terça-feira, julho 10, 2007

Últimos acontecimentos

Faz algum tempo que não escrevo. Nosso computador foi para o conserto e ficou lá mais ou menos 1 semana e meia, não foi nada grave, o leitor de cd/dvd não estava funcionando, agora está 100%. Então vou tentar fazer um resumão do que aconteceu nesses dias que não escrevi.
No dia 29 de Junho, sexta-feira retrasada, pela manhã fiz o teste de finlandês do módulo 2. O teste foi maior do que o do módulo 1, mas consegui responder tudo. Nesse mesmo dia no final da tarde, fomos assistir com Teea o jogo de vôlei Brasil X Finlândia. Nós sentamos no meio de um monte de finlandeses. Na nossa frente tinha uma galera bem animada, acho que um pouco embrigada, já que gritavam sem párar "Suomi! Suomi!" (Finlândia em finlandês), batiam palmas e pediam para os outros finlandeses gritarem também. Para um finlandês fazer isso só com muito álcool no sangue. Alguns finlandeses acompanhavam com palmas mas nada muito emocionante. Nós vimos o jogo de perto, o estádio não era muito grande. Dava para perceber claramente que os jogadores brasileiros eram maiores e mais fortes do que os jogadores finlandeses (com seus calções no umbigo). Quando os jogadores finlandeses começaram a fazer o aquecimento para o jogo foi vergonhoso. Até Teea sentiu vergonha deles. Eles pareciam que estava em uma aula de educação física e naquele dia seria o "dia do vôlei". Todos faziam as mesmas coisas, quando um treinava o bloqueio no espaço, todo o time fazia um fileira e esperava a sua vez de bloquear. Enquanto o time do Brasil estava solto, cada jogador esquentava do seu jeito. Acho que peguei um pouco pesado com os jogadores finlandeses, como todo finlandês eles são organizados e por isso levam essa qualidade para o treinamento também (por que não?). Sei que cada time tem um preparador físico que deve saber o que é melhor para sua equipe. Então, culturas diferentes, treinos e aquecimentos de vôlei diferentes. Deixando um pouco os jogadores de lado, quando Bernardinho entrou na quadra, gritamos Brasil, ele olhou para nós e acenou. Aqui na Finlândia eles não são os astros, então qualquer gritinho "Brasil", eles valorizam e olham para saber de onde saiu, no Brasil é diferente todo mundo grita "Brasil", não dá para ele falar com todo mundo de um em um. Foi legal sentir que viemos do mesmo país, que somos brasileiros também! Teve hino nacional, foi emocionante, mas não tocaram toda a música, acho que isso é normal. No entanto, quando estava terminando a primeira parte do nosso hino eles cortaram logo para o fim ficou esquisito, mas no geral foi bonito. O jogo foi um pouco apertado, achamos a seleção brasileira um pouco desplicente. Talvez porque estavam só cumprindo tabela, sei lá. Podiam ter jogado mais, acho como todo brasileiro sempre estamos descontentes com os nossos atletas, não sei porque somos tão exigentes. O jogo foi 3 X 0 para o Brasil, no dia seguinte eles jogaram de novo e foi 3 X 1 para Brasil. Enfim, estamos dentro ainda. :) Teea, valeu pela companhia e pelas fotos, ficaram lindas!
Um dia liguei a tv e vi esse jogo sendo transmitido, nós estávamos sentados na arquibancada que ficava bem na frente da câmera, então quando a câmera filmava o jogo a nossa arquibancada sempre aparecia. Às vezes dava para ver a gente, três cabecinhas com camisa amarela balançando os braços e o cachecol do Brasil que Teea levou para o jogo e ao redor da gente um monte de finlandeses de branco e azul. Se vocês virem esse jogo de novo, observem se tem três pessoinhas na arquibancada da frente de camisa amarela no meio, somos nós!
No domingo retrasado, primeiro de Julho, fomos para o lago Oittaa, fica dentro de Espoo. Pegamos dois ônibus para chegar lá. Não tínhamos ido ainda para nenhum lago, só pra praias. É bem diferente, não venta muito, na beira do lago não tem areia, tem terra (preferimos pegar sol na grama, é mais limpinho :)) e a água é um pouco mais quente. Se Lu até entrou na água, então podem ter certeza que mais quente mesmo. Lá tem também camping, banheiros, restaurante e quiosque de sorvete. Foi muito bom, o dia estava lindo, pegamos um solzão.


