quarta-feira, dezembro 12, 2007

Encontros e resultado do YKI

Com essa correria para comprar presentes de Natal e terminando o curso de finlandês, quase esqueci desse post. Então como eu tinha prometido, nos dias que estive sumida, nós saimos para jantar com amigos e para dançar (acreditem!).
Nós não somos muito de ir para a balada/reggae/noite, para vocês terem uma noção, acho que nem falamos muito essas palavras e quando falamos soa tão estranho. Deixando isso de lado, nós fomos e foi muito legal. A festa se chama "Club Brasil" e acontece com uma certa frequência em um bar em Helsinki, levando em consideração a primeira frase desse parágrafo, não sabemos de quanto em quanto tempo, no entanto lembro de alguém ter me falado que ocorre com frequência.
Chegamos na festa, não estava cheia, as músicas mais tocadas foram de samba e forró. Depois de alguns minutos, uma escola de capoeira daqui se apresentou e todo mundo se espremeu para ver. A maioria era mulher e finlandesa e acho que só tinha 2 brasileiros na roda. Fiquei impressionada com uma finlandesa cantando aquelas músicas de capoeira com o berimbau na mão, ela tinha um vozeirão. É sempre emocionante ouvir músicas de capoeira tão longe do Brasil. Depois dessa apresentação, uma escola de samba finlandesa se apresentou, foi nesse momento que juntou mais gente para ver, não sei se foi para ver as finlandesas sambando ou para ver as partes que as fantasias de carnaval (estilo Rio de Janeiro) não cobriam. O puxador cantou algumas músicas em finlandês e outras em português, era muito difícil reconhecer de primeira se ele cantava em português ou finlandês. Depois da escola de samba, foi para o palco uma banda que tocava axé, pagode, samba, MPB e funk (quase tudo :) ). Essa banda tem um vocalista brasileiro e outra vocalista finlandesa. Ela cantava em português direitinho, as músicas tinham sotaque finlandês, um pouco estranho no começo, mas depois de alguns segundos, você já se acostuma. Uma coisa me chamou atenção durante a apresentação dessa banda, o finlandês que foi o puxador da escola de samba entrou no palco, pensei que o cara iria cantar um samba ou algo parecido e para minha surpresa, ele começou a cantar o ciclo "só as cachorras, as preparadas, as popozudas, o baile todo" infinitamente. Achei um pouco estranho um puxador de samba cantando essa música, mas isso não durou muito tempo, depois do primeiro ciclo, eu já tinha abstraído e estava dançando como nunca.
Encontramos com Cássio e Patrícia por lá, foi massa, eu e Patrícia dançamos muito. Foi ótimo para desenferrujar. Lu e Cássio ficavam balançando/dançando para lá e para cá, sem muitos movimentos drásticos. Depois de muito dançar, voltamos para casa mortinhos de cansaço.
Depois desse dia, tentamos marcar uma ida ao restaurante brasileiro Bossa que Mikä Kaurismäki abriu em Helsinki. Mikä Kaurismäki é finlandês (com esse nome, só podia ser :) ), mora no Brasil e já fez alguns filmes e documentários sobre o Brasil por exemplo "Moro no Brasil" e "Brasileirinho". Infelizmente, o restaurante estava lotado, por isso tivemos que mudar os nossos planos. Fomos para o Knossos, um restaurante grego. O restaurante é bem bonitinho. Jantamos com Cássio, Patrícia, Sanna e Teea. É sempre bom encontrar com todo mundo assim, matamos a saudade e atualizamos os papos. A comida estava deliciosa!
A foto abaixo tirei do blog de Teea (valeu Teea!).


Jantar no Knossos (em cima Sanna, Patrícia e Cássio;
e embaixo Teea, eu e Lu)


