quarta-feira, novembro 17, 2010

Curso de Saúde e Serviço Social

Estou fazendo desde começo de Outubro o curso de Saúde e Serviço Social na Open University. O curso é à distância e às vezes tenho uma aula presencial por mês. Fazia algum tempo que vinha pesquisando onde estudar esse tipo de curso em Londres, mas quando achava era muito caro. Depois que Julinha nasceu comecei a considerar as universidades que oferecem cursos à distância, já que poderia ficar com Julinha e estudar ao mesmo tempo. Babá ou creche é muito caro, então essa opção foi logo descartada. Seria a minha primeira vez em um curso à distância, tudo seria novidade. Achei esse curso na Open University, mostrei para Lu e fizemos a minha inscrição.

Eu tenho estudado durante as sonecas de Julinha e à noite, quando Lu chega do trabalho e a coloca para dormir. O curso é bem organizado, cada semana eu tenho uma meta de trabalho e leitura a cumprir. Cada vez que termino uma atividade, faço login no site do curso e marco como feito. É bem legal!

No site do curso temos alguns fóruns relacionados com o conteúdo do curso que devemos participar. Além de enorme suporte online que abrange desde como usar o computador até como referenciar um trabalho na sua monografia. Tudo bem simples e bem explicado. Muito bom mesmo!

Até agora estou gostando do conteúdo do curso. O curso inteiro é composto por 6 blocos, cada bloco tem 3 unidades e cada unidade tem mais ou menos 5 capítulos, sem contar nos 3 livros adicionais e um projeto que teremos que fazer no meio do curso. É muita coisa! Só de pensar fico assustada. :-) Redações, testes on line, participação nos fóruns e uma prova final compõem nossas notas. Tudo é feito online, com exceção da prova final que será em uma sala de alguma faculdade.

O curso de administração que fiz antes de Julinha nascer me deu uma boa base de como escrever redação em inglês acadêmico. Engraçado que nada acontece por acaso, não gostei desse curso mas em compensação tive um ótimo professor de redação. Se não fosse pelas aulas dele, hoje estaria perdida que nem cego em um tiroteio. :-) Lembrei agora que fiz um curso de Saúde e Serviço Social na Finlândia também, só que não tinha gostado muito, pois a ênfase do curso era muito mais nos serviços disponíveis no setor da saúde do que no setor social. O mundo dá voltas e quando percebemos, voltamos para o mesmo ponto de onde saímos, que coisa, né?

Essa semana terminei o primeiro bloco. Esse bloco apresenta os serviços de saúde e social oferecidos tanto pelo setor público quanto pelo privado, explica o que as pessoas precisam fazer para conseguir ter acesso a esses serviços, o que um cuidador qualificado faz e o que não deve fazer. Enfim se eu escrevesse tudo que aprendi nesse bloco esse post ficaria enorme, então é isso aí e muito mais. :-)

O fato de ser um curso à distância não me trouxe muitos problemas. É claro que sinto falta das pessoas estudando comigo lado a lado em uma sala de aula com um professor lá na frente. Mas por incrível que pareça, já estou me acostumando e conseguindo lidar com isso numa boa, estudando quando eu quero e ao mesmo tempo acompanhando de perto o crescimento de Julinha.

O grande desafio é entender os novos termos e conceitos de uma nova área profissional em um país que não é o meu, com leis e cultura diferentes. Além disso, aprender tudo isso em outro idioma, que loucura né? É muita novidade em pouco tempo!

O que importa é que está sendo massa! Uhuuu! :-)

4 comentários:

Vinicius disse...

Se joga, mama! :-)
Bom saber que você está conseguindo conciliar a vida de mama com seus estudos. Boa sorte na empreitada! Quando estiver com saudades dos tempos da UFBA, a gente pode marcar uma sessão de estudos matinais no sábado, umas 6 horas, via skype. Quem bocejar menos, ganha, rs.

Wagner Saback Dantas disse...

Sucesso, Cá!

Beijo grande,
Wagner (Saback).

Maria de Salete disse...

Dá-lhe Carol!

Anônimo disse...

Nada melhor do que um bom desafio não é mesmo?