Jogo de Vôlei: Brasil X Finlândia


Eu e Lu no jogo


Eu e Teea no jogo


Lago Oittaa


Lu depois do banho


Lu pegando sol no lago Oittaa


Eu pegando sol no lago Oittaa


No dia 4 de Julho, quarta-feira passada, eu e minha turma de finlandês fomos para uma reserva florestal chamada Nuuksio, fica em Espoo também. A escola organizou essa excursão. Foi um dia bem gostoso. Lá tem muitas árvores, muitos pássaros e foi possível comer mustikka (mirtilo, no meu dicionário) direto do pé, uma delícia! Mustikka é uma frutinha redondinha pequenininha e roxa, lembra de longe a nossa uva, bem de longe. O clima estava ótimo. Caminhamos 4km e no final fizemos um churrascão, comemos makkaras (salchichão) com pão e salada. Foi um sucesso! Lá tem mais duas trilhas uma de 2km e outra de 6km, essas ficarão para outro dia quando eu for com Lu. Tem também lugares reservados para acampar e fazer churrascos, perto das churrasqueiras eles deixam madeiras cortadas para você usar na fogueira. Tudo bem organizado e perto das churrasqueiras tem banheiros. No lugar onde nós fizemos o churrascão, tem um rio bem na frente, é liberado para pescar e mergulhar. Essa excursão para mim foi a melhor até agora. Cheguei em casa mortinha, mortinha.


Mustikkas


Nuuksio


Eu


Huyen, eu, Durga (acima), Olga e os filhos dela (Marta e Maxim),
estávamos assando as makkaras



No dia 6 de Julho, sexta-feira passada, foi a festa de encerramento do módulo 2 do curso de finlandês. Foi parecida com a primeira festa, cada aluno tinha que levar um prato do seu país. Eu levei brigadeiros e beijinhos de coco. Tive a grande ajuda de Patrícia e Cássio na preparação dos docinhos. Valeu pela força!! Como os ingredientes são diferentes e em Salvador eu só fazia esses doces no microondas, precisei dessa mãozinha deles. :) Ficaram deliciosos! Eu levei metade para a festa e a outra metade, entreguei para Cássio e Patrícia. Esse foi o nosso doce acordo.
A festa foi bem tranquila, dessa vez não teve música, conversamos muito (em finlandês) e comemos muito também, as comidas foram bem diversificadas e muito saborosas. Todo mundo gostou dos brigadeiros e dos beijinhos, mas os beijinhos fizeram mais sucesso, o povo pegava de 4 em 4. Impressionante! Nesse dia também recebi o resultado do teste, fui bem, de 143 pontos acertei 134. Errei algumas besteiras, mas é isso mesmo, errando e aprendendo. Sei que escrever direito é importante, mas quero falar e praticar mais. Sou um pouco ansiosa, só um pouco. :)
Recebi o certificado do curso, fui aprovada para o módulo 3 o qual começa no dia 6 de Agosto.
Depois da festa, eu, Hong, Huyen e Lionel fomos para um bar. Conversamos sobre muitas coisas, bebemos um copinho de tequila e um copão de cerveja cada um. No final Lionel que já tinha bebido 5 copões de cerveja já estava falando mais inglês do finlandês. Eu estava inteira, um pouco tonta e com um pouco de dor de cabeça. Voltei para casa, comi um sanduíche, tomei um remédio e tudo voltou ao normal.


Mesa com os comes e bebes


Brigadeiros na festa


A maior parte da turma


Adil, eu, Huyen e Hong


Eu recebendo o certificado


Eu, Huyen, Hong e Lionel no bar


No sábado passado, 7 de Julho, encontramos com Sanna em Helsinki, caminhamos um pouco, fomos na feira perto do Esplanadi, Sanna comprou algumas coisinhas e nós acompanhamos. Já está na época das batatas novas. Essas batatas são especiais por aqui, só aparecem durante o verão. Elas são pequenas e mais saborosas que as outras batatas finlandesas que achamos normalmente no mercado. Eu já comi, realmente são muito melhores que as outras batatas daqui, mas acho que as batatas brasileiras são tão boas quanto as batatas novas, sem falar que nosso aipim dá de mil a zero. Depois da feira, fomos almoçar em um restaurante italiano. A comida estava maravilhosa, a conversa muito boa, até escutamos um sambinha brasileiro, nos conquistaram. :) A noite fomos para casa de Cássio e Patrícia rimos um bocado, foi muito divertido. Encontramos lá Priscila, sempre muito humorada, Flávio, amigo de Cássio e de Lu que trabalha na Nokia também, e a sua esposa Carolina, que acabou de chegar na Finlândia. Eles são muito simpáticos e atenciosos. Com essas boas companhias ficamos lá até às 3h da manhã. No entanto tivemos uma participação "estraga prazer" nessa noite, mais ou menos às 2h, Lu começou a tocar violão e nós começamos a cantar, só foi o tempo da música acabar, apareceu uma vizinha reclamando da nossa bagunça. Sabe como é, quando brasileiros se juntam é uma falação, uma gritaria, risada aqui, outra ali e para completar um violão. Aff, esses brasileiros...
No domingo fomos para a casa de Sanna fazer pulla. Para simplificar, pulla é um pão doce com canela, açúcar e kardemumma (cardamomo, no meu dicionário), esse ingrediente diferencia a pulla dos nossos pães doces de canela e eu acho que não temos no Brasil (eu acho). Anotei a receita completa diretamente de uma autêntica finlandesa, quando for no Brasil, vou fazer com certeza para vocês provarem, aguardem! Na verdade fizemos dois tipos de pulla: a korvapuusti, que tem forma de orelha, e a voipulla, que é uma bolinha e é a mais tradicional. Na verdade só o formato que muda, a base é a mesma, todas são pullas. Ficaram espetaculares de lamber os dedos! Valeu Sanna!


