quarta-feira, dezembro 20, 2006

Receita da Torta de Espinafre

Essa receita é bem simples, acho que a única dificuldade é achar o ponto da massa, mas para quem já tem experiência em fazer massa de torta ou massa para empadinhas, não vai sentir dificuldade.

Ingredientes para a massa:

Farinha de trigo (compre 1Kg, mas você não vai usar tudo)
1 tablete de manteiga (deve estar em temperatura ambiente, claro que temperatura ambiente daí do Brasil :-) )

Pegue uma tijela grande, misture com mão mesmo o tablete de manteiga e um pouco de farinha. Aos poucos vai acrescentando farinha, sempre misturando e amassando. Essa massa não pode estar seca e esfarinhada (soltando pedaços, se ficar assim acrescente mais manteiga) e nem muito amanteigada, o ponto certo da massa é quando você consegue formar uma bola com a massa sem que ela se despedace. Feito isso, pegue uma fôrma redonda ou retangular do tamanho médio ou pequeno. Pegue um pouco de massa e vai moldando com os dedos a sua torta na fôrma inteira (lembre-se das bordas), não faça uma camada muito grossa, senão as pessoas comerão muita massa e ficarão cheias rapidinho. Se sobrar massa não jogue fora, iremos usá-la para fazer a "tampa" da torta.

Ingredientes para o recheio:

2 maços de espinafre
1 cebola inteira cortada bem pequena
1 colher de sopa de manteiga
1 cubo de caldo de galinha (pode substituir por caldo de legumes também)
3/4 de uma ricota redonda sem sal amassada com garfo (se a ricota tiver sal coloque um pouquinho só de caldo de galinha/legumes para a torta não ficar salgada)
1 gema
sal e orégano a gosto

Tire os caules dos espinafres, só deixando as folhas. Coloque uma panela com água no fogão, quando começar a ferver desligue o fogo e coloque as folhas de espinafre na panela. Elas vão murchar, não se assustem. :)
Depois escorra, junte uns montinhos e corte em tirinhas.

Em uma panela refogue a cebola na mateiga até que a cebola fique transparente, não deixe queimar. Acrescente o espinafre e o cubo de galinha/legumes. Deixe cozinhando por mais ou menos 3 minutos. Senão tiver caldo pode colocar um pouco de água, esse recheio não pode ficar seco e nem muito aguado, tem que ficar molhado com um pouco de caldo.
Depois disso, acrescente a gema, o orégano e a ricota. Prove e acerte o sal.
O recheio está pronto!

Coloque uniformemente o recheio em cima da massa da torta que está na fôrma.

Agora vamos fazer a "tampa" da torta. Pegue um pedaço daquele plástico fininho que usamos na cozinha para embalar comida. Esse pedaço deve ser do tamanho da sua fôrma. Estique bem o plástico e faça por cima de todo o plástico uma camada não muito grossa com a massa que sobrou. Peça ajuda de alguém para virar o plástico em cima da torta e com muito cuidado vai separando o plástico da massa. Depois de tirar todo o plástico, retire as sobras da massa das bordas e se quiser, pincele uma gema em cima da massa.
Se sobrar massa, faça uma bolinha com a sobra, enrole nesse plástico e guarde na geladeira. Quando você fizer outra torta é só tirar da geladeira, esperar ela ficar molinha de novo e reaproveitá-la na massa.

Torta pronta! Coloque no forno, ela estará pronta quando a gema estiver seca e/ou a torta estiver um pouco escura nas bordas.

Espere esfriar e sirva com uma salada que você goste. Fica muito bom!

Aqui na Finlândia ainda não encontrei ricota redonda inteira e sem sal, só em pedaços de menos de 1/4 de uma ricota e salgada, mas por incrível que pareça essa quantidade dá para a torta inteira. Não sei por que isso acontece, acho que é uma ricota diferente da ricota que comprava no Brasil. Da próxima vez, acho que vou até diminuir a quantidade da ricota para torta não ficar tão salgada.
O espinafre que encontrei aqui vem em uma caixinha já selecionado e sem os caules, uma maravilha! Assim tenho menos trabalho.

Experimentem a receita, eu garanto é muito boa! Cresci comendo essa torta, achando que iria ficar tão forte quanto o Popeye, tadinha de mim, sempre fui tão magrinha, acho que só agora estou conseguindo ficar mais fortinha (gordinha). :o)
Lembro que minha mãe fazia muitas, colocava naquelas fôrmas de alumínio e congelava. Quando ela descongelava uma e servia no almoço, eu comia tudo, sempre estavam deliciosas. Sempre que eu faço essa receita lembro da minha infância lá no Rio de Janeiro, dá uma saudade...lembranças boas...

Como minha mãe foi morar no Rio de Janeiro, junto com meu pai e Yuri, meu irmão, fazia muito tempo mesmo que eu não comia essa torta. Nesse ano lembrei da receita, peguei com minha mãe e levei para uma festa de São João. Fez o maior sucesso, eu só consegui comer um pedaço, o pessoal devorou a torta inteira em menos de 30 minutos.

Desde então, faço sempre que eu posso, é muito boa!

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá!!
Eu tbém gosto de cozinhar. Qto a sua receita, o tablete de manteiga é de qtas gramas ?
Beijos Alethéa

Caroline Rodarte disse...

Oi Alethéa, o tablete de manteiga dessa receita deve ter 200gr (quantidade de um tablete lá no Brasil).
beijos, vamos trocar receitas, que tal?

Anônimo disse...

Oi Cá, ainda bem que eu estava na hora da divisão da torta no Sã João, pois não deu para quem quiz. Tava uma delícia. Aliás eu tava lá até na hora que você estava preparando a torta e me neguei a ajudar, deve ter sido por isso que saiu boa rsrsrrs

Você pudia trocar de vez o caldo de galinha pelo de legumes, heim? ;-)

Beijos
Kinha!