sexta-feira, outubro 08, 2010

Terceira e quarta semana de comidinhas

Continuando com a comilança de Julinha.

Terceira semana

Dei batata doce cozida e amassada mas ela não comeu muito, depois bati no liquidificador, ela gostou e comeu mais. Percebi que a depender da fruta ou do legume, ela prefere comer de um certo jeito, tem frutas que ela só come batida no liquidificador, outras em pedaços, o mesmo acontece com os legumes.
Dei metade de uma banana amassada, ela gostou. Dei a outra metade para ela brincar e comer, ela mastigou e comeu uns pedacinhos. Misturei banana com maçã e ela comeu bem.
Bati ameixas no liquidificador, mas ela não gostou, mal abria a boca. Acho que ficou muito grosso.
Dei batata amassada no garfo com leite, ela comeu pouco e o que ela comeu ela engasgava e cuspia. No outro dia, resolvi bater as batatas no liquidificador e colocar leite, ela não comeu de novo. Fiquei logo preocupada "minha filha não vai comer nunca batata!", por que a gente logo leva para o extremo? Coisas de mãe de primeira viagem. Falei com minha mãe e ela me deu a dica de passar na peneira. Passei na peneira, coloquei leite e ela ainda não comeu. Esquentei, aí ela comeu um pouco e depois não quis mais. No mesmo dia a noite, dei batata doce e ela também não quis, nem quente. Enfim, acho que não era o dia de comer. :-)
Dei pela manhã mamão batido com leite, ela não gostou, mas quando dei um pedaço do mamão na boca dela, ela gostou e comeu mais. Um dia pela manhã dei mamão e maçã em pedaços. No começo ela brincou com as frutinhas e depois começou a levar à boca. Comeu uma boa parte dos pedaços de mamão que a gente tinha dado. Ela tentou comer a maçã, mas era muito dura. Ela até tirou uns pedaços, mastigava, mas não conseguia engolir, cuspia tudo. Acho que a maçã é muito dura ainda para ela, mas ela gostou de ficar chupando e mordendo. Pelo menos serviu de um bom exercício para os maxilares. :-)
Fiz uma papinha só de abóbora para ela conhecer e sentir o gosto, mas ela não gostou muito no começo. No outro dia fiz uma papinha do que restou do almoço: batata doce, cenoura e abóbora e ela enfim comeu 2 potinhos de 30ml no jantar. Dessa vez deixei mais líquida, para ver se ela comia alguma coisa.
Um dia pela tarde, estava comendo apricots (damascos) frescos (estavam bem maduros e docinhos) e ela veio perto de mim querendo pegar, dei um pouco na boca dela tirando a polpa do damasco com o meu dedo e ela gostou, ficava abrindo a boca o tempo todo para eu dar mais. :-)
Tentei a abóbora de novo e ela comeu tudo.
Resumo dessa semana: aprendi a não ficar aflita quando Julinha não come nada, já que ela ainda toma o meu leite. Temos que ter paciência, pois é só uma questão de tempo para ela se acostumar com as texturas e os sabores diferentes.

Quarta semana

Dei pedaços de pêssego pela manhã e ela gostou. Cozinhei alguns brócolis à vapor e dei os brócolis inteiros para ela pegar e sentir uma nova textura, mas ela não gostou de tocar. Bati no liquidificador, mas mesmo assim ela não gostou de comer só brócolis. Como eu tinha congelado um potinho de batata doce, descongelei e dei para ela. Quando ela já estava acostumada com o sabor da batata doce, coloquei um pouco do brócolis batido e fui dando junto. Aos poucos ia colocando mais brócolis do que batata doce, até que consegui dar uma colher só de papinha de brócolis, mas percebi que ela ainda não gostou muito. Achava estranho mas comia.
Estava dando duas refeições por dia, nessa semana resolvi aumentar para três.
Comecei o dia dando pêssego, no almoço dei papinha de cenoura com papinha de brócolis e no jantar, papinha de abóbora com papinha de brócolis.
Para as papinhas não tão doces e com sabores mais fortes, começo dando duas a três colheres da papinha que ela conhece (abóbora, cenoura ou batata doce), depois dou uma a duas colheres metade da papinha que ela conhece com a papinha nova e depois dou algumas colheres da papinha nova. Para fazer isso, eu não misturo tudo, coloco as papinhas separadas no pratinho. Dei nesse mesmo esquema a papinha de couve-flor com papinha de cenoura com batata doce no almoço e no jantar. Nem precisei fazer isso com o couve-flor, ela gostou de primeira, nem fez cara feia. Mesmo usando esse artifício, sinto que vai demorar um pouco para ela gostar de brócolis, ela faz muita cara feia, faz que vai vomitar quando come uma colher só com a papinha de brócolis. Eu não desisto, vou tentar outro dia mais para frente. No final dessa semana, já estava aceitando mais o brócolis com outro legumes. Iupiii!!! :-)

Uma observação, não estou colocando o que eu fiz em cada dia certinho, porque quando eu comecei a fazer os registros das comidinhas dela, fiz de um modo geral. O próximo mês vai estar mais organizado, vou especificar com mais clareza o que ela comeu em cada dia da semana. Assim espero poder ajudar ainda mais.

