quarta-feira, abril 18, 2007

Prova de finlandês

Na segunda-feira passada, eu fiz a minha primeira prova de finlandês. Passei a semana passada inteira me preparando, não gosto de fazer prova, mas eu tinha que fazer, eu não tive opção.
No sábado, combinei com Buppha, uma amiga do curso para vir aqui em casa para estudarmos. Vimos os assuntos mais básicos. Durante nosso estudo, Cássio e Patrícia passaram aqui em casa para me convidar para comer pizza na casa deles de noite. Claro que eu aceitei. Depois que terminamos de estudar, eu e Buppha fomos encontrar com Hong, outra amiga do curso, na frente do shopping. Infelizmente, não pude conversar muito com Hong e Buppha, já estava na hora de ir para a casa de Patrícia e Cássio, não podia me atrasar. Me despedi delas e lá fui eu comer pizza.
Cheguei um pouco atrasada, Marcelo também estava lá. Foi muito bom sair de casa depois de uma semana inteira estudando. Comemos pizzas, tomamos vinho, rimos muito, foi tudo muito bom! Eles são pessoas maravilhosas. Voltei para casa de madrugada, Cássio veio me deixar em casa. Mesmo aqui sendo seguro, eu não arrisco andar sozinha de madrugada. Todo lugar tem um doido e por que aqui não haveria de ter?
No domingo, fiquei em casa de maresia e de tarde fui para casa de Patrícia e Cássio para estudar mais um pouquinho com Patrícia. Foi ótimo, fizemos alguns exercícios juntas e ela me ajudou a lembrar de algumas palavras já esquecidas. Depois disso, nós comemos algumas pullas e tomamos cappuccino. Tudo uma delícia! Depois voltei para casa.

[Abrindo parêntese] Patrícia e Cássio, muito obrigada pela atenção e preocupação que tiveram comigo nesses dias que Lu não estava aqui, vocês foram muito legais comigo, valeu mesmo! [Fechando parêntese]

De noite, não consegui dormir direito, nervosa pensando na prova e ansiosa porque Lu iria chegar de viagem.
Na segunda, acordei cedo e com muito sono fui para a escola fazer a prova.
Achei a prova bem fácil, consegui entender tudinho, só senti dúvida em uma palavra, mas por sorte essa mesma palavra aparecia na prova em outra questão e assim pude tirar minha dúvida. Não caiu os assuntos mais difíceis e as palavras mais novas para mim não apareceram nessa prova, ainda bem! Recebemos a prova às 8h40 e terminei de fazer às 9h15, revisei tudo, entreguei e voltei para casa.
Fiquei em casa esperando Lu chegar, contando as horas e os minutos. Quando ele tocou a campainha, eu senti aquela ansiedade misturada com nervosismo e saudade e sei-lá-o-que-mais. Foi uma sensação tão boa... É muito bom tê-lo aqui do meu lado novamente, abraçá-lo, beijá-lo, dormir e tomar café juntos, conversar, sentir o carinho, o dengo, é tão bom... Estava com muitas saudades.
Passamos o resto da tarde e noite conversando sobre como foi a viagem, como foi encontrar com nossos queridos amigos e com a mãe dele, como foi voltar para o Brasil e outras coisas mais. Com tanta coisa para contar, dormimos muito tarde.
Na terça-feira foi difícil de acordar, mas tirei forças lá de dentro e consegui ir para o curso de finlandês. Nesse dia, a professora falou com cada aluno separadamente, 10 minutos para cada aluno. Para cada aluno, ela apresentava um resumão sobre o desempenho durante o curso e mostrava a prova corrigida. Ela me disse que meu rendimento foi muito bom, que eu tinha errado só uma palavrinha na prova, que de 47 pontos, eu tirei 46 e ½, e que estava apta para passar para o módulo 2. Fiquei tão feliz quando eu ouvi essas coisas da professora, foi bom saber que meu esforço e as horas que passo estudando para para aprender esse idioma tão difícil, não estão sendo em vão. Infelizmente, dos 18 alunos da minha sala, 6 não passaram para o módulo 2, entre eles, a minha amiga Buppha. Ela tem muitas dificuldades, acho que foi até melhor para ela. Ela vai poder repetir o módulo 1, ficar mais confiante e passar para o módulo 2.
Na próxima quarta-feira, começa o módulo 2, já estou preparada, que venha mais finlandês! :)

10 comentários:

Maria de Salete disse...

Ca, eu adoro e admiro você! parabéns!
e sinto muita, muita saudade de vocês dois, dos lanches, do ap da federação e do ap daí de espoo, tão gostoso...
Beijos,

Teea disse...

Carol, parabéns pela prova - fez muito, mas muito bem!
beijos,
Teea

Vinicius disse...

Congratulations Kerols!
Como diz a frase famosa, eu já sabia, afinal, eu bem sei o tanto que vc se empenha quando o assunto é estudar. Se eu tivesse aí a gente estaria estudando filandês, de preferência em alguma varanda, no sábado de manhã, hehehehe!
O FISL foi animal... Fazia tempo que não me divertia tanto. Foram 3 noites alunicantes na companhia daquele povo, e claro, Djonie estava em todas. Manda abração pra ele!

Beijossssssssss!

Anônimo disse...

Genteeee!!
Desculpa aí, mas parei em Buppha. Amei, hahahahahah!!

você já vai sair falando loucamente um dia desses, muito bom, Carol...

beijos
Lia.

Mauricio Vieira disse...

aaaeeee \o/

parabéns pelo bom desempenho.
e

daumbeijunuulu aipäämim

Yupanqui disse...

Na moral! Que pais demente!
Nunca vi pontuação máxima tão quebrado, "47". No módulo 2 deve ser 47.354.... :P~

beijão e parabéns

Yupanqui

Anônimo disse...

(rindo do comentário de Pinky)

Rapaz, botou pra lenhá!

Você havia me avisado ontem sobre o resultado da prova, mas não me disse que foi quarenta-e-seis-e-meio de quarenta-e-sete (que loucura essa pontuação!)!

Estou contente, sobretudo com a sua calma e alegria. Rever a paz -- misturada à paz de rever o marido (hum!) -- é bom demais.

Ir ao FISL foi uma das dádivas dos últimos tempos. Ri muito com todos, pena que não pude acompanhá-los nos encontros extra-FISL. O trabalho por PoA foi intenso e valeu muito a pena ter trabalhado duro por lá.

Sucesso no módulo 2 do finlandês!

Continuemos os dias.

Beijão,
Wagner - Fpolis, SC, BR, 19.04.2007, 10h13.

Pata disse...

Parabéns, Carol! Eu tb sabia que vc iria tirar uma nota muito boa, afinal, chegou aqui em casa sabendo a matéria toda!

Pra mim foi ótimo estudar com vc, pois pude relembrar muitas coisas que já tinha me esquecido. Vamos repetir a dose na sua próxima prova ;)

Ah, não precisa agradecer pela atencão não, vizinho é pra essas coisas mesmo; pra papear, rir, pedir algo emprestado e fazer uma "batida" na casa do outro qdo ele está sumido, hehe.

Bjnhs

Mônica Paz disse...

Oi Cá,

Fiquei que nem Saback, o trabalho me deixou muito cansada n FISL e não sair muito a noite, mas foi bom rever a galera da antiga :-) taba precisando.

Parabéns pela prova, Lú estava contando que vc já ocnsegue se comunicar em finlandês qd saem para comer e achei facinante :-)

Fiquei orgulhosa viu?

beijos

Vinicius disse...

Em breve colocarei uma receita revolucinãria de pipoca doce com ovomaltine no cume tatu é bom...