domingo, agosto 29, 2010

Sexto mês

Farol da Barra (Salvador)
Esse mês nós passamos a maior parte no Brasil. Viajamos no dia 4 de Agosto e voltamos no dia 25 de Agosto. Estava bem apreensiva sobre o que iria acontecer durante a viagem de avião. Claro que não consegui dormir, Julinha dormiu bem. No começo estranhou o berço o qual pagamos uma taxa extra para tê-lo conosco. De madrugada, quando ela estava completamente apagada no meu colo, consegui colocá-la no berço sem que ela acordasse, assim ela ficou até perto de chegarmos em São Paulo. No geral ela se comportou muito bem, ela chorou um pouco logo que entramos no avião. Fizemos a conexão em São Paulo para Salvador. O voo para Salvador foi tranquilo também, ela mamou logo que entramos no avião e dormiu uma boa parte do voo.
Logo que chegamos conhecemos Bia, minha sobrinha, filha de minha irmã Julyane e encontramos meus pais, Liberato e é claro Julyane com Bia no colo. Os primeiros dias em Salvador foram dedicados aos meus pais já que eles teriam que voltar logo para o Rio. Almoçamos com eles na casa de Julyane, depois Chico, pai de Lu, foi nos pegar lá. Conhecemos o apartamento da prima de Chico, onde ficamos em Salvador. O apartamento ficou só para gente, foi melhor assim para não incomodar ninguém com os choros de Julinha no meio da noite. A mudança de fuso horário para o Brasil foi tranquila, Julinha acostumou logo. Ainda bem, pois estávamos mortos de cansados por causa da viagem.
Enquanto meus pais estavam lá, tentamos encontrar com eles o máximo possível, pois o apartamento que estávamos era longe da casa de minha irmã. De sábado para domingo eles dormiram no nosso apartamento. Foi ótimo ter eles bem pertinho. O domingo dos pais fomos almoçar com eles, Julyane, Liberato e Bia em um restaurante e depois passamos na casa de Chico, onde estavam todas as tias de Lu esperando por nós.

Lu, eu e Bia, minha mãe, meu pai,
Julyane, Liberato e Julinha


Vô Chico, Vó Liu e Julia

Tias de Lu: Lizinha, Lea, Ivo (primo), Lalai e Lulu
Na semana seguinte meus pais voltaram para o Rio e dedicamos a semana para rever os amigos e ficar mais perto de Chico. Fizemos um encontro no nosso apartamento. Foi massa rever todos e saber das novidades! No fim de semana seguinte, Chico nos levou para um tour pela cidade baixa, almoçamos uma moqueca em um restaurante com vista para a ponta de Umaitá e depois tomamos um sorvete na Ribeira. Depois fomos encontrar duas tias por parte da família de minha mãe, Tia Rita e Tia Rosa, que foram para Salvador passar alguns dias na casa de minha irmã. Meus primos Lucas, Nicolas e Débora também vieram com elas. No domingo voltamos para casa de Julyane para passar a tarde e aproveitamos para dormir lá pois iríamos sair na segunda para Imbassai. Passamos 2 noites em Imbassai, o clima não estava muito bom. Para afastar as muriçocas, tivemos que ligar o ar condicionado, resultado: Julinha ficou resfriada, eu e Lu com rinite alérgica. Ô arrependimento...

Ponta de Umaitá (Salvador)

Chico, Lu e Julia

Embaixo: Lucas, Tia Rita, Nicolas, Tia Rosa e Julinha,
Débora, Julyane e Bia. Em cima: Eu e Liberato


Eu e Julinha em Imbassaí
Voltamos para Salvador e fomos visitar Clarinha e Tiago que tinham acabado de chegar em Salvador. Nesse dia de noite, Plínio foi nos visitar. Na manhã seguinte, D. Noélia foi lá em casa almoçar com a gente e conhecer Julinha. Nessa mesma manhã Salete e Alípio chegaram, depois eles pegaram a gente para acompanhá-los na Perini. De noite fomos ver o Paroano tocar na Dinha e aproveitamos para marcar lá um segundo encontro com nossos amigos da faculdade. No fim de semana fomos para o aniversário de Clarinha no sábado e no domingo fomos ao almoço que Salete fez.

Vô Alípio, Vó Salete e Julia

Lu, Chico e Tiago

Clarinha (a priminha) com Julinha

Mônica, eu, Livinha (com Julinha) e Leila
no Largo de Santana (e Paroano tocando atrás)


Eu, Julinha (Krishna em cima dela) e Léo

Jailson, Krishna, Maurício, Eu, Julinha,
Amadeu e Valéssio


Lu tocando com o Paroano Sai Milhó

Plínio, Julinha e Lu

D. Noélia e Julinha
Os dias seguintes ficamos focados no resfriado de Julinha que não sarava e deixava ela com o narizinho entupido. Usamos rinosoro para descongestionar e soro para limpar. Aprendemos uma técnica com minha irmã, que trabalha justamente com bebês e crianças que possuem problemas respiratórios, para limpar melhor o nariz de Julinha e funcionou. :-)

Um dia antes de viajarmos, encontramos com Marcos Guedes, Terceiro e Josy no shopping Barra, almoçamos e conversamos muito. Foi ótimo passar a tarde com eles.

