sexta-feira, maio 07, 2010

Segundo mês de Julinha

Nesse segundo mês muita coisa mudou para melhor, ainda bem! :-)
Quando ela completou 8 semanas, decidimos colocar ela para dormir no berço no quarto dela. Sempre deixamos ela lá acompanhada da babá eletrônica. Só pegamos ela quando ela chora de verdade. A rotina está mais ou menos certa. Às 23h dou a última mamada do dia. A meia noite, colocamos ela para dormir no berço. Na maioria das noites, a essa hora ela está tão derrubada de sono que nem reclama de ficar no berço. Quando ela dá o primeiro sinal que está acordando dou a primeira mamada do dia às 7h. e segue o dia o dia com mamadas de 3 em 3 horas com um a dois momentos durante o dia para brincar com os brinquedinhos e o fazer o famoso "tummy time", quando eu a coloco de barriga pra baixo e ela faz os exercícios de levantar a cabeça e fortalecer os músculos do pescoço e dos bracinhos (se você fizer com seu bebê sempre fique de olho nele, pois ele ainda é muito pequeno para virar a cabeça caso vomite). Ás 18h dou banho nela e amamento ela às 19h. Às 21h ela volta a mamar e novamente às 23h e assim começa o ciclo tudo de novo. Tento manter o horários certinhos, fazendo ela acordar na hora certa, mas às vezes não dá. As mamadas estão durando mais ou menos de 10 minutos a 20 minutos, depende da fome dela. :-)
Na mesma semana que ela completou 8 semanas, a levamos para a revisão médica na Baby Clinic que fica no mesmo lugar do nosso GP. Eu comecei a fazer o registro dela no centro de saúde e Lu entrou com ela para os primeiros procedimentos. A enfermeira pesou ela e mediu a cabeça dela. Ela estava com 5,02kg (cada dia mais bochechuda :-)) e a medida da cabeça voltou para a linha normal de crescimento, ufa... que alívio!
Depois Lu foi terminar o registro dela e eu fui ajudar a enfermeira a dar as vacinas. Ela tomou duas vacinas (a DTaP/IPV/Hib e a Pneumococcal conjugate), uma em cada perna já que ela não pode tomar nenhuma injeção no braço esquerdo onde ela tomou a BCG, só depois de 3 meses. Não preciso nem dizer que ela chorou muuuuito, né? A novidade foi que eu não chorei, hehehe... tive que ajudar a enfermeira a segurar Julinha e virá-la para dar a segunda perninha para a segunda injeção. Antes da injeção ela estava bem calminha, olhando tudo. Depois da primeira injeção ela chorou tão forte que parou de respirar por 2 segundos, ficou toda vermelha e a enfermeira disse "quando ela respirar, você muda ela de lado para mim rápido pois esse é um momento muito traumatizante para ela e não queremos que isso dure muito tempo", tive que fazer tudo rápido. Depois da segunda injeção, a enfermeira falou "amamente ela por uns 5 minutos aqui para ela se acalmar e depois termine na sala do lado, daqui a pouco a GP vai atendê-la". Depois de uns 5 minutos veio a GP que não gostamos, foi a mesma que me atendeu pela primeira vez. Ela já chegou falando altão e apressada e eu amamentando Julinha. Enquanto eu amamentava, ela viu os ouvidos e os pulmões dela e perguntou se a gente tinha alguma dúvida. A gente não tinha dúvida nenhuma. A consulta deve ter durado uns 5 minutos... aff...
Julinha passou o dia inteiro chorosa mas sem febre. A enfermeira recomendou que comprássemos o anti-térmico caso a gente precise usá-lo de noite, compramos mas ainda bem que não precisamos dar para ela.
Depois dos dois meses ela começou a emitir os primeiros sons que umas variações de aaaaahhh quando conversamos com ela, às vezes até dá uns gritinhos de felicidade, já segura os nossos dedos e meu cabelo, mexe os bracinhos e as perninhas quando chegamos perto do berço, também descobriu como é bom morder e chupar as mãos e por isso decidimos dar a chupeta pra ela, melhor chupar a chupeta do que a mão ou o dedo. Além disso, a chupeta tem sido um descanso para nossos ouvidos, quando ela começa a chorar de sono, a gente dá a chupeta, ela acalma e depois quando ela dorme a gente tira pois senão ela acorda de novo quando percebe que tem a chupeta na boca e começa a chupar. Cada dia a gente aprende alguma coisa nova. :-)
Ultimamente ela vem sorrindo mais, é uma graça, está curtindo mais o móbile do berço, eu coloco o mobile para tocar e girar e ela fica lá olhando aquilo tudo sem chorar. :-) Muito bom!
Outra coisa que ela adora é quando colocamos ela sentada no sofá, de lá ela pode ver a sala toda e conversar com gente. Agora ela olha mais nos olhos, digo isso porque antes ela olhava para o topo da nossa cabeça.
A única coisa que ainda está difícil é colocá-la para dormir no berço durante o dia, ela não fica, na maioria das vezes, quando eu coloco não dá nem 10 minutos, outras vezes ela fica uns 30 minutos. Ela acorda chorando e não pára de chorar. Já tentei de tudo, dar a chupeta, ela cospe, colocar um paninho do lado do rostinho dela, ela continua chorando, a combinação da chupeta com o paninho também não deu certo. Se insistimos em colocá-la no berço ela pode entrar no seguinte ciclo: ela não dorme direito, por isso não mama direito, aí ela acorda com mais frequência porque está com fome e por acordar com mais frequência ela não dorme direito, aí o ciclo está feito. Para evitar isso, estou deixando ela dormir no meu colo durante o dia e quando eu quero que ela acorde coloco ela no berço. De noite e na soneca de 8h às 10h ela fica no berço, depois disso é essa maluquice, só dorme no colo. Outra coisa, ela só dorme ninada nos nossos braços e na maioria das vezes precisamos estar em pé e andando pela casa, que onda né? Se a gente senta ela chora mais ainda, se a gente fica em pé só que parados ela chora mais. Às vezes ela está com tanto sono que damos a chupeta e ela dorme no nosso colo quando estamos sentados. É uma maratona! Espero que um dia isso passe.
Acho que escrevi de mais... No próximo post vou falar do aniversário dela de 2 meses, dos nossos passeios com ela e contar um como eu e Lu estamos. Até mais!

Um comentário:

Maria de Salete disse...

Carol, foi bom ler este post logo hoj, no dia das mães.
Um beijo grande e até sexta (se o vulcão finlandês deixar...)