sexta-feira, outubro 12, 2007

Chuva com neve, já?!

Isso mesmo, o inverno já se aproxima. Nessa semana acho que fez em média +5°C e especialmente hoje quando estava no curso de finlandês vi pela janela chuva com neve. Não é neve ainda, mas dá para ver os "flocos de neve" flutuando no ar e caindo em forma de gota de chuva. O vento está mais frio e a temperatura agora é de 0°C.


Previsão do tempo para essa semana

Acho que esse inverno vem com toda força, pois no ano passado quando chegamos aqui em Outubro, nessa mesma época, pelo o que eu lembro, não vimos isso, chovia muito mas não teve chuva com neve como agora.
Por falar no ano passado, no dia 15.10 faremos um ano na Finlândia. Sempre que acontece esses tipos de situações, surge logo o famoso chavão: "Como passou rápido!".
No começo foi difícil, cultura diferente, pessoas estranhas, clima frio e escuro e sem falar na comida, que choque! Eu tinha medo de tudo, não falava inglês, muito menos finlandês. Não conseguia me imaginar trabalhando aqui e nem sabia no que eu iria trabalhar. Dependia de Lu para quase tudo. Lu estava começando o trabalho dele, muitas expectativas e coisas novas mas também algumas dificuldades em saber como lidar com os colegas de trabalho.
Agora quanta mudança! Lu já tira de letra o comportamento do pessoal de lá, as expectativas dele agora estão mais realistas, pois um ano se passou e ele já sabe como a empresa funciona. Hoje eu já estou sabendo me virar em muitas situações sozinha, às vezes, alguém pergunta alguma coisa em finlandês para Lu e ele nem faz a pergunta clássica "Do you speak english?", ele olha para mim e fica esperando eu traduzir e responder. Isso fez muita diferença para mim. Além disso, já consigo me imaginar trabalhando aqui, provavelmente, no próximo ano pretendo entrar na escola técnica (que aqui é um tipo de graduação mais "prática") e fazer um curso (em finlandês) para assistente social.
Sobre a comida e clima, foi uma questão de tempo para acostumar. Hoje sabemos onde encontrar e como fazer as nossas comidinhas brasileiras. Também, durante esse tempo, conhecemos alguns restaurantes bem legais com comidas gostosas, ou seja, conseguimos sobreviver. Sobre o clima, lembro que quando chegamos na Finlândia, fazia +10°C e ventava muito. Nós sentimos muito, muito frio, tanto frio que não conseguíamos ficar na rua. Logo compramos 2 casacões e vestimos várias camadas de roupas. Vejam só, hoje fez 0°C, eu estava usando um casaco de agodão e sem as várias camadas, só o cachecol e as luvas. Que diferença! É, o corpo se acostuma mesmo. Quando formos para o Brasil no verão, acho que vamos sofrer um pouco, mas pelo menos teremos também a praia e a água de côco para refrescar. :)
Durante esse ano, conhecemos todas as estações do ano, cada uma com características bem específicas e maravilhosas. Inverno com a neve e (a não tão maravilhosa) escuridão. Na primavera, o verde volta a fazer parte do cenário e as árvores se enchem de flores. Verão, ah o verão... foi maravilhoso, nem tão quente nem frio (só faltou a água do mar ser mais quentinha). E para completar: o outono, as folhas verdes passam a ser amarelas, vermelhas e algumas até rosas. Tão bonito!
É claro, que não podemos esquecer das pessoas que conhecemos durante esse tempo, que nos ajudaram a entender melhor como tudo funciona por aqui e nos apoiaram nos momentos mais difíceis. Também, ao carinho e apoio que recebemos dos nossos familiares, das muitas horas no skype com eles, com o coração apertado de tanta saudade, algumas vezes as sessões eram só choro (principalmente no começo e claro, que eu chorei muito mais que Lu) caía uma tonelada de lágrimas, mas muitas outras vezes, risos e novidades boas. Tudo faz parte. As muitas sessões no IRC e Gtalk com os(as) queridos(as) amigos(as) e os comentários no meu blog. Galera, valeu mesmo!
Saibam que todo esse apoio, carinho e conversas nos fortaleceram e fizeram nos sentir muito melhor. Enfim, valeu a todos!
E para terminar, valeu Finlândia pelas deliciosas pullas e makkaras, por sentirmos seguros, pelos finlandeses, por mais diferentes que eles sejam da gente, são pessoas honestas, sinceras e legais, pelos lindos lugares que conhecemos, pelo trabalho que Lu conseguiu, pelo cuidado e atenção das enfermeiras e médicos que recebi quando precisei ficar internada 3 dias no hospital público e pela possibilidade de fazer um curso de finlandês tão bom. Uhu!!! Valeu!!

13 comentários:

Teea disse...

Carol,
Primeiro: como o tempo passa rápido ;) Parabéns!
Segundo: me emocionei aqui... como "participei" (mais ou menos) a sua vida aqui desde o início, vi o sofrimento, tentei explicar as diferenças apoiando na minha maneira, e depois vi um casal feliz vivendo aqui no "fim do mundo" (desculpe, expressão minha)... sinto muito orgulho por você agora, nem menos por ter aprendido finlandês como _ninguém_. Podería comentar muita coisa, mas resumindo: estou muito feliz por você(s)! Acho que eu sofro muito mais aqui, rsrsrs.
E o jantar na segunda, vai rolar?

Um beijo enorme para você e Lucas, bom final de semana,
Teea

Anônimo disse...