Batatas novas na feira


Feira


Eu e Sanna no restaurante italiano


Eu e Sanna fazendo pulla


O resultado: korvapuusti


Segunda-feira passada, 9 de Julho, fui na secretaria do trabalho mostrar meu certificado de término de curso. Sempre que termino um módulo tenho que ir lá, mostrar o certificado e dizer que continuarei estudando. Lá encontrei com alguns amigos do curso. Depois disso, fui almoçar com Hong, conversamos bastante (em finlandês), imagine como deve ter sido. O importante que nós nos entendemos muito bem. Depois do almoço, ela me acompanhou na minha peregrinação para comprar meu presente de aniversário, um IPod Nano 4GB. Meu aniversário não foi na segunda-feira, não, será na próxima semana (19.07, anotem! hehehe) e Lu estará viajando. Ele viaja no próximo sábado de tarde para uma cidadezinha na Inglaterra e volta no outro sábado, ou seja, ele estará longe justamente na semana do meu aniversário. Eu não vou com ele por 3 motivos: primeiro, a cidade do evento não é tão atrativa assim; segundo, Lu estará o tempo todo no evento; e terceiro, se é pra ficar sozinha lá, prefiro ficar sozinha aqui e sair às vezes com alguns amigos que tenho por aqui. Acertamos que eu compraria o meu presente porque essa semana ele está atolado de trabalho e finalizando os últimos detalhes da dissertação de mestrado. Ele prometeu que compraria outro presente surpresa para mim, agora está registrado aqui no meu blog, ele não vai poder me enrolar, hehehehe, brincadeirinha... Voltando ao IPod, realmente foi uma peregrinação, fomos primeiro para o Gigantti que fica no Suomenoja e descobrimos que não tinha a cor que eu queria (azul), pegamos 2 ônibus e fomos para outro Gigantti perto do IKEA, lá encontramos o meu IPod. Comprei sem rodeio e esses dias estou curtindo o meu lindo presente. Foi ótimo ter Hong do meu lado, ela me ajudou muito, sem contar que ela é uma pessoa muito querida, a companhia dela fez essa maratona ser mais divertida. Se eu fosse sozinha, ia ser um saco!
Como deu para perceber esses dias foram muito bons! Agora que estou de férias, irei curtir mais a vida aqui na Finlândia. Quando tiver mais novidades, apareço de novo.

11 comentários:

Anônimo disse...

Uaaaaaaauu, Carol,
é verdade, quanta agitação!! Alguns desses eventos eu tinha visto pelos vídeos que Lulu manda... não acredito que você está batendo papo em finlandês, estou muito impressionada!! Parecia tão assustador, agora está mais tranquilo falar essa língua-linguaruda... já falei que estarei na Alemanha em janeiro e fevereirto estudando alemão? Que tal você e Lulu passearem em Berlin comigo um fim de semana?
beijos,
Lia.

Mauricio Vieira disse...

Muito engraçado quando falou dos Finlandeses, sacanagem... hehehe

Trilhas e churrascos: show de bola!

Parabéns pela aprovação no módulo 2. Deve estar falando embolado que é uma beleza.

Não tem danceterias aí ? Vocês gostavam de dançar.

E a musculação? Tá fazendo ainda?

Quanto à Inglaterra: eu iria só pra conhecer mesmo a cidadezinha. Ou então faria um roteiro e sairia de trem pelo pais (e voltava umas horas depois). Hmmm, se bem que na Inglaterra não é seguro. Tem isto tbm...

Wagner Saback Dantas disse...