Até mais!

quarta-feira, outubro 06, 2010

Duas primeiras semanas de comidinhas

Vou dividir as 4 primeiras semanas em dois posts, pois estou sem muito tempo para escrever e acho que assim fica melhor para visualizar também.

Primeira semana

Começamos dando bem pouco de mingau de arroz com o meu leite para ela ir se acostumando com a textura. Na primeira e na segunda vez demos uma ou duas colheres de sopa do mingau, ela achou um pouco estranho, mas comeu. Da terceira vez em diante, ela já comia o prato todo.
Nessa primeira semana também demos pêra e maçã. Tentei dar a pêra e a maçã raspada mas ela não gostou, cuspia tudo. Tive a idéia de cozinhar a maçã só com um pouco de água e bater no liquidificador, mesmo assim ela não gostou. Acho que não tinha cozinhado o bastante. Deixamos a maçã de lado e demos a pêra em pedaços já que estava bem madura, docinha e macia. No começo eu mesmo dava na boca dela e ela comia bem. Fiz também purê de cenoura. Na verdade tentei primeiro cozinhar a cenoura à vapor e amassar no garfo, ela não gostou muito, cuspia todos os pedacinhos. Depois cozinhei na panela e bati no liquidificador, assim ela comeu bem mais.
Ela comia uma vez por dia, às vezes no almoço, outras vezes no jantar. Tentamos um dia aumentar para duas vezes e no outro dia aumentamos para três refeições, só que ela mal comia tudo. Achamos melhor voltar para uma refeição ao dia e ir aumentando aos poucos.
Como estava tentando tirar uma mamada durante o dia, para me dar um momento de descanso e deixar Lu dar a mamadeira e ter um momento mais juntinho dela, começamos a dar uma mamadeira com leite em pó da Cow and Gate para bebês com mais de seis meses. No começo ela não gostou, não mamou quase nada, mas mesmo assim a gente dava sempre um pouquinho todo dia na mamada das 18h.
Continuei amamentando ela de 3 em 3 horas, com a última mamada às 21h e a primeira às 9h. Quando era a refeição dela, primeiro amamentava ela e depois dava a frutinha ou o mingau ou a cenoura. Nesse momento que eles não comem muito, o leite materno ou o artificial ainda é o principal fonte de nutrientes e vitaminas e essas comidinhas são um lanchinho a mais.
Depois da mamada espero mais ou menos 30 minutos para dar a frutinha ou a sopinha ou o mingau, pois percebi que ela não tinha muita fome logo depois de mamar. Parece óbvio, mas não é, tem bebês que comem numa boa depois de mamar, Julinha não é assim, temos que esperar alguns minutos e só depois dar a primeira colherada.

Segunda semana

Na primeira semana estava tirando o meu leite para dar junto com o baby rice, só que um belo dia eu derreti a bombinha e por causa disso não tive como tirar meu leite. Fizemos uma experiência dei para ela o baby rice com o leite artificial e acreditem, ela comeu tudo! Depois disso, ela aceitou a mamadeira com outro leite e mamou 170ml de vez. Continuei com pedaços de pêra e purê de maçã, já que ainda tinha algumas maçãs e pêras aqui em casa. Continuei também com o purê de cenoura.
Aumentei as refeições para 2 vezes ao dia, uma fruta de manhã e legumes no almoço. Fiz cenoura com baby rice e o leite artificial e ela adorou.
Continuei com uma mamadeira por dia do leite artificial, dando as mamadas de 3 em 3 horas e dando um intervalo de 30min entre a mamada/mamadeira e a papinha ou frutinha.
Nessa semana preferi cozinhar a maçã e a cenoura na panela com pouco de água ao invés de cozinhar à vapor e depois de cozidos, bati no liquidificador.
Comprei uns potinhos de 30ml para armazenar os purês no freezer, eles são realmente úteis. Eu percebia que sempre sobrava purê de maçã e de cenoura no liquidificador, para não estragar colocava na geladeira. Como não pode ficar muito tempo na geladeira tinha que dar logo para ela. Depois de comprar esses potinhos congelava tudo e assim podia armazenar por mais tempo e na quantidade certa para a refeição dela, sem ter pressa em consumir logo. Então recomendo fortemente esses potinhos para o começo, vão facilitar e muito a sua vida de cozinheira de papinhas.

