quarta-feira, outubro 06, 2010

Duas primeiras semanas de comidinhas

Vou dividir as 4 primeiras semanas em dois posts, pois estou sem muito tempo para escrever e acho que assim fica melhor para visualizar também.

Primeira semana

Começamos dando bem pouco de mingau de arroz com o meu leite para ela ir se acostumando com a textura. Na primeira e na segunda vez demos uma ou duas colheres de sopa do mingau, ela achou um pouco estranho, mas comeu. Da terceira vez em diante, ela já comia o prato todo.
Nessa primeira semana também demos pêra e maçã. Tentei dar a pêra e a maçã raspada mas ela não gostou, cuspia tudo. Tive a idéia de cozinhar a maçã só com um pouco de água e bater no liquidificador, mesmo assim ela não gostou. Acho que não tinha cozinhado o bastante. Deixamos a maçã de lado e demos a pêra em pedaços já que estava bem madura, docinha e macia. No começo eu mesmo dava na boca dela e ela comia bem. Fiz também purê de cenoura. Na verdade tentei primeiro cozinhar a cenoura à vapor e amassar no garfo, ela não gostou muito, cuspia todos os pedacinhos. Depois cozinhei na panela e bati no liquidificador, assim ela comeu bem mais.
Ela comia uma vez por dia, às vezes no almoço, outras vezes no jantar. Tentamos um dia aumentar para duas vezes e no outro dia aumentamos para três refeições, só que ela mal comia tudo. Achamos melhor voltar para uma refeição ao dia e ir aumentando aos poucos.
Como estava tentando tirar uma mamada durante o dia, para me dar um momento de descanso e deixar Lu dar a mamadeira e ter um momento mais juntinho dela, começamos a dar uma mamadeira com leite em pó da Cow and Gate para bebês com mais de seis meses. No começo ela não gostou, não mamou quase nada, mas mesmo assim a gente dava sempre um pouquinho todo dia na mamada das 18h.
Continuei amamentando ela de 3 em 3 horas, com a última mamada às 21h e a primeira às 9h. Quando era a refeição dela, primeiro amamentava ela e depois dava a frutinha ou o mingau ou a cenoura. Nesse momento que eles não comem muito, o leite materno ou o artificial ainda é o principal fonte de nutrientes e vitaminas e essas comidinhas são um lanchinho a mais.
Depois da mamada espero mais ou menos 30 minutos para dar a frutinha ou a sopinha ou o mingau, pois percebi que ela não tinha muita fome logo depois de mamar. Parece óbvio, mas não é, tem bebês que comem numa boa depois de mamar, Julinha não é assim, temos que esperar alguns minutos e só depois dar a primeira colherada.

Segunda semana

Na primeira semana estava tirando o meu leite para dar junto com o baby rice, só que um belo dia eu derreti a bombinha e por causa disso não tive como tirar meu leite. Fizemos uma experiência dei para ela o baby rice com o leite artificial e acreditem, ela comeu tudo! Depois disso, ela aceitou a mamadeira com outro leite e mamou 170ml de vez. Continuei com pedaços de pêra e purê de maçã, já que ainda tinha algumas maçãs e pêras aqui em casa. Continuei também com o purê de cenoura.
Aumentei as refeições para 2 vezes ao dia, uma fruta de manhã e legumes no almoço. Fiz cenoura com baby rice e o leite artificial e ela adorou.
Continuei com uma mamadeira por dia do leite artificial, dando as mamadas de 3 em 3 horas e dando um intervalo de 30min entre a mamada/mamadeira e a papinha ou frutinha.
Nessa semana preferi cozinhar a maçã e a cenoura na panela com pouco de água ao invés de cozinhar à vapor e depois de cozidos, bati no liquidificador.
Comprei uns potinhos de 30ml para armazenar os purês no freezer, eles são realmente úteis. Eu percebia que sempre sobrava purê de maçã e de cenoura no liquidificador, para não estragar colocava na geladeira. Como não pode ficar muito tempo na geladeira tinha que dar logo para ela. Depois de comprar esses potinhos congelava tudo e assim podia armazenar por mais tempo e na quantidade certa para a refeição dela, sem ter pressa em consumir logo. Então recomendo fortemente esses potinhos para o começo, vão facilitar e muito a sua vida de cozinheira de papinhas.

É isso aí, até o próximo post com as duas semanas seguintes. :-)

Um comentário:

Carlinha Freitas disse...

Uma das coisas que mais amo em ser mãe é poder apresentar o mundo (cores, sabores, cheiros, lugares...) ao nosso bebê! Você não imagina o quanto estou ansiosa para começar as papinhas!!!!!

Anotei as dicas dos potinhos! :)

Beijo!!!