segunda-feira, dezembro 11, 2006

Feiras de artesanato

Esse fim de semana foi mais tranqüilo, sem festas, sem badalações.
No sábado acordamos às 10h, tomamos nosso café da manhã e saimos às 12h para visitar 3 feiras de artesanato. Antes de sairmos, vimos no mapa que as três feiras eram relativamente próximas uma das outras, então dava para conhecê-las de uma só vez.
A primeira feira que visitamos foi a feira que está montada na praça Esplanade em Helsinki, ela vai ficar lá até o dia 20/12 (talvez a gente volte lá antes de terminar). Uma feira bastante organizada com barracas bem bonitinhas, que parecem casinhas de bonecas. Como era sábado e véspera de Natal tinha muita gente visitando a feira, inclusive a gente! Então para não atrapalhar a passagem, nem empurrar outra pessoa e nem cair em cima de algum carrinho de bebê que pudesse repentinamente aparecer na sua frente, as pessoas formaram duas filas. Não vi ninguém organizando, nem gritando, nem colocando cones para separar as filas ou coisa parecida, simplesmente foram formadas sem ninguém pedir, prevalecendo o bom senso. Uma fila ia em direção ao final da feira (ou início, depende de que lado você entrou na feira) e a outra ia em direção ao início da feira (ou final, como eu já disse é muito relativo). No início tentamos não seguir o fluxo e visitar as barracas em zigue-zague, para não ter que voltar ao mesmo lugar, mas não deu certo. Tinha muita gente e fomos obrigados a seguir o fluxo. Era uma feira silenciosa, mal ouvia as pessoas falando, elas não gritavam e nem falavam alto como nas feiras que estamos acostumados. Só se via um tumulto quando alguma barraca oferecia prova de alguma comida ou doce que estava vendendo e, é claro, lá estava a gente no meio também. Nessa feira se vendia de tudo, luvas, gorros, chaveiros, materiais para casa e cozinha, roupas, enfeites de Natal, enfeites para casa, comidas, doces, pães, bolos e outras coisinhas. Tudo muito bonito e bem trabalhado, compramos 3 descansos para panela feitos com pedaços de madeira e 5 maravilhosos cookies de chocolate com amendoim. E para despistar a fome comemos uma deliciosa lingüiça, daquelas bem grandes, grelhada na hora.

Feira na praça Esplanadi em Helsinki

Eu e Lu na feira na praça Esplanadi

Um ferreiro fazendo na feira os produtos que estava vendendo

Depois seguimos nossa jornada para a segunda feira, a "Square Market", que fica perto de um porto. Essa feira é menor do que a primeira mas é a mais tradicional daqui. As barracas são mais simples e lá se vende roupas, cobertores, gorros, luvas, tapetes, camisas de Helsinki, materiais para casa e cozinha, chaveiros, enfeites de Natal, frutas, batatas, plantas e peixes. Nessa feira compramos algumas blusas e saimos de lá direto para a terceira feira. Estava ficando frio e ventava muito, por isso não queríamos demorar mais na rua.
A terceira feira, a Ornamo Christmas Bazaar, ficava dentro de um salão e tinha muita coisa bonita feita por designers conhecidos daqui da Finlândia, só que como estávamos cansados e com fome, entramos, vimos tudo bem rapidinho e não compramos nada. Agora só no próximo ano.
Saimos da feira e fomos almoçar em um restaurante mexicano chamado Iguana. Eu e Lu ficamos nos lembrando das vezes que fomos no restaurante mexicano Tijuana em Salvador. Momentos muito bons! Descobrimos que os tacos que comemos lá são diferentes do que os tacos que comemos aqui. Eu suspeito que os tacos de lá vieram de dentro de um saco de salgadinhos (Doritos), mas é só uma suposição. Há quem defenda essa idéia fervorosamente.
Pedimos um prato muito apimentado, só percebemos depois das primeiras garfadas. Na hora que a gente escolheu esse prato, Lu leu no cardápio em inglês que era feito com pimentão vermelho, mas na verdade era pimenta vermelha. Conseguimos sobreviver graças às goladas freqüentes no copão de coca-cola com gelo.
Logo após esse almoço picante, passamos no supermercado para comprar algumas coisinhas e depois pegamos nosso ônibus de volta para casa.
Chegamos em casa moídos, tínhamos uma festa de brasileiros às 21h, infelizmente, não tínhamos condições físicas de sair de casa e ir para festa, ficamos em casa descansando, comendo cookie, tomando suco de laranja e vendo CSI (é claro).
No domingo, fizemos um super almoço. Foi a primeira vez que fiz um salmão, nunca tinha preparado nenhum tipo de peixe na minha vida e para nossa surpresa ficou uma delícia! Passamos o final do dia em casa no friozinho vendo filme e comendo cookies, foi muito bom!

