terça-feira, novembro 02, 2010

Oitavo mês

Julinha completou 8 meses na última quinta-feira. Como sempre vou tentar fazer um resumão do que aconteceu nesse mês.
Entre o final do sétimo mês e o começo desse mês, adivinhem? Ela começou a engatinhar! Ninguém mais segura essa menina. :-) Com essa mobilidade toda, também começou a ficar em pé apoiada na gente, nas cadeiras, no sofá ou nas grades do berço dela. No começo dava uma agonia de vê-la em pé com aqueles pezinhos molinhos e as perninhas sem nenhuma firmeza, ela só sabia levantar e para descer se jogava, a gente tentava pegar ela no ar antes de cair, mas infelizmente a gente não estava sempre do lado dela nesses momentos e aí logo se ouvia o choro. Teve uma vez que ela machucou a testa depois de perder o equilíbrio em pé na cadeira da mesa, que por sinal é de madeira. Depois disso, decidimos que ela só chegaria perto das cadeiras quando ela aprendesse a descer direito e que o sofá seria um perfeito lugar para ela praticar. Depois de cair bastante, ela aprendeu a descer sozinha. Hoje ela está craque, sobe e desce na maior tranquilidade. No final do mês depois de tanto praticar subir e descer, ela já dá uns passinhos para o lado e para frente passando da cadeira para o sofá (e vice-versa) ou tentando pegar alguma coisa que está mais distante.

Julia em pé segurando no sofá
Um dia eu comecei a dar beijinhos nas bochechas dela e parei um pouco, aí ela repetiu o som, fiz mais algumas vezes e ela repetiu de novo. Chamei Lu para ver, a gente riu bastante e fizemos até um vídeo dela dando beijinho. Pena que só foi naquele dia. :-(

Sobre o sono dela, tivemos alguns dias que ela dormiu a noite inteira. Foi um sonho! (literalmente) :-)
Mas às vezes ela acorda, a gente coloca a chupeta e ela volta a dormir. Ela voltou com a rotina dela, ela dorme às 19h30 e acorda às 8h ou 9h do dia seguinte. Algumas noites eu dou uma mamada às 21h quando ela está muito agitada e não consegue voltar a dormir com a chupeta. Outras noites ela resolve acordar de madrugada às 5h ou 6h, colocamos a chupeta e rezamos para ela voltar a dormir. Mas também tem noites que ela chora e volta a dormir sozinha, essas são as melhores.

E para quem estava apostando nos dentes como um motivo para ela voltar a acordar de noite, acertou! O primeiro dentinho dela nasceu! Uhuuu! Ainda não dá para tirar uma foto do detinho, porque Julinha não deixa, ela não gosta de ficar mostrando o único dentinho dela assim de graça. Então quando ela ficar mais à vontade com o dentinho, vamos tirar uma foto, aí eu colocarei aqui com certeza. Com o dentinho, veio o primeiro desafio, criar o hábito de escovar a gengiva e o dentinho. Para ser sincera, estava evitando fazer isso já que ela não tinha dente, sei que isso está errado, mas tinha colocado essa desculpa na minha cabeça para não me sentir mal. Sei que agora não posso mais evitar, ela tem um dente e esse único dente deve ser escovado antes dela dormir, mas está sendo tão difícil. Comprei a escovinha e a pasta de dente apropriada para a idade dela. Primeiro coloquei a pasta de dente na quantidade indicada e tentei passar na boca dela. Ela abriu a boca, mas logo depois tirou a escova e não deixou eu escovar mais nada. No outro dia, tentei de novo, mas ela nem abriu a boca, aí passei só uma toalha molhada na gengiva dela. No outro dia, decidi dar a escovinha molhada na água sem a pasta de dente para ela mesma colocar na boca, não é que funcionou? Ela coloca na boca e eu faço o movimento de escovar, ela não gosta muito, mas tento fazer isso sempre que ela coloca a escova na boca.