Marcos, Josy, Julia e Terceiro
O clima em Salvador não estava muito para praia, quase todas as manhãs chovia e depois abria aquele solzão. Como Julinha tinha menos de 6 meses, ela não podia usar protetor solar e nem ficar no sol escaldante, por isso não dava para a gente ir para praia. Tomara que dê para ir na praia em Dezembro. :-)
Como eu citei antes, Julinha pegou um resfriado em Imbassai e às vezes fica com nariz entupido. Aqui em Londres estamos colocando um spray (achamos mais fácil de aplicar do que o conta-gotas) parecido com o rinosoro, está ajudando muito, depois de colocá-lo no nariz, ela respira melhor. Os médicos tanto no Brasil quanto aqui, dizem que é caso de emergência se ela tiver uma febre acima de 37,5°C e/ou tosse e/ou catarro verde, amarelo ou marrom que não melhora. Ela já está com esse resfriado a 2 semanas, estamos acompanhando de perto, ainda bem ela não teve nenhum desses sintomas.
Outra coisa que está nos preocupando é que hoje completou 9 dias que Julinha não faz coco. Levei ela no médico ontem, sei que devia contar sobre isso no resumo do próximo mês, mas vou adiantar aqui. A médica disse que se a amamentação é o principal fonte de alimentação dela então não há o que preocupar, disse para dar suco de laranja diluido. Já comecei a fazer isso e agora estamos esperando ansiosos pelo resultado. :-)
Para completar a lista das preocupações, faz alguns dias que tenho percebido que meus seios não estão tão cheios quanto antes. A médica disse que é normal, já que ela está presa e provavelmente não mama muito. Passei a dar os dois seios ao invés de um só como eu fazia antes. No final dos dois seios ela parece satisfeita, não chora de fome. Fico preocupada caso ela só queira o meu leite, fique chorando muito e com fome. Ai...ai...
Deixando as preocupações de lado, nesse mês Julinha já deu fez os primeiros movimentos para engatinhar. Já fica com os bracinhos esticados, se balançando para frente e para trás, se arrastando com mais rapidez e ainda mais falante, uma figura!
No dia que ela completou 6 meses, fizemos o baby rice (mingau de arroz) com um pouco do meu leite. Conseguimos dar só uma colher, pois ela deve ter achado a textura diferente. Todo dia estou fazendo esse mingauzinho no final do dia, cada dia ela come um pouco mais.
Julinha ainda está no horário de Salvador, ela tem dormido às 1h da madrugada, acorda às 4h e depois às 8h. Depois dorme até às 14h, agora quando começa a chegar perto das 11h, vou no quarto dela, abro as cortinas e logo depois ela acorda. Estamos muito cansados com essa rotina, estamos torcendo para ela voltar logo para a rotina dela.
No próximo mês, vamos começar a dar frutinhas e legumes. Estava ansiosa para esse dia chegar, vai ser massa! :-)

4 comentários:

soumn disse...

Oi Carol... manda pra mim a foto que tem eu em tamanho maior??

Carlinha Freitas disse...

Ai Cá!! QUanta coisa! Estava ansiosa pra saber como foi a viagem e em especial, o impacto do fuso horário nela. Espero que logo acerte!! Você tentou seguir a rotina antiga? Mesmo que ela fique sonolenta, tente pelo menos seguir a rotina das mamadas! Sei lá, é uma tentativa rsrsrs.

Outra coisa, qual foi a dica pra limpar o nariz? Lucas está com o nariz entupido..

Queria muito ter ido ver vcs :((

Beijo!!!!!

terceiro disse...

ô meu deus, a bichinha tá de jet lag ... ficou massa nossa foto com ela. :)

eu já amava ela por ser filha de vocês dois, mas depois do astral maravilhoso dela naquele dia no shopping eu amo vocês por serem os pais dela. :)

um beijo pra vocês 3!

Wagner Saback Dantas disse...

Olá, Cá!

Depois de um tempão, um comentário novo meu aqui no blogue de vocês.

Quanta novidade legal dessa viagem para o Brasil. Particularmente, senti-me ao lado de vocês quando de sua passagem pela Cidade Baixa de Salvador. Afinal, lá é o reduto de parte da galera, é falar de origens como a minha e dos queridos companheiros Joselino e Dani Linux.

Notei um sintoma de retorno de vocês ao Brasil no final deste ano de 2010. Pena não estar por lá para com vocês papear e, claro, para que Noemi e vocês se conheçam.

Mas, tudo bem. Ainda haverá chances. :-)

Tal com Joselino e Tiago Edmundo (Brito) vieram a Florianópolis neste mês de setembro, quem sabe se vocês não "se invocam" e passam aqui, né não?

Beijo aos três, muitas saudades e vamos em frente.

É isso,
Wagner (Saback).