Oi, Cá!

Bom receber de pronto estas notícias depois de tanto tempo! A nota estava tão longa, linear e gostosa de ler que eu li, além do que eu esperava, rapidinho.

Estou muito contente também com a sua aprovação do segundo módulo, parabéns!

Pela minha experiência com conversas em alemão em pleno primeiro e segundo períodos de aprendizado, imagino a sensação que deve ser descobrir-se a falar e a entender a outra pessoa na língua-alvo. Fantástico, né?

Como sempre, as fotos muito interesantes e expressivas. E como se casam bem com a linha da narração dos fatos!

Lu em final de dissertação? Ótima notícia! Transmitindo para ele: jogue duro, Lu!

Por cá, frio(zinho). Sabia que nevou em vários locais da Argentina, inclusive em Buenos Aires (neste local, a última vez foi em 1918)? Soube que no interior houve longos períodos de neve também (Cordoba -- centro -- e Mendoza -- oeste, por exemplo). Já Salvador, os meninos e meninas que estão lá podem falar melhor.

Beijo grande aos dois e feliz aniversário adiantado! (êta preguiça de parabenizar no dia!)

É isso,
Wagner - Fpolis, SC, BR, 11.07.2007, 19h16.

Maria de salete disse...

Ca, delícia te reencontrar, cada vez mais mais!
Tem cardamomo no Brasil sim. Mas eu só tinha visto Adriana usar nas comidas indianas dela e um amigo meu que coloca no café...
Um beijo grande, saudades muitas,

Teea disse...

Oi Carol,
Escreveu tanta coisa que nem sei o que comentar :)
Bom, o que não posso esquecer de falar: parabéns por seu finlandês! Temos que começar a falar mais em finlandês, ok?
Mas falando a sério, vocês gostam de makkara? Sem ler seu blog nem entenderia quanto é que aqui se come makkara mesmo, em todo o lado, nos festivais, sempre no churrasco (como se não existisse outra coisa para comer/grelhar neste país) etc. Eu prefiro peixe e camarão... e umas boas verduras sempre!
Depois me diga qual foi o restaurante italiano, parece ter terraço legal, mas não conheço o lugar pela foto.
iPod é tudo, estou totalmente dependente dele, acho que faz um ano e meio que o tenho e está sempre comigo!
Faço tudo para não esquecer seu aniversário, só que em férias fico meio esquecida... vou tentar, prometo! :)

beijos e boas férias! Espero que o sol apareça aqui também.

Pata disse...

Oi Carol, estava com saudades dos seus posts!
Este ficou ótimo, como sempre.
Pode contar com nossa ajuda sempre que precisar, tá? Principalmente se for pra dividir docinhos, hehe.
Ah, obrigada pelos elogios lá no meu blog :D
Nos vemos durante a semana e, se vc quiser, podemos fazer algo juntos no dia do seu niver.
Bjs

Livinha disse...

Oi Cá,
Assisti os dois jogos Brasil x Finlãndia e lembrei logo de vocês. Poxa, mas se soubesse que vcs teriam ido ao jogo (tb sou lerda, devia ter imaginado) teria prestado bastante atenção na platéia :)
É muito bom ler seus posts, é um show de cultura. E o melhor é ver notícias alegres e emocionantes e saber que você e Lu estão muito bem aí.
Beijão, com muitas saudades,
Livinha

Carlinha disse...

Oi Cá,

Quanta coisa legal tem acontencido aí hein? :) Fico muito feliz!

Parabens pela aprovação em mais um módulo do curso de finlandês!

Beijos!
Carlinha

Mônica Paz disse...

Com já te disse eu apenas vi uma notícia sobre o jogo e lembrei de vocês.

Parabéns pelo módulo 2, você é muito aplicada mesmo :-)

Adorei os passeios e que presentão heim? Não se esqueça que dia 30 é o meu rsrsrrs

Acho que não te contei uma coisinha: tem uma imagem na minha monografia que é do seu blog, coloquei para indicar os ícones do canal RSS e falar do agregador de notícias do Iceweseal ;-) Qd publicar a versão final te dou um toque.

beijos

Iane Elena disse...

oi Carol...
só passei para desejar um FELIZ ANIVERSÁRIO!!!
COM TUDO DE BOM,MUITAS AMIGAS PARA FAZER AQUELA FARRA E COM MUITA SAÚDE!
ABRACOS....

Carlinha disse...

Parabens pra vc! nesta data querida! Muitas felicidades ! Muitos anos de vida!!!!!

eeeeeeeeeeee

Muita felicidade, saúde e paz Cá!!!!!!!1

Beijos!