quinta-feira, novembro 18, 2010

Comidinhas de Julinha - oitavo mês

No oitavo mês (o segundo mês dela comendo sólidos) começamos a deixar a sopinha com mais textura, sempre que possível amassando os legumes com o garfo. Demos também novos legumes, frutas, rice cake e papinhas orgânicas compradas no mercado porque ninguém é de ferro. :-)

Vou logo avisando, esse post ficou um tanto quanto chato de ler, só escrevi mesmo para tê-lo como registro. Então se quiser, pode pular, eu deixo. ;-)

Quinta semana:

Domingo, dei manga e ela gostou, tanto da papinha quanto comeu os pedacinhos. Dei abobrinha amassada no garfo, ela não gostou muito, vou tentar de outro jeito.

Segunda-feira, comprei um espremedor de legumes e frutas. Achei que seria útil para espremer batatas, já que ela não come amassada no garfo, no liquidificador vira uma massa só "unida venceremos" e no coador, demora muito para eu fazer uma porção. Passei a abobrinha no espremedor e dei com cenoura, ela comeu mais. De noite, dei abobrinha, brócolis e batata, dessa vez não separei, misturei tudo, porque ela não gosta muito de nenhum dos três ingredientes. Seria tudo ou nada. Eu sei, foi arriscado, mas não custa tentar. Ela comeu metade, já foi um grande avanço.

Terça-feira dei de manhã uma papinha de aveia, ela não comeu muito, vou tentar colocar alguma fruta junto e ver se ela come mais. No almoço dei uma papinha de macarrão a bolognesa, tinha uns pedacinhos de macarrão e cenoura, ela gostou, comeu bem para a primeira vez. No jantar, comprei um caldos de legumes para bebês que vende na farmácia, com pouco sal e fiz uma sopinha com abobrinha, batata e agrião. Ficou bem saborosa, não tinha quase nada de sal, mas o caldo deu um saborzinho diferente. Bati um pouco no liquidificador, deixei com mais textura. Ela comeu 2 potinhos e meio, total 75ml. Normalmente ela come 60ml, ela comeu bem, abria a boca sem parar, tive que aproveitar o embalo. :-) Agora que sei que ela gostou vou deixar mais pedacinhos da próxima vez. Vou fazer tb o meu próprio caldo de legumes e deixar no freeezer, pois assim tenho a certeza que não terá sal. De sobremesa dei o caroço da manga para ela chupar, muito engraçado ele comendo e chupando o caroço da manga.

Na quarta-feira, dei o resto da papinha de aveia com um pouco de manga, ela comeu mais, mas nem chegou na metade. Lu deu o resto da papinha a bolognesa e ela comeu muito bem. Nem sinal de alergia a gluten, ainda bem. :-) À noite dei uma papinha de brócolis com a papinha de agrião, batata e abobrinha, ela comeu tudo, acho até que se tivesse mais, ela comeria mais.

Hoje, quinta-feira, pela manhã, dei purê de manga, pois percebi que ela não come muito a manga quando dou em pedaços e os pedaços que eu tinha na geladeira estavam já fazia um tempinho, fiquei com medo de estragar e fiz esse purê. Ela comeu tudo na maior alegria. O engraçado que como eu demorei para fazer a papinha, porque eu ainda tinha que lavar o liquidificador, o pratinho e a colherzinha dela, ela começou a resmungar, bufar. :-) Toda bonita! Quando ela terminou a papinha, como sempre dei o suco de laranja diluido na água e um pedaço de torrada, que eu estava comendo. Ela adorou, comeu tudo. Às vezes dava um pouco de suco, porque sei que comer só torrada, seca a garganta. :-) Depois no almoço e janta, dei um purê de cenoura com ervilha com cubinhos de cenoura e ela adorou, mastigava os pedacinhos com a gengiva, uma graça.

Na sexta-feira, dei um desses iogurtes para bebês maiores de 6 meses, ela comeu pouco. Como ela não comeu muito dei pedaços de pêra também. No almoço dei o mesmo purê de ontem e no jantar, fiz um purê de batata, agrião e abobrinha, deixando uns pedaços de batata e abobrinha para ela mastigar.

No sábado, Lu deu pêra com o iogurte para ver se ela comia mais, mas ainda assim não comeu tanto. Dei uns pedaços de pêra para compensar. No almoço dei a mesma comidinha do jantar de ontem. E no jantar, compramos uma papinha de carne com cenoura, ela adorou, comeu bastante mesmo. Até ficamos um pouco preocupados com a quantidade de comida ingerida por ela. :-)

Sexta semana:

No domingo de manhã, dei pedaços de pêra e manga e, depois o caroço da manga. Ela comeu bem. No almoço dei o outro potinho de carne com cenoura e ela gostou. No jantar dei o resto do potinho e dois potinhos de 30ml de sopinha de abobrinha, agrião e batata, ela comeu tudo.

Na segunda pela manhã dei iogurte com purê de manga, ela comeu o purê todo mas o iogurte ela não gostou, fechava a boca quando percebia que era iogurte. No almoço fiz uma sopinha de batata doce, leek, ervilha, caldo que eu fiz ontem (por falar nisso, deu um trabalho...). Ela gostou e comeu tudo. Dessa vez não bati no liquidificador, amassei com o garfo e deixei uns cubinhos de batata doce, ela gostou até deixei ela brincar com a comida e com a colher no final e de vez em quando ela pegava com a mão e levava na boca. Uma bagunça mas é isso mesmo, ela adorou.:-)

Na terça, dei pedaços de pêra pela manhã, no almoço ela comeu batatadoce, leek e ervilha e um pouco de milho. No jantar batata, abobrinha e agrião e um rice cake. O rice cake não tem gosto de nada, dei só para ela ter algo para mastigar, já que tive que bater todos os legumes no liquidificador, porque o agrião tem um gosto muito forte. Ela gostou do rice cake, mas ela engasgava às vezes, porque gruda no céu da boca. Então tem que ficar de olho.

Na quarta-feira dei para ela melão cantaloupe (daquele da polpa laranja), gostou de ficar chupando e mastigando um pedaço que tinha dado pra ela. No almoço dei um potinho de risotto de galinha com tomate e milho. Ela adorou e eu também :-). Não sabia que se eu esquentasse a papinha inteira ainda no potinho, Julinha teria que comer o potinho inteiro. Descobri isso depois de ter esquentado. Como ela não comeu tudo, para não ir para o lixo, fiz esse sacrifício, comi o resto. Estava muito bom mesmo. :-)

Na quinta-feira, o café da manhã foi melão cantaloupe e torrada. O almoço foi espinafre com abóbora e o jantar, parsnip com cenoura. Parsnip em português se chama pastinaca ou chirivia, nós nunca tínhamos visto ou ouvido falar disso no Brasil. Foi novo para Julinha e para nós. Parsnip parece uma cenoura albina, mas depois de cozida lembra uma batata.

Na sexta-feira, o café da manhã foi o mesmo de ontem, já que o melão era enorme e tínhamos que terminar com ele. O almoço foi uma sopa de galinha com pedaços de cenoura e parsnip. E o jantar foi a sopa de galinha com parsnip.

No sábado, maçã cozida e torrada no café da manhã, o almoço foi sopinha de galinha e o jantar uma papinha que agora não lembro qual foi.

Nenhum comentário: