de esquerda ficam à esquerda e os de centro, no centro. Os ministros sentam ao lado do Presidente do Parlamento. Quanto mais tempo o parlamentar tem de Parlamento, mais próximo ele pode ficar da mesa do Presidente do Parlamento. Tudo muito organizadinho. No verão, a escada que fica na frente do Parlamento está cheia de flores, ficou muito bonito mesmo! Vale a pena dar uma olhadinha.
Depois fomos para Seurasaari, eu já conhecia, mas foi legal ir de novo.


Eu e meus colegas do curso de finlandês na frente do Parlamento
(vejam as flores na escada)



Esquilo vendo se tinha comida na minha mão
(eu enganei ele só para tirar a foto, não tinha comida nenhuma)



Eu (Brasil, êêêê!), Dmitry (Rússia), Huyen (Vietnã) e Maryam (Iran) em Porvoo,
essa foto foi da excursão passada para Porvoo



Eu (Brasil, êêêê!), do meu lado, Lionel (França), atrás, Dmitry (Rússia) e Hong (Vietnã)
no ônibus voltando de Porvoo, essa foto foi da excursão passada para Porvoo


Esses dias o sol voltou a brilhar, está fazendo calor. Ontem eu fui na praia, tomei coragem, vesti meu biquini e fui sozinha mesmo. Digo que tomei coragem, porque nunca se sabe o que pode acontecer com o tempo daqui a 1 hora, pode ficar frio de novo ou não, é muito imprevisível.
Foi maravilhoso, pegar sol na praia. A praia estava cheia de gente e algumas pessoas nadavam. Eu tomei um pouco de sol e fui para o cais tentar nadar. Tentar, porque quando eu coloquei meu pé na água, desisti. Estava muito, muito, muito frio. Eu não tinha levado nenhuma toalha, ia demorar para me aquecer. Então, preferi molhar só na cintura para baixo e voltei para o sol. Consegui até pegar uma corzinha. Eu ia hoje mas preferi ficar em casa, estou sem protetor e hoje acordei um pouco ardida. Talvez eu vá amanhã de novo, se o tempo ajudar, estarei lá com certeza. :)
Deu uma saudade das praias de Salvador, das barracas, do acarajé, do queijinho e, principalmente, da água morna. Ah, que saudade! Quando eu for em Salvador, vou direto do aeroporto para praia, morgar no sol e tomar muitos caldos no mar. Espero que isso aconteça logo, logo.

14 comentários:

Teea disse...

Ô Carol, não é justo falar das praias de Salvador, ainda menos da áqua morna!

Se eu não tiver de ficar no escritório durante os dias, também iria a praia, sem dúvida nenhuma! O sol tá lindo...

beijos,
Teea

Anônimo disse...

Oi Carol!
Adorei sua foto com o esquilo. Lembrei dos desenhos de tico e teco,comendo um monte de avelãs! ;-)
Por aqui, ando sentindo falta de uma praia tb...
Bjossss

Pata disse...

Nossa, Carol, qta novidade!
Adorei as fotos, principalmente a do esquilo, muito fofa!
Os dias tem sido lindos mesmo, queria ir a praia com vc, mas meu curso de inglês está atrapalhando um pouco. Podíamos ir na sexta de tarde, pq nesse dia não tenho curso.
Te ligo pra combinarmos.
Bjs

Maria de Salete disse...

Oi Ca!
Vc está de férias? Vida boa, hein? Praia, esquilo, passeios, comprinhas!
O DVD daí é igual ao daqui? Se for eu mando uns daqui. Parece que tem diferença na versão.
Beijão,

Danuza Neiva disse...

Oi Carol, as fotos estão lindas, transmitem pura felicidade :). Tudo de bom para vcs aí. Forte abraço

Anônimo disse...

Nossa, que verão radicaaaall!! Quase 30 graus em Helsinki? Imagina! Carol, quero ver o dia em que vc vai chegar aqui no Brasil e não vai querer tomar banho de mar, porque a água é "quente demais", hehehehe... tudo muda!
beijinhos,
Lia.

Rhaoni disse...

Que legal, Porvoo é linda, né?!
Ainda não fui na Seurasaari, quero conhecer...

E os dias estão lindos mesmo! Hoje passei a manhã na praia, moro na continuacao da rua do Hietaniemi (Hietsu), lotado, até nadei...

Foi bem massa, meio fria a água, mas bobagem, no sul da Europa é a mesma coisa (não TÃO gelada, mas GELADA anyway).

Adorei, vou novamente!
Quero ver fotinhas do Carnaval, se tiverem alguma de mim com o London, ou do London, manda em meu email please? rhaoni@hotmail.co.uk

beijao!

Vinicius disse...

Oi kerol, rapaz, aqui no planalto os fila da puta sentam do lado direito e esquerdo, e os escrotos sentam do lado esquerdo, mas podem sentar no lado direito também. No centro eles se misturam e fica difícil saber quem é um e quem é outro. Enfim, é uma questão de democratizar o espaço. Respeitamos muito isso.

ps.: acho que sou o único que fala merda por aqui. rs

ps2.: adorei as fotos! E quero explicações para o carnaval que lucas botou lá no flick!

Mauricio Vieira disse...

Também aguardo ansioso sobre o carnaval-fora-de-época (micareta) já registrado no flickr :)

Beijos

Maria de Salete disse...

Ca, mais um pedido: fale sobre o carnaval. Fiquei pirada com as fotos.

Aninha disse...

Carol,

eu já vi um elevador bizarro como esse na Alemanha, e é usado sim! É como você falou, você tem que pegar e sair dele em movimento mesmo! Eu também fiquei com um pouco de medo de usar, mas sobrevivi! :P
Beijocas

Vinicius disse...

By the way, traga um esquilo pra mim. Vamos contrabandeá-los e ficar ricos! São lindos!

Anônimo disse...

Cacá,
Como sempre é uma delícia ler as suas reportagens. Além de aprendermos sobre a Finlândia, sua cultura e outras coisitas, damos muitas risadas
com o seu humor!!!
1-Gostaria de saber alguma coisinha sobre a historia da Nokia.
2-Fiquei impressionado com o carnaval e a capoeira daí. Podemos dizer que já estamos exportando cultura.
3-vejo que a rede de brasileiros e amigos(inclusive os estrangeiros) já está bem grande.Seria muito legal se você fizesse uma cronologia desses encontros e o que estão fazendo por aí.

Anônimo disse...

Cacá,
Publiquei meus comentários e vi que meu nome não apareceu em azul como os outros, será porque hein?
Esqueci de dizer que já estamos em julho e você ainda não publicou nada, vá conte alguma coisa!!!
E por ultímo ou último, pirei agora, não sei onde fica o acento. Mas como ia dizendo Esqueci de me despedir. Filha um beijão e continue assim alegre, bem humorada e acima de tudo uma ótima reporter,

beijão e até breve,
Paiê