quarta-feira, setembro 26, 2007

Céu de Suely e Cirque du soleil

Ultimamente os dias são os mesmos, sem muitas emoções.
Esse módulo de finlandês está bem puxado, aprendemos 2 novos assuntos por semana, é muita coisa, considerando o idioma. Fico me perguntando quando vai ficar fácil? Talvez daqui a três anos, falando e escrevendo em finlandês sem parar.
A professora já marcou o próximo teste, será no dia 05.10. Para estudar tudo até o dia da prova, vou ter que deixar de lado minha queridíssima sonequinha da tarde e as horas em frente a televisão.
Lu está bem no trabalho e tem passado por uns apertos de prazos e muito trabalho.
Disse que nossos dias foram sem emoções, não foi? Na verdade nem todos os dias.
Na sexta passada fomos assistir um filme brasileiro "Céu de Suely" no Festival Internacional de Filmes em Helsinki. Nesse ano, o festival teve 2 filmes brasileiros (Céu de Suely e É proibido proibir), além de diversos filmes de outros países.
No caminho para o cinema, encontramos com Sanna que tinha acabado de assistir um filme. Fomos para uma lanchonete conversar e, é claro, comer também. Lu tomou um café, Sanna, um suco e eu, um super-ultra-delicioso sorvete de creme com morango. Hummm, estava muito bom! A amiga de Sanna foi nos encontrar na cafeteiria e depois fomos para o cinema, que fica do lado da cafeteira. Entramos na sala e logo depois Cássio e Patrícia chegaram. Vimos o filme. É tão bom ouvir e ver um filme em português, diferente dos outros filmes e da televisão que preciso ficar catando as palavras em finlandês na legenda ou me concentrar no inglês para entender o que está acontecendo. O filme é bom, o sotaque do nordeste é bem forte, acho que era do ceará. Mesmo sendo cearense em alguns momentos nos fez relembrar o nosso sotaque baiano. Quem já foi pro cinema com Lu sabe que, quando ele gosta de alguma coisa, ele ri sem parar. Nesse filme quando ele ouvia algo mais próximo do nosso sotaque ele ria, algumas vezes, a cena nem era engraçada e ele ria (doido, doido). :)
Depois do filme nos despedimos de Sanna e da amiga dela, fomos, eu, Lu, Cássio e Patrícia pegar o ônibus para casa. No caminho para o Kamppi, eles nos lembraram que o espetáculo do Cirque du Soleil seria no dia seguinte às 18h. Eu e Lu achávamos que esse espetáculo era bem no final de setembro. Se a gente perdesse esse espetáculo... ai, ai... nem gosto de pensar nisso. Pegamos o ônibus e voltamos para casa.
No sábado às 16h30 encontramos com Cássio e Patrícia pegamos o mesmo ônibus e depois um trem para o estádio onde foi o espetáculo. As cadeiras tinham número marcado, então não precisava muita correria. Entramos e ficamos esperando sentados o início do espetáculo. Eu estava ansiosa, antes do espetáculo um pensamento não saía da minha cabeça "Nunca imaginei que um dia pudesse ver esse espetáculo ao vivo. Eu estou aqui e logo ali o Cirque du Soleil! Uau, parece um sonho!". O nome do espetáculo é Delirium. O espetáculo começou e foi lindo, cheio de efeitos, luzes, som ao vivo (tinha sempre uma banda ou os instrumentos no palco), canções, danças... Mistura tudo isso e acrescenta algumas apresentações dos artistas do circo! Sucesso! Os efeitos do espetáculo me impressionaram, foram sensacionais, nunca tinha visto nada parecido. Nesse espetáculo teve uma homenagem ao Brasil: os cantores cantaram em português, não dava para entender muito bem, mas com certeza, era português. Tinha uma "Carmem Miranda" com uma saia gigante, embaixo da saia alguns dançarinos sambando e jogando capoeira e a banda tinha uma cuica. Se eu visse esse espetáculo no Brasil, eu acharia que a homenagem era porque estavam no Brasil, mas não, vimos aqui na Finlândia e fica claro a cada dia que passamos aqui na Europa, que o Brasil é uma referência cultural mundial. Aêêêê Brasil!!! E para os baianos, "Bóra Baêa!!!" ;)
Para fechar o espetáculo com chave de ouro, eles cantaram uma música em português também. Uau! Eu só lembro de um palavra da música: "Alegria". A melodia está até hoje na minha cabeça.
Saímos de lá felizes e extasiados. Quero mais! Quero mais! Quero mais! Tomara que no próximo ano eles voltem com outro espetáculo!

