sábado, outubro 02, 2010

Sétimo mês

Julia com gorro de lã (6 meses e 3 semanas)
Esse mês foi o mês das primeiras frutinhas e papinhas. Estava esperando tanto por isso, eu achava que logo que ela começasse a comer, ela ia parar de mamar. Que nada. O meu leite ainda é a principal fonte de alimento para ela, já que ela não come muito. Então continuo dando leite de 3 em 3 horas durante o dia. Começo às 9h e termino às 21h, às vezes ela mama às 6h também, mas não acontece todos os dias. Por falar em meu leite, ele está normal, nem muito nem pouco, o suficiente para ela. Ultimamente ela tem mamado uns 10 minutos e acho que por isso não estou produzindo mais do que isso. Meus seios não ficam mais vazando, nem muito cheios e doloridos. Não uso mais aqueles protetores para os seios, não é mais necessário. Os sutiãns que comprei logo depois do parto, já estão folgados, voltei a usar os meus sutiãns antigos. Isso tudo é sinal que a produção está diminuindo, mas ainda tenho o necessário compatível com a fome dela. Comecei com uma refeição por dia, depois aumentei para duas e agora ela come três vezes ao dia mais as mamadas de três em três horas. No próximo post vou contar com mais detalhes essas primeiras semanas de comidinhas.

Como tudo que entra sai, é claro que o cocô dela iria mudar, já que a alimentação também mudou. Agora está mais consitente e com um cheiro mais forte. Ela tem feito todos os dias, uma vez por dia, faz muita força e chora muito. Quando percebemos que ela está chorando por causa disso, colocamos ela deitada, tiramos a fraldinha e pressionamos as perninhas contra a barriguinha dela para tentar ajudar. Logo que começamos com as comidinhas, até saiu um pouquinho de sangue. Falamos com a médica e ela disse que era para observar para ver se aparecia mais sangue, felizmente só foi essa vez. A médica também disse que é para dar muita água e suco de laranja diluido sempre que possível. Eu dou sempre depois das mamadas, depois das refeições, antes das sonecas e antes dela dormir à noite. Ás vezes quando ela chora muito de madrugada, dou um pouco de água. Percebemos que ela gosta mais do suco do que da água. Ela já está tomando quase 90ml de suco por dia no copinho, mas ainda não vejo muito progresso no cocô dela. Estávamos dando uma mamadeira por dia desses leites para bebês maiores de 6 meses, decidimos parar de dar e voltar com o meu leite para ver se melhora. Isso já deve ter um pouco mais de duas semanas, vou dar mais uma semana, se não melhorar vamos levá-la no médico de novo e ver o que está acontecendo.

No começo desse mês, Julinha aprendeu a sentar sem nenhum suporte, é tão bonitinha ver ela sentadinha. Ela começava esticando uma perna, se empurrava para trás e depois esticava a outra. No final desse mês ela estava mais ágil, já faz isso rapidinho. Além de saber sentar, ela já fica de joelhos apoiada no sofá, nas grades do berço, nas cadeiras ou qualquer outro lugar que ela encontra para se apoiar. No final desse mês ela aprendeu a ficar em pé, depois de ficar ajoelhada, ela estica as perninhas e fica em pé apoiada nesses lugares. Sempre que a vejo em pé, tiro ela dessa posição e a coloco de novo sentada com os brinquedinhos. Faço isso porque ela não sabe sair dessa posição em pé, ela praticamente se joga e na maioria das vezes se machuca e chora. Minha irmã que é fisioterapeuta de crianças, disse que não tem problema se é ela que quer ficar em pé, o problema é quando os pais ou outra pessoa tenta colocar o bebê em pé quando ainda não é a hora. Cada marco no desenvolvimento de um bebê tem o seu momento para acontecer, não podemos forçar para adiantar logo. Sinceramente espero que demore mais um pouco para ela começar a dar os primeiros passos, pois ela é bem rapidinha engatinhando, imagine quando começar a andar. Ai meu Deus, não vai ter quem segure!

Além desses grandes avanços, ela aprendeu a repetir um som que às vezes parece com "papapapa" outras vezes com "babababa", é tão bonitinho, ela prepara a boca para fazer e depois acha graça. Uma fofa!

Como eu disse no post anterior, agora colocamos ela para dormir no berço, não ninamos mais ela no colo até dormir, é do começo ao fim no berço. Ainda está difícil fazer ela dormir durante o dia. Sabemos que as sonecas são importantes para ela, mas está sendo uma luta fazê-la dormir de dia. Ela tem acordado durante a madrugada às 1h e 4h da manhã, sendo que a última mamada é às 21h. Isso tem cansado muito a gente, o engraçado que eu até me acostumei, acordo nesses horários antes dela acordar e logo depois de alguns minutinhos ela começa a resmungar. Acertei meu relógio biológico com o dela, pode?

No final desse mês, Lu viajou a trabalho, passou 3 noites fora. Fiquei um trapo, muito cansada de ter que lidar com as noites mal dormidas, pensar no que fazer em cada refeição dela e minha, o banho dela, enfrentar a luta de fazer ela dormir durante o dia, esperar para tomar banho (apressada) depois da última mamada torcendo para ela não acordar (ainda bem que isso não aconteceu) e levar ela para perto do banheiro quando tinha que fazer minhas necessidades físicas. É muito cansativo e estressante ser uma mãe sem ter ninguém para ajudar. Ainda bem que no meu caso isso foi momentâneo. Foi tão bom ter Lu de novo pertinho de mim, me sinto mais segura e mais leve com ele por perto. Senti muito a falta dele, ainda bem que passou e nós sobrevivemos!

Até o próximo post sobre as comidinhas de Julinha. :-)

4 comentários:

Carlinha Freitas disse...

Amei essa fotinha dela com o gorrinho!!! Nossa, como estou louca para conhece-la pessoalmente!!! TOmara que dê certo no final do ano de nos encontrarmos! :)

Beijo!!!

Carlinha Freitas disse...

Cá,

sobre a "prisão de ventre" dela, é normal quando muda a alimentaçào.. O organismo do bebê estranha um pouco e demora a se adaptar. Aqui, Lucas fica preso até quando mudamos a marca do leite. Mas logo, volta ao normal.

Uma dica, sempre faça a massagem da bicicletinha quando trocar a fralda dela. Isso vai estimulando a descer... Também me ensinaram a fazer uma massagem no bumbumzinho com um cotonete molhado com agua morna. Por enquanto nào precisei fazer, mas falaram que é tiro e queda!

Beijo!

Carlinha Freitas disse...

Nossa Cá.. ROnaldo vai viajar e passar 10 dias fora. Vai ser um sufoco pra mim também... estou imaginando :(

Amiga, comigo aconteceu também de eu acordar antes de Lucas na madrugada... Mas agora, voltei ao normal rsrsrsrs. Consigo dormir uma madrugada inteira e isso está me fazendo tão bem.

Cá, ela acorda com fome as 01h? Se sim, tenta dar uma mamada as 23h com ela dormindo para ver se ela vai a madrugada toda.

Um beijo!!!

Lia disse...

Oi carol. Compartilho com vc cada experiência. A minha filha Carol, está agora com 6 meses. Come papinha e leite materno, sucos e frutas... A laranja lima é ótima pra prisão de ventre e o mamão papaia idem. Tb me sinto sozinha e estou lidando com o fato que tive que sair do trabalho pra cuidar da casa e da filha. Como vc está lidando com os afazeres domésticos + cuidar da filhota?? Sempre penso naquelas mães que tinham 10 filhos...