sexta-feira, julho 20, 2007

Meu aniversário

Essa semana foi uma das mais difíceis para mim aqui na Finlândia. Lu viajou para o GUADEC, o maior evento do GNOME, para apresentar uma palestra sobre o trabalho que ele faz aqui. Ele viajou no dia 14.07 (sábado) e chegará nesse domingo de madrugada. No dia que ele viajou, eu estava super forte, achando que essa semana seria como a outra semana que ele foi para o FISL (Festival Internacional de Software Livre) no Brasil. Que seria fichinha...
A semana foi passando e foi ficando difícil porque me dei conta que seria a primeira vez que passaria meu aniversário na Finlândia, ou seja, sem meus velhos e queridos amigos, sem minha família por perto e, agora, sem Lu. Acho que não senti tanto da outra vez quando Lu passou uma semana no Brasil porque eu tinha a aula de finlandês que ocupava a metade do dia e uma prova para me preocupar. Dessa vez, estou de férias e para completar teria que organizar o meu aniversário. Não gosto de comemorar meu aniversário, nem muito menos organizá-lo, mas mesmo assim decidi fazer para não ficar mais triste e sozinha. Convidei 7 pessoas, 5 estavam viajando e 2, Cassio e Patricia, confirmaram e vieram.
Tenho que reconhecer que essa semana não foi tão difícil assim. Tive um super-grande apoio de Patricia e Cassio. Durante essa semana, encontrei muitas vezes com eles. Teve um dia que eu e Patricia dividimos um almoço, no outro fomos para a praia e caminhamos um pouco, no outro dia procuramos forminhas de empadinha para fazer empadinhas para meu aniversário (não encontramos, mas já pedi para mandarem do Brasil) e ela me ajudou a comprar as comidas e bebidas para o meu aniversário. Às vezes eu passava lá só para jogar conversa fora com os dois e via um episódio de Heroes, como se fosse a primeira vez. Aff! Eles devem estar enjoados da minha cara. :)
Por ter me aguentado essa semana, eles dois merecem tudo de bom! Fizeram a minha semana ficar muito melhor, claro que, às vezes, quando voltava para casa, rolava uma lágrima aqui, outra ali, mas no dia seguinte encontrava com eles e tudo ficava bom de novo. Grandes amigos mesmo!
No dia do meu aniversário, quinta-feira passada (19.07), Patricia veio aqui em casa mais cedo para fazermos a torta de espinafre e enrolar os beijinhos de coco. Depois Cassio chegou. Eles me deram de presente um livro de culinária finlandesa em finlandês. Adorei, eu já queria comprar o livro, mas sempre pensava "esse mês não, talvez no próximo". Eles acertaram em cheio. O aniversário foi muito divertido, não imaginava que seria tão bom. A torta de espinafre estava muito boa mesmo, eu sou muito crítica com as comidas que eu faço, mas essa foi a melhor torta de espinafre que fiz aqui na Finlândia, o sal e o sabor estavam no ponto certo. Cantamos parabéns e Patricia puxou o parabéns em finlandês (muito esquisito). Comemos bolo de morango e os beijinhos, estavam deliciosos. Nós nos divertimos muito com as idéias mirabolantes de Patricia para as fotos, faz assim, faz assado. Muito engraçado, tem umas fotos que estou me acabando de rir. Depois de muita conversa e risada, assistimos "Ó Paí Ó". Foi uma delícia de aniversário!


Cassio, eu, Patricia e o meu presente


Eu e a mesa cheia de delícias


Cassio e a caipirinha de morango


Patricia


Drinque


A torta de espinafre


26 anos!


Cantando o parabéns


Abraço bommm...


Soprando as velinhas


Nham, nham... (essa eu me acabei de rir)


Primeiro pedaço para os meus
convidados queridos (essa também dei muita risada)



Beijinhos de côco

Não pensem que fiquei em casa sofrendo a semana toda, fui um dia para a academia e até organizei um encontro com o pessoal da minha turma de finlandês para caminhar em Suomenlinna, uma ilha perto de Helsinki, na quarta-feira passada (18.07). Nesse encontro não foram muitas pessoas, mas foram as pessoas que mais gosto do curso, que mais me dou bem, Lionel e Hong. Fomos para Suomenlinna às 12h, conversamos muito em finlandês, foi bom para relembrar algumas palavras. Caminhamos, fizemos um piquenique, o dia estava bem bonito, com muito sol, peguei até uma corzinha. Depois voltamos para Helsinki, almoçamos em um restaurante chinês e depois fomos para um parque comemorar meu aniversário tomando vodka com sprite.