13 comentários:

Cécile disse...

Poxa, q massa q vcs foram ao cirque du solei!!! Deve ter sido lindo...
Aqui em Sampa, tb vai ter apresentações no ano que vem, mas devem custar uma nota, hehehe. :-)

Bjocas

Mauricio Vieira disse...

6 bilhões de vivas ao circo que não maltrata animais!

beijos.

Vinicius disse...

Tá rolando a turne do espetáculo Alegria aqui no Brasil. Eles chegam a São Paulo em fereveiro e ficam até maio acho... Acho que vamos nessa parada também! A música que toca na propaganda não sai dos meus ouvidos, heuaheuaheuaeh. Mas não sei se é a mesma. Precisamos de skype!

Anônimo disse...

Aqui em Fpolis teve, Cá, e eu não fui...

Com a falta de grana (essa viagem vindoura suga tudo mesmo -- aliás, já tenho datas: 07 de outubro, Salvador; 14 de outubro, Lisboa), nem daria. Acho que foi uns 40 reais (a meia!).

Quem sabe, quem sabe na próxima...

Ao menos, já sei que o negócio é bom mesmo. Pela empolgação de vocês, não consigo imaginar outra coisa!

Beijos,
W.

Anônimo disse...

Saudades muitas sua e de Lu.

beijos, Carlinha

Anônimo disse...

Oi Cá,
Sonho...um dos sonhos de minha vida é ir ao Cirque du Soleil! :) Que bom que vcs foram! Massa!! Deve ter sido realmente lindo! Sempre vejo um vídeo deles no youtube, espetacular!! :)

http://br.youtube.com/watch?v=y8YjtozRX1o&mode=related&search=
Alegria...linda música!!

Allegria
Come un lampo di vita
Allegria
Come un pazzo gridar
Allegria
Del delittuoso grido
Bella ruggente pena, seren
Come la rabbia di amar
Allegria
Come un assalto di gioia
...

Beijihos!
Livinha

Pata disse...

Oi, Cá, o espetáculo foi o máximo mesmo! Fico lembrando e nem acredito que fomos, rsrsrs.
Bjs e boa semana!

Anônimo disse...

Encontrei seu blog e fiquei realmente "babando" com a oportunidade incrivel de vêr o Cirque du Solei. Essa foi uma oportunidade que não me perdooei até agora... quando a turnê deles começou ai pela Finlândia, estava ai, 1 semana atrás... E só descobri que eles estavam aí no dia em que estava voltando, quando peguei um jornal para "olhar as figuras" ...hehehehehehehehe.
Quem sabe agora em uma próxima oportunidade...
Ahm, uma dúvida, pode tirar fotos do espetáculo???

Anônimo disse...

Oi Carol

Li que essa foi a primeira vez que o cirque de soleil teve a música e luzes como "tema" principal. Por isso não houve tanta atracão circense, diferente dos outros shows deles. Com certeza, mesmo assim o show foi 10! Ah, e concordando com vc: tam,bém acho que o Brasil é uma referência mundial em cultura. Aliás, vc já viu algum evento de repercussão internacional não abordar algo brasileiro???? Pode ter todos os defeitos, mas a riqueza cultural certamente está presente no território tupiniquim!

Bjão pra vc e pro Lucas e tentarei aparecer com mais frequência!

Pri

Vinicius disse...

Quero mais novidades, principalmente dos rumos na escola! Atualiza isso aê! :-)
Depois passa no meu blog que atualizei algumas coisas. Seu voto é muito importante.

O papelão dobrado disse...

ola ....sou fa do cirque e acabei achando o seu blog...gostaria de saber se vc ja assistiu o alegria- O filme , to querendo achalo pra download em portugues aiaiaia...sabe onde procura-lo.

Caroline Rodarte disse...

Carlos, infelizmente eu não sei. :(

Anônimo disse...

caroline obrigado...consegui ele aqui vamos ver se esta em portugues rsss...valeu memo beijos