Salmão com molho de alcaparras, arroz e batatas sauté

Vou terminar esse post diferente, fazendo uma auto-reflexão do meu blog. Depois do comentário de Eulina (que é uma pessoa sincera e querida), percebi que deve ser cansativo ler meus posts, eu escrevo muito e de uma vez só. Dessa vez tentei escrever menos, pelo visto não consegui. Uma solução que ela me deu foi de diluir o post em mais de um, não sei se eu vou conseguir me segurar para não postar de uma só vez. Sem me pressionar muito, vou tentar mudar esse meu mau costume aos pouquinhos. Talvez eu comece a fazer isso no próximo post, até lá vou pensando sobre o assunto.

Anônimo disse...

Primeironaaaa!!! (vai dar briga isso, hehehe!!)
Se eu visitasse três feiras de artesanato congelando de frio, mandava erguerem uma estátua em minha homenagem.
E esse salmão, tá parecendo uma delícia! Essa receita vc tb pegou na internet? E o aniversário de Lulu, como vai ser?
beijos!
Lia

Anônimo disse...

Que saudades dessas feirinhas.. na Alemanha chamamos de "Weihnachtsmarkt". Pelo que vc descreveu eh bem parecido.. ;) Nao tinha um Glühwein nao? (vinho temperado e quente, ótimo para esquentar, bem típico na Alemanha na época do Natal..)
Mas pelo visto vcs tao adorando neh? Dah pra sentir a calma daih aqui.. que delícia.. um mundo sem estresse eh outra coisa hein.. ;)
manda lembranças pra Lucas! Bjos!!

ps. adorei seu blog! Aki tah o endereco de meu fotki que tem a parte de journals tb - escrevi umas coisas qndo tava na Alemanha :P

Anônimo disse...

Rapaz, quem dera eu ter salmão assim fácil, hehehehe!
Adoro alcaparras tb... :-)
Eu também estou moído desse fds. Fui com Cê na 25 de março, e andamos também pela cidade pra ver a decoração na Paulista e no Ibirapuera. Moeira total!
Quanto a granularidade do seu blog, eu diria que está legal. São posts grandes, realmente, mas tá beleza. O difícil é postar comentário com tanta coisa pra cometar, hehehehe!

Teea disse...

Passei rápido para falar um oi... desculpe por ter andado sumida, estou com um stress pré-férias, muito trabalho para fazer, muitas coisas que não podem ser esquecidas... e como já falamos; nestes momentos os finlandeses se esquecem dos amigos :( Bom, não me esqueci de vc(s) não, até visito sempre seu blog para ver se tiver novidades. Quanto ao seu blog: tá legal assim, gosto de ler tudo que escreve (descreve muito bem as coisas). Só gostaria que escrevesse com mais freqüência ;)
Beijos, se cuida
Teea

Oi Caca,

Seu blog está ótimo! O único problema é que são poucos posts :) Quero mais!!!!!!!

Sobre o salmão, me pareceu estar delicioso mesmo! :) Me deu agua na boca hmmm rsrsrs

Ah, aí o povo usa muito cores escuras né? Não vi ninguem com um amarelão, vermelho, rosa, azul... cores vivas!!! Dá um aspecto tão frio...

Beijos e use roupas coloridas! :)