É isso aí, até o próximo post com as duas semanas seguintes. :-)

sábado, outubro 02, 2010

Sétimo mês

Julia com gorro de lã (6 meses e 3 semanas)
Esse mês foi o mês das primeiras frutinhas e papinhas. Estava esperando tanto por isso, eu achava que logo que ela começasse a comer, ela ia parar de mamar. Que nada. O meu leite ainda é a principal fonte de alimento para ela, já que ela não come muito. Então continuo dando leite de 3 em 3 horas durante o dia. Começo às 9h e termino às 21h, às vezes ela mama às 6h também, mas não acontece todos os dias. Por falar em meu leite, ele está normal, nem muito nem pouco, o suficiente para ela. Ultimamente ela tem mamado uns 10 minutos e acho que por isso não estou produzindo mais do que isso. Meus seios não ficam mais vazando, nem muito cheios e doloridos. Não uso mais aqueles protetores para os seios, não é mais necessário. Os sutiãns que comprei logo depois do parto, já estão folgados, voltei a usar os meus sutiãns antigos. Isso tudo é sinal que a produção está diminuindo, mas ainda tenho o necessário compatível com a fome dela. Comecei com uma refeição por dia, depois aumentei para duas e agora ela come três vezes ao dia mais as mamadas de três em três horas. No próximo post vou contar com mais detalhes essas primeiras semanas de comidinhas.

Como tudo que entra sai, é claro que o cocô dela iria mudar, já que a alimentação também mudou. Agora está mais consitente e com um cheiro mais forte. Ela tem feito todos os dias, uma vez por dia, faz muita força e chora muito. Quando percebemos que ela está chorando por causa disso, colocamos ela deitada, tiramos a fraldinha e pressionamos as perninhas contra a barriguinha dela para tentar ajudar. Logo que começamos com as comidinhas, até saiu um pouquinho de sangue. Falamos com a médica e ela disse que era para observar para ver se aparecia mais sangue, felizmente só foi essa vez. A médica também disse que é para dar muita água e suco de laranja diluido sempre que possível. Eu dou sempre depois das mamadas, depois das refeições, antes das sonecas e antes dela dormir à noite. Ás vezes quando ela chora muito de madrugada, dou um pouco de água. Percebemos que ela gosta mais do suco do que da água. Ela já está tomando quase 90ml de suco por dia no copinho, mas ainda não vejo muito progresso no cocô dela. Estávamos dando uma mamadeira por dia desses leites para bebês maiores de 6 meses, decidimos parar de dar e voltar com o meu leite para ver se melhora. Isso já deve ter um pouco mais de duas semanas, vou dar mais uma semana, se não melhorar vamos levá-la no médico de novo e ver o que está acontecendo.

No começo desse mês, Julinha aprendeu a sentar sem nenhum suporte, é tão bonitinha ver ela sentadinha. Ela começava esticando uma perna, se empurrava para trás e depois esticava a outra. No final desse mês ela estava mais ágil, já faz isso rapidinho. Além de saber sentar, ela já fica de joelhos apoiada no sofá, nas grades do berço, nas cadeiras ou qualquer outro lugar que ela encontra para se apoiar. No final desse mês ela aprendeu a ficar em pé, depois de ficar ajoelhada, ela estica as perninhas e fica em pé apoiada nesses lugares. Sempre que a vejo em pé, tiro ela dessa posição e a coloco de novo sentada com os brinquedinhos. Faço isso porque ela não sabe sair dessa posição em pé, ela praticamente se joga e na maioria das vezes se machuca e chora. Minha irmã que é fisioterapeuta de crianças, disse que não tem problema se é ela que quer ficar em pé, o problema é quando os pais ou outra pessoa tenta colocar o bebê em pé quando ainda não é a hora. Cada marco no desenvolvimento de um bebê tem o seu momento para acontecer, não podemos forçar para adiantar logo. Sinceramente espero que demore mais um pouco para ela começar a dar os primeiros passos, pois ela é bem rapidinha engatinhando, imagine quando começar a andar. Ai meu Deus, não vai ter quem segure!

Além desses grandes avanços, ela aprendeu a repetir um som que às vezes parece com "papapapa" outras vezes com "babababa", é tão bonitinho, ela prepara a boca para fazer e depois acha graça. Uma fofa!

Como eu disse no post anterior, agora colocamos ela para dormir no berço, não ninamos mais ela no colo até dormir, é do começo ao fim no berço. Ainda está difícil fazer ela dormir durante o dia. Sabemos que as sonecas são importantes para ela, mas está sendo uma luta fazê-la dormir de dia. Ela tem acordado durante a madrugada às 1h e 4h da manhã, sendo que a última mamada é às 21h. Isso tem cansado muito a gente, o engraçado que eu até me acostumei, acordo nesses horários antes dela acordar e logo depois de alguns minutinhos ela começa a resmungar. Acertei meu relógio biológico com o dela, pode?

No final desse mês, Lu viajou a trabalho, passou 3 noites fora. Fiquei um trapo, muito cansada de ter que lidar com as noites mal dormidas, pensar no que fazer em cada refeição dela e minha, o banho dela, enfrentar a luta de fazer ela dormir durante o dia, esperar para tomar banho (apressada) depois da última mamada torcendo para ela não acordar (ainda bem que isso não aconteceu) e levar ela para perto do banheiro quando tinha que fazer minhas necessidades físicas. É muito cansativo e estressante ser uma mãe sem ter ninguém para ajudar. Ainda bem que no meu caso isso foi momentâneo. Foi tão bom ter Lu de novo pertinho de mim, me sinto mais segura e mais leve com ele por perto. Senti muito a falta dele, ainda bem que passou e nós sobrevivemos!

Até o próximo post sobre as comidinhas de Julinha. :-)