Oi, Carol,
realmente tanta coisa aconteceu em um ano, e nossa, como vocês se transformaram e tudo também ao redor ficou diferente! Ainda bem que a vida é assim. Fico muito feliz por vocês!! Mas tudo bem, pode estra se acostumando mas não deixem de nos fazer aquelas visitas anuais, pra não esquecerem nem de nós, nem do calor...
beijos,
Lia.

Maria de Salete disse...

Ontem abri minh aagenda e vi lá no dia 14 "Um ano da partida de Lu e Ca pra Finlândia...".
Passou. As vezes rápido, as vezews muito lentamente.
Mas você e Lu, eu não me canso de dizer, são duas pessoas lindas e positivas e vitoriosas, que sabem enfrentar desafios e superar problemas bem juntos. E construiram essa rede bonita de relações no entorno de vcs.
Um beijo (lacrimoso)

Vinicius disse...

Eeeeeeeee! Fico muito feliz por vocês! :-)
Noutro dia tava pensando justamente nisso: vixe, já vai fazer um ano que os dois tão lá? Depois pensei: carácoles! Faz mais de um ano que eu não vejo Kerol!!!!!! Espero que dê pra reencontrar vcs nesse final de ano! Saudadessssssssssss!

Anônimo disse...

Cá, o tempo passou "rápido"... Imagino vc no início pensando: como será daqui a um ano? É, e esse um ano passou e vcs estão muito bem aí, bem adaptados, conheceram boas pessoas, vc mandando ver no finlandês, já vai trabalhar e fazer assistência Social :)
Muita coisa boa depois de uma ano! ;)
Fico muito feliz por vc e por Lu!
Beijão com muita saudade!
Livinha

Anônimo disse...

Emocionante essa sua retrospectiva!

Nesse feriadão eu lembrei desses acontecimentos de um ano atrás, mas só agora tive aportunidade de comentar: sua partida foi muito dura para mim, ainda mais no momento em que me encontrava. Hoje, as durezas são outras mais são bem menores em comparação.

Já que é para agradecer: agradeço por ter sido "durona" como sempre e sensível ao mesmo tempo, por ter se cuidado e ainda ter se preocupado com os amigos que ficaram tão longe.

Continuo muito orgulhosa de você!
Beijos entre lágrimas

Iane Elena disse...

oi cá...
o tempo passa raidao mesmo por aqui,e é emocionante ler seus relatos sempre,so tenho uma coisinha a dizer...vc esqueceu de falar dos deliosos morangos daqui da finlandia!kkkk
eu nao esquecerei disso nunca.!!!
que bom que vc esta gostando daqui,e aos poucos vamos contornando as faltas das comidinhas brasileiras!
meu visto termina em dezembro,mas estaremos pedindo o novo essa semana,e espero conseguir,ate mesmo pq é de trabalho!
espero um dia nos encontrar,tenho muita vontade de te conhecer.
o outono é a minha estacao preferida aqui,mas com certeza o verao sera inesquecivel sempre.
abracos...iane

Pata disse...

Que lindo, Cá, tb fiquei com lagriminha nos olhos... E fiquei muito feliz tb por ser parte da vida de vcs por aqui :)

E já que é pra falar de retrospectiva, queria te lembrar de qdo nos conhecemos... Eu não poderia imaginar que aquela menina meio quieta, me esperando em frente à Kotipizza viria a ser uma das minhas melhores amigas. Mas foi exatamente o que aconteceu!

Muito obrigada pelo voto de confianca, pela solidariedade de sempre e, principalmente, por me deixar fazer parte da sua vida!

Mil beijos da sua amiga-vizinha!

Anônimo disse...

Oi, Cá!

É, rapaz, cá estamos em um ano depois da viagem de vocês, quantas mudanças e sensações. Quanta evolução!

O eixo do tempo é inevitável, não há como negar. Para felicidade de nós todos, tão fissurados no seu blog, percebemos esta progressão para frente, como deve ser, para cima, como deve ser, e como muita alegria, como deve ser.

De coração, faço um feliz voto de que tudo se encaminhe abençoadamente nos próximos anos, passo a passo.

Desta vez, escrevo de mais perto: Portugal. Já estou em Lisboa, cheguei segunda-feira. Pretendo dispor um espaço com algumas impressões. Certamente, não exatamente igual a este, mas, com a força da franqueza e sentimento, algo que possa dizer aos amigos espalhados por este mundo como as coisas encaminham-se nestas terras lusitanas.

Tão logo tenha um endereço, passo-lhes de alguma maneira. E, agora mais pertinho, espero (esperamos, pois há Noemi também, enfatizo) ir à Finlândia visitá-los.

Beijo carinhoso aos dois, um beijo com muito orgulho dos amigos que tenho!

É isso,
Wagner.
(Lisboa, 17 de outubro de 2007, 02h23)

Camada disse...

Oi Carol,

Quando vc falou do ano passar rápido, eu senti o mesmo... Li seu blog, gostei muito de ler sua viajem para França!
Que bom q as coisas estão dando certo para vcs aí! Como diria, no final tudo dá certo, se não deu certo, é pq ainda não chegou o final!

Tudo de bom, mande um abraço o Lucas! at+

Marcos disse...

Fico muito feliz por voces. Sempre que posso venho aqui no blog pra matar as saudades. Sempre lembro de voces. É bom saber que estão bem.

Carlinha Freitas disse...

1 ano de saudades demais...
Beijos de uma amiga que está numa correria danada...

jurodarte disse...

Pessoal cade voces?? estão bem ninguem mais se encontra no Skipe, devem estar na correria tambem. Ja mandei recado por varias lugares menos para aquele que Lucas falou ce sabe, ne a santa ignorancia não deixa. Saudades
Beijos da irmã