quinta-feira, setembro 23, 2010

Julia não dorme

Julinha vai completar 7 meses e decidiu que não quer dormir durante a noite. Acho que isso já faz uns 10 dias ou mais, perdi a conta. Ela dormia a noite inteira desde 1 mês e meio e agora deu para descontar. :-) Estamos cansados e sem saber o que fazer.
Ela toma banho às 19h e dorme entre 19h30 e 20h. Depois acorda para mamar às 21h30, volta a dormir e depois acorda duas a três vezes na madrugada, não é fome, pois a gente coloca a chupeta e ela volta a dormir. Às vezes ela acorda depois de 5 min que colocamos a chupeta. Não sabemos mais o que fazer. Já mudamos o horário de ir para cama, tanto 30min para trás quanto 30min para frente. Não sei se o fato dela estar experimentando novas comidas influencia no sono. Ou se ela quer ficar acordada para praticar mais o que ela aprendeu durante o dia.
As mamadas continuam de 3 em 3 horas com uma fruta no café da manhã, legumes no almoço e no jantar.
Pode ser que esteja ligado ao fato da gente ter decidido a uns 10 dias atrás que ela iria dormir só no berço. Minhas costas não aguentavam mais, sem contar o fato de quando a gente colocava ela no berço ela simplesmente acordava assustada e aí tinha que começar tudo de novo. Então um belo dia, decidimos não ninar ela mais no colo. Colocamos ela no berço quando ela está dando sinal que está com sono, ficamos com ela, passando a mão nas costas, às vezes cantamos, até que ela enfim dorme. Às vezes demora para dormir, chora e berra, outras vezes não demora nem 5min.
Durante o dia, ela tem feito 3 sonecas que variam de 30 min a 1h30 e muito raramente ela dorme 2h. Já tentamos unir duas sonecas em uma, mas ela fica muito cansada e acaba dormindo na hora errada.
Enfim, se alguém tiver alguma dica, por favor nos ajude! Precisamos ter o nosso sono tranquilo de volta.

5 comentários:

Vinicius disse...

Putz... deve estar punk.
Bom, ai vai meu chute: primeira denticao. Foi a primeira coisa que me veio em mente. A epoca bate (6 meses), um dos sintomas bate (dificuldade pra dormir)... enfim, solucao tambem (chupeta pra disfarcar o incomodo).

Boa sorte, amigos!

fonte: http://www.e-familynet.com/artigos/articles.php?article=61

Carlinha Freitas disse...

Oi Amiga!

Uma das coisas mais dificeis na maternidade é não conseguir descansar direito né? Imagino o quanto deve estar cansativo pra vc... Vou te mandar um email para conversarmos melhor sobre essa questão do sono da Julinha. Espero que logo normalize!

Uma dica inicial é o uso de som branco. Tenta colocar um CD com músicas como som do mar, som de chuva. Li que isso ajuda o bebê a dormir melhor. (até mesmo adultos!). Os bebês são acostumados a dormir com um barulho constante na nossa barriga e quando colocamos esse som, eles ficam mais confortáveis. Além disso, o som branco anula outros sons que podem estar acordando ela (exemplo, um latido de cachorro!).

Cá, voltei de viagem ontem e estou aos poucos voltando a minha rotina. Vi seus comentários no meu blog, já, já respondo!

Beijo!

Carlinha Freitas disse...

Oi Cá

respondendo sua pergunta sobre o selinho!

não acontece nada se você copiar! É só uma brincadeirinha da blogosfera :))

Beijo!

Pata disse...

Oi, Cá!
Saudades imensas de vcs!!!
A Bia tb teve essa fase qdo comecou a comer e quando os dentinhos comecaram a sair. E demorou um bom tempo pra passar, infelizmente. Acho que só passou mesmo depois do sexto dente que saiu :(
Bom, outra coisa que atrapalhava o sono dela era o ouvido infeccionado. Ela já teve umas cinco vezes nesses quase dois anos de vida. Fique atenta se ela coca o ouvido ou se tem um pouco de febre.
Bom, de qq forma, aguenta firme que vai passar. E depois vai voltar, pois vira e mexe alguma coisa atrapalha o soninho deles por um tempo.
Bjo grande pra vcs!

Chris Pessoa disse...

Nossa, sei bem como é isso... Bom, vc já viu que nao é fome, mas pro comportamento dela ter mudado assim de repente, é porque alguma coisa a está incomodando. Como ela está comendo comidinhas novas, pode ser que ela esteja tendo um pouco de cólicas ou, com 7 meses, já pode ser algum dentinho saindo. Nos dois casos, nao tem muito o que se possa fazer... o jeito é ter paciencia e esperar que a fase passe logo. Bjs!