Espero que o nosso próximo encontro seja provavelmente no restaurante Bossa.
Como eu disse no último post, terminei o estágio na escola e agora voltei para o curso de finlandês. As aulas estão sendo bem tranquilas, fiz nessa semana 3 testes de final de curso e acho que fui bem. O resultado sairá na próxima semana.
Por falar em resultado, recebi o resultado de um teste de proficiência em finlandês que eu fiz no dia 27 de Agosto. Esse teste chama-se YKI (Yleiset Kielitutkinnot = Certificado Nacional de Idiomas) e é organizado pelo Centro para Estudos Aplicados de Idiomas da Universidade de Jyväskylä. Existem 3 categorias para o idioma finlandês: perustaso ou nível básico (níveis 1 e 2), keskitaso ou nível intermediário (níveis 3 e 4) e ylin taso ou nível avançado (níveis 5 e 6), eu fiz o intermediário. Esse teste contém 5 subtestes: escrita e vocabulário, gramática, compreensão de textos, escuta (em um estúdio) e fala (em um estúdio). Esse teste não é obrigatório, eu e alguns dos meus colegas do curso de finlandês nos inscrevemos, a nossa escola pagou e foi bom para verificar em qual nível nós estamos. Foi muito difícil mesmo, muitas coisas eu não entendi pois esse teste é também para o pessoal que está no nível 4. Algumas perguntas eu respondi de qualquer jeito para não deixar em branco e no teste de fala, às vezes, eu falava qualquer maluquice só para constar. No teste intermediário existem 3 possibilidades de resultado: abaixo do nível 3, no nível 3 ou no nível 4. O meu nível foi o 3, na maioria dos subtestes o meu nível foi 3, menos o de fala que foi abaixo de 3. No geral, acho que fui bem, minha professora disse que o nível da gente era o 3 mesmo, então, não foi nada preocupante e sobre esse abaixo de 3, só praticando, falando, falando e falando finlandês para quem sabe talvez eu consiga chegar no 3 ou no 4.
Mais uma coisinha, esse é o último post desse ano, iremos para o Brasil em breve e estou muito ansiosa para rever todo mundo, já faz 1 ano e 2 meses que não piso no Brasil. Ai, ai, estou quase explodindo de ansiedade e saudade. Por causa dessa viagem, voltarei a escrever em Janeiro.
Feliz Natal para todos e um ano de 2008 cheio de saúde e sucesso!

8 comentários:

Vinicius disse...

Hu! Hu, hu, hu, hu, as preparada! hahahaha
Só lembro de djonie se acabando de rir quando dançava essas paradas ou "canções" semelhantes.
Vem logo! :-)
Parabéns pelo belíssimo desempenho no filandês!

Teea disse...

Ohh, Carol, o nosso próximo encontro vai ser na Bahia!
Bem, sei que não todos estarão lá... mas eu já estou aqui fazendo malas e amanhã só trabalharei de manhã (em casa)!

Beijão, até... ;)

Cécile disse...

Oi Carol!!
Parabéns pelo resultado. :-)
Aproveito para desejar, desde agora, um ótimo Natal e réveillon, cheios de carinho e do aconchego da família e dos amigos.
Espero vê-los em Salvador.
Bjocas

Pata disse...

Pois é, Cá, nos acabamos mesmo naquele dia, foi muito bom!
Vamos sentir muitas saudades de vcs por aqui, mas sabemos que vcs estarão em ótimas mãos!
Parabéns pelo desempenho no teste e agora vê se relaxa um pouco. Como diz um amigo meu: "o finlandês é a língua da vida... vc leva a vida toda pra aprender!", hahaha.
Bjks

Anônimo disse...

Oi, Cá!

De imediato, Feliz Natal e Feliz 2008! :-)

Parabéns pelo (super) resultado também no curso de línguas. Não apenas restringindo-se a este aprendizado de finlandês, percebe o grau de evolução a que você chegou dentro deste período anual vivendo na Finlândia? Caramba, quantos momentos, quantas valias!

Passarei as festas de final de ano na Alemanha (nordeste, Saxônia), na companhia de amigos muito queridos que não vejo há 2 anos! Eles, somados a mais uma grande amiga brasileira que coincidentemente estará lá (já está, diga-se!), salvarão a minha recente permanência européia sem Noemi. E com um frio de rachar!

Pode rir, mas em Lisboa, com os 7 graus que está agora (normalmente, o dia paira nos 11 graus nesses últimos 4, 5 dias), não há como se sentir confortável! Cadê o calor? Resposta: só de Noemi mesmo e dos meus pais a falar comigo pela Internet ou pelo telefone; ou, se calhar (como dizem os portugueses), do aquecedor que tive de comprar para pôr no meu quarto!

Beijo grande (incluindo o de Lu), boa viagem ao Brasil (boa viagem também, Teea!), aproveitem bem os momentos com a galera (saudades...).

Tenhamos uma boa semana.

É isso,
Wagner.

Maria de Salete disse...

uau!!! faltam 5 dias pera gente se ver (na vedade, 4 e meio!)
Beijo grande, parabéns pelo curso, por todos os aprendizados!
Tenham uma ótima viagem, Deus acompanhe vcs.
até sexta!

Anônimo disse...

Olá Caroline!
Achei seu blog hj e li várias partes dele. Adorei!
Vc parece ser uma pessoa muito legal e batalhadora.
Tudo de bom e feliz Ano Novo!
abraço,

Viviane
http://contenhomultidoes.wordpress.com/

Teea disse...

E aí, Carol, quando é que vai atualizar o blog? ;)

Beijos,
Teea