sexta-feira, outubro 08, 2010

Terceira e quarta semana de comidinhas

Continuando com a comilança de Julinha.

Terceira semana

Dei batata doce cozida e amassada mas ela não comeu muito, depois bati no liquidificador, ela gostou e comeu mais. Percebi que a depender da fruta ou do legume, ela prefere comer de um certo jeito, tem frutas que ela só come batida no liquidificador, outras em pedaços, o mesmo acontece com os legumes.
Dei metade de uma banana amassada, ela gostou. Dei a outra metade para ela brincar e comer, ela mastigou e comeu uns pedacinhos. Misturei banana com maçã e ela comeu bem.
Bati ameixas no liquidificador, mas ela não gostou, mal abria a boca. Acho que ficou muito grosso.
Dei batata amassada no garfo com leite, ela comeu pouco e o que ela comeu ela engasgava e cuspia. No outro dia, resolvi bater as batatas no liquidificador e colocar leite, ela não comeu de novo. Fiquei logo preocupada "minha filha não vai comer nunca batata!", por que a gente logo leva para o extremo? Coisas de mãe de primeira viagem. Falei com minha mãe e ela me deu a dica de passar na peneira. Passei na peneira, coloquei leite e ela ainda não comeu. Esquentei, aí ela comeu um pouco e depois não quis mais. No mesmo dia a noite, dei batata doce e ela também não quis, nem quente. Enfim, acho que não era o dia de comer. :-)
Dei pela manhã mamão batido com leite, ela não gostou, mas quando dei um pedaço do mamão na boca dela, ela gostou e comeu mais. Um dia pela manhã dei mamão e maçã em pedaços. No começo ela brincou com as frutinhas e depois começou a levar à boca. Comeu uma boa parte dos pedaços de mamão que a gente tinha dado. Ela tentou comer a maçã, mas era muito dura. Ela até tirou uns pedaços, mastigava, mas não conseguia engolir, cuspia tudo. Acho que a maçã é muito dura ainda para ela, mas ela gostou de ficar chupando e mordendo. Pelo menos serviu de um bom exercício para os maxilares. :-)
Fiz uma papinha só de abóbora para ela conhecer e sentir o gosto, mas ela não gostou muito no começo. No outro dia fiz uma papinha do que restou do almoço: batata doce, cenoura e abóbora e ela enfim comeu 2 potinhos de 30ml no jantar. Dessa vez deixei mais líquida, para ver se ela comia alguma coisa.
Um dia pela tarde, estava comendo apricots (damascos) frescos (estavam bem maduros e docinhos) e ela veio perto de mim querendo pegar, dei um pouco na boca dela tirando a polpa do damasco com o meu dedo e ela gostou, ficava abrindo a boca o tempo todo para eu dar mais. :-)
Tentei a abóbora de novo e ela comeu tudo.
Resumo dessa semana: aprendi a não ficar aflita quando Julinha não come nada, já que ela ainda toma o meu leite. Temos que ter paciência, pois é só uma questão de tempo para ela se acostumar com as texturas e os sabores diferentes.

Quarta semana

Dei pedaços de pêssego pela manhã e ela gostou. Cozinhei alguns brócolis à vapor e dei os brócolis inteiros para ela pegar e sentir uma nova textura, mas ela não gostou de tocar. Bati no liquidificador, mas mesmo assim ela não gostou de comer só brócolis. Como eu tinha congelado um potinho de batata doce, descongelei e dei para ela. Quando ela já estava acostumada com o sabor da batata doce, coloquei um pouco do brócolis batido e fui dando junto. Aos poucos ia colocando mais brócolis do que batata doce, até que consegui dar uma colher só de papinha de brócolis, mas percebi que ela ainda não gostou muito. Achava estranho mas comia.
Estava dando duas refeições por dia, nessa semana resolvi aumentar para três.
Comecei o dia dando pêssego, no almoço dei papinha de cenoura com papinha de brócolis e no jantar, papinha de abóbora com papinha de brócolis.
Para as papinhas não tão doces e com sabores mais fortes, começo dando duas a três colheres da papinha que ela conhece (abóbora, cenoura ou batata doce), depois dou uma a duas colheres metade da papinha que ela conhece com a papinha nova e depois dou algumas colheres da papinha nova. Para fazer isso, eu não misturo tudo, coloco as papinhas separadas no pratinho. Dei nesse mesmo esquema a papinha de couve-flor com papinha de cenoura com batata doce no almoço e no jantar. Nem precisei fazer isso com o couve-flor, ela gostou de primeira, nem fez cara feia. Mesmo usando esse artifício, sinto que vai demorar um pouco para ela gostar de brócolis, ela faz muita cara feia, faz que vai vomitar quando come uma colher só com a papinha de brócolis. Eu não desisto, vou tentar outro dia mais para frente. No final dessa semana, já estava aceitando mais o brócolis com outro legumes. Iupiii!!! :-)

Uma observação, não estou colocando o que eu fiz em cada dia certinho, porque quando eu comecei a fazer os registros das comidinhas dela, fiz de um modo geral. O próximo mês vai estar mais organizado, vou especificar com mais clareza o que ela comeu em cada dia da semana. Assim espero poder ajudar ainda mais.

Até mais!

Um comentário:

Carlinha Freitas disse...

oi Caá,

tem que ter paciência mesmo! O pediatra do Lucas disse que é comum o bebê estranhar... Mas disse que não é para forçarmos... A gente tenta por uns 3 dias seguidos. Se gostar, continua. Senão muda para outro legume e depois volta para o que ele não gostou.

Por aqui, papinhas só mês que vem... E vai começar só com as doces. As salgadas só com 5 meses. O chato é que quem vai apresentar os legumes/verduras/frutinhas para o Lucas será o berçário e nào eu :(((

Eu queria tanto que ele liberasse para esse mês rsrs.

Beijo!!!!!