Lionel e Hong em Suomenlinna


Hong e eu em Suomenlinna


Eu


Suomenlinna


Suomenlinna


Nosso piquenique em Suomenlinna


Lionel, Hong e eu


Hong e Lionel em Helsinki, comemoração
adiantada do meu aniversário



Hong e eu em Helsinki


Às vezes, durante essa semana, quando ficava mais tristinha conectava o gtalk, ICQ e MSN para conversar com meus amigos de Salvador. Para mim, não foram simples conversas, significaram muito, foi uma forma de me distrair e de me sentir mais próxima mesmo tão longe. No dia do meu aniversário, cada mensagem no orkut e por email que chegava, me sentia muito melhor, lia cada uma com muita atenção.
No dia do meu aniversário pela tarde recebi o carinho de meus pais pelo skype. Eles lutaram para colocar o skype para funcionar, meu irmão mais novo que sabe mexer no computador, viajou e eles ficaram perdidos. Meu pai até perdeu o ônibus para o trabalho para falar comigo. Ainda bem que eles não desistiram! Adorei!
Durante toda a semana, Lu sofreu junto comigo, muitas vezes ligava para me consolar, sendo paciente e muito carinhoso. Depois desse sofrimento todo, prometeu que isso não irá se repetir. Ufa!
Acredito que essas coisas não acontecem por acaso. Foi ruim não ter Lu aqui, mas foi bom que pude me aproximar mais de Cassio e Patricia, de Hong e Lionel. Acho que esses são presentes para o resto da vida.

10 comentários:

Pata disse...

Ai, que lindo, amiga! Obrigada pelas lindas palavras. E pode deixar que não enjoamos da sua cara não, pelo contrário, como vc disse no post, pudemos nos conhecer ainda melhor.
Agüenta firme que já está acabando!
Bjnhs e conte sempre conosco!

Mauricio Vieira disse...

Oi Jona,

Muito engraçadas e divertidas as fotos. Legal é assim, por um lado não é como sempre foi, e por outro vai sempre se lembrar destes dias.

É muito gostoso conhecer novas pessoas, e parece melhor ainda pela forma que você narra.

Estou contente por você e torcendo muito.

Novamente: pq vcs não saem pra dançar?
Gostaria de saber como é a "noite" por aí.

Beijos e tudo de bom, ( que o neném venha logo \o/ :-# :-p)

Carlinha disse...

Oi Cá,

Muito bom saber que seu aniversário foi especial, mesmo sem as tradicionais festinhas surpresas rsrsrs :)

Eu fiquei imaginando muito como seria dificil pra você passar essa data, longe de todos. Mas que bom que deu tudo certo!

Aproveitando, desejo-lhe novamente muitas felicidades! Em toda a sua vida!

Saudades,
Beijos,
Carlinha

Teea disse...

Oi Carol,
Post maravilhoso, muito lindo mesmo! Entendo bem como foi difícil, mas fiquei muito feliz ao saber quantas coisas boas conseguiu fazer durante a semana, e claro que o apoio dos grandes amigos é tudo.
Carol, você está super linda nas fotos! Não parece triste, não! :))

Beijo grande,
Teea

Wagner Saback Dantas disse...

Olá, Cá!

Sabia que ia me esquecer do seu aniversário, ainda bem que eu dei um parabéns antes! (risos)

E alegria, alegria! O pior já passou. E você foi muito bem com a sua pertinácia e com a ajuda dos amigos de todo mundo, o que inclui a dos brasileiros (e eu agradeço-os!), nesse período mais tenebroso.

Permaneço por aqui, na igual torcida, como Maux.

Beijinhos e boa semana,
W. - 23.07.2007, 13h01 (Fpolis, SC, BR)

Maria de salete disse...

Carol, muito bonito o post.
Mais uma vez, como é bom ver vc feliz com seus novos e bons amigos.
Beijos,

Vinicius disse...

Kerol, muito bonito o seu post! :-)
Fiquei triste por não ter podido te felicitar no seu dia (nem via orkut).
Estava tirando férias com Cê numa casa de praia perto de Maceió, e lá não tinha como acessar internet (mal dava pra pegar o celular).

Mas é muito bom ver que vc está sempre muito bem acompanhada por aí! Fico muito feliz com isso! :-)

Beijossssssssss

cécile disse...

Oi Carol!

Tb queria ter lhe desejado meus votos de felicidade no dia do seu niver... Estávamos longe do mundo virtual, mas lembramos de vcs nas nossas conversas. :-)
Adorei as fotos!! Parabéns 2 vezes. Pelo aniversário e por tudo q fez para a semana ficar melhor.

Bjos

Vinicius disse...

Ei, eu boto um vídeo de um corvo querendo escapar e vc me responde com um vídeo de um pássaro mergulhando para a morte!? Vc quer me deixar triste é? É isso né? Destá... hehehheeh

Mônica Paz disse...

Oi Cá,

No dia do seu níver só pude falar com você ao fim do seu dia, pois passei a tarde batendo perna em busca das últimas coisas para a formatura. Pena que não pude conversar mais...

Fico muito grata a seus amigos finlandeses-brasileiros por cuidarem tão bem de você. É a retribuição por ser alguém tão amável como você: tem gente legal por perto em qualquer lugar :-)

Queria te contar que meu níver também foi ótimo, na verdade até já te contei, mas acrescento que realmente levou embora a impressão ruim que tinha ficado do aniversário do ano passado.

Curta as suas férias, eu estou curtindo aqui também :-)

Beijos