Mudando um pouco de assunto, algumas vezes quando eu e Lu estamos conversando, Julinha começa a chorar bem fraquinho, a gente olha para ela e pergunta o que foi, ela pára de chorar e fecha os olhinhos bem devagar como que estivesse piscando. É muito fofo! Já aprendeu a fazer gracinha! Pode?

Eu disse no último post que estava fazendo um diário mais organizado do que Julinha comia em cada dia e em cada refeição. É verdade. Comecei fazendo isso, no final do mês já tinha parado. Então como eu não consegui manter o diário das comidinhas, no próximo post vou escrever de forma mais geral o que Julinha comeu nesse mês. Sem contar que está me dando uma preguiça de fazer as comidinhas dela todos os dias. Para nos salvar, passamos a fazer um estoque de potinhos orgânicos do supermercado. É uma beleza! Sobre a digestão dessas novas comidinhas, ela se acostumou e já consegue fazer cocô sem nossa ajuda. Ufa, ainda bem!

Que sapeca!
Uma observação importante sobre quando voltamos do Brasil (sei que faz tempo, mas acho bom ter isso registrado), colocamos ela às vezes para dormir em nossa cama, quando estávamos ainda ajustando o fuso horário dela já que estávamos muuuito cansados para ficar do lado do berço esperando ela dormir. Demorou mais ou menos uma semana para voltar ao fuso daqui. Esse foi um dos motivos da gente ter desistido de ir para o Brasil no final do ano. Ela ainda é muito pequena para se adaptar a essas mudanças.

Ah, tenho uma novidade, entrei em um curso à distância, em outro post eu conto que curso é esse e como está sendo. Estou muito cansada, vou parando por aqui, até mais!

4 comentários:

Carlinha Freitas disse...

Oi Cá,

Quanta novidade!!!! Fico muito feliz de ver o desenvolvimento da Julinha... Fico revendo os posts mais antigos e vendo o quanto ela já desenvolveu! Maravilha :)

Eu amei essa fotinha dela em pé! Acho tão fofo bebezinho nessa posição! rsrsrs

Sobre viagens com bebê, eu também estou decidida a não fazer mais até Lucas ter pelo menos 1 ano. Mexe muito com a rotina do bebê e passamos maus bocados até ajustar de novo. Imagine agora que eu voltei a trabalhar? Aff. Por falar em rotina, aqui estamos em uma zona danada. Ele está doente e não come e nem dorme :( Espero que passe logo.

Sobre os dentinhos, eu quero ver!!!!!!!!!! Deve estar tão fofa só com um dentinho!!!! Titia quer ver, mostra Julinha!!! :)

Sobre escovar os dentes, a odontopediatra disse que eu já deveria inserir esse passo no ritual do sono, mas quem disse que eu consigo? Ele já fica bem sonolento após mamar e quando passo o paninho ele desperta. A médica disse que quanto mais cedo começar, mais fácil. A outra dica que ela deu é fazer com que esse momento fique divertido. Por exemplo, pegue um brinquedo e diga que é um amiguinho do dente e faça brincadeirinhas. Uma outra dica é escovar os seus dentes junto com ela. Bebês gostam de imitar os pais.

Amooooooooo seus posts, sabia? quero mais!!!!!!!!

Beijo!

Carlinha Freitas disse...

Nossa, escrevi um livro acima!!! kkkkkkk

Pata disse...

Oi, Cá! Julinha tá muito fofa nas fotos! Que espertinha que ela está, parabéns pra ela!
Que legal que vc tá fazendo esse curso, quero saber de tudo qdo vcs vierem pra cá!
Que saudades de vcs, já estou contando os dias!
Bjao

Carlinha Freitas disse...

Oi Cá,

sobre o suquinho, a orientação que o pediatra passou é de só diluir na água quando:
1) For um suco muito grosso (a consistência deve ser sempre tipo um suco de laranja).
2) Se tiver muito amargo. Ele sugeriu diluir em vez de adoçar.

Essas dicas também foram dadas lá na creche onde ele fica.

Por enquanto não precisei diluir nada. Mas só ofereci laranja e laranja lima!

Ele falou também pra passar na peneira sempre!

Beijo!!!