segunda-feira, novembro 13, 2006

Nosso fim de semana

Dessa vez, nosso fim de semana foi mais animado.
No sábado fomos ao centro de Helsinki fazer o nosso primeiro passeio turístico. Até agora a gente não teve tempo para fazer essas coisas, só ficamos em casa, arrumando a casa, passeando aqui por perto, nada muito emocionante. Estávamos determinados a fazer esse passeio no sábado, entäo lá fomos nós com o mapa na mão. Precisávamos do mapa porque nós conhecíamos só uma parte do centro, a parte que envolve dois grandes shoppings o Forum e o Kamppi, foi lá no Fórum que compramos os nossos super casacos e sapatos.
Durante o nosso passeio, tínhamos que consultar o mapa, que terror! Terror não pelo mapa, o mapa era bom e nos ajudou muito, a gente nem se perdeu. Terror pelo frio! Cada vez que tinha que ver o mapa, tinha que fazer bem rápido para minha mão não congelar. Ainda não me acostumei a folear alguma coisa com a minha luva de lã, acho quase impossível. Lu não podia ajudar, perdeu a luva dele para variar. Com o frio que estava fazendo, ele só tirava as mãos dos bolsos do casaco para tirar alguma foto, mas também tinha que ser bem rápido e se a foto não ficou boa, paciência. :)
Nesse passeio conhecemos a praça Esplanadi, é bem bonita, cheia de árvores e esculturas (depois eu coloco algumas fotos). Continuamos andando e encontramos um ponto de informação para turistas. Lá perguntamos como a gente vai para Estocolmo no final do ano. Ficamos sabendo de tudo, agora só falta a grana aparecer para comprarmos as passagens. Também perguntamos se existia algum restaurante brasileiro, a resposta foi negativa, uma pena. Enfim, iremos nos virando com o que tem por aqui mesmo. Pelo menos descobrimos que existe uma discoteca com o nome Copacabana, ficamos sabendo que lá toca de tudo, na verdade não sabemos se toca música brasileira, teremos que ir lá para nos certificarmos.
Ainda no ponto de informação, eu peguei vários livrinhos e folhetos informativos da noite de Helsinki, das outras cidades da Finlândia, do que se faz no inverno aqui na Finlândia e dos restaurantes. Acho que munidos disso tudo, vamos conseguir nos virar por aqui.
Saimos do ponto de informação e seguimos o nosso passeio, encontramos o Market Square, que é uma feirinha de artesanato pequena em comparação com as que temos no Brasil. Não sei se estava pequena por causa do frio ou se ela é daquele tamanho mesmo. Só no verão para podermos comparar.
Como já estava perto da hora do almoço, voltamos para perto do shopping Fórum e fomos almoçar nossa comida preferida: os sanduíches do Hesburguer, são muito melhores que do McDonalds. Depois do "almoço" fomos procurar o tal lugar que ia passar o filme brasileiro "O caminho das nuvens". Foi fácil de encontrar, pensei que seria mais difícil. Perguntamos logo se ia mesmo passar esse filme ou era só lenda e responderam com o DVD na mão que estava confirmado!
Como chegamos uma hora antes, deu tempo para tomarmos café, conversamos sobre tudo e todos, e quando passava uma pessoa diferente perguntávamos "... e esse aí é brasileiro?". Também esperávamos por Xan e Sandra, tínhamos marcado com eles, mas já estava na hora do filme e nada deles chegarem. Ficamos sabendo depois que eles não conseguiram encontrar o lugar. Tudo bem, marcamos outro cinema na próxima quinta-feira, só que vai ser um filme espanhol com legenda em finlandês. Imagine! Será que a gente vai entender alguma coisa? Só indo para saber, de qualquer jeito vamos nos divertir. :)
Quando entramos na sala só tinha eu, Lu, duas senhoras e um cara. O filme não tinha legenda em finlandês era o puro e legítimo português (nordestino).
Não sei se eles entenderam, mas nós entendemos tudo e rimos muito. A sensação de ver um filme brasileiro fora do país é indescritível, é uma mistura de ansiedade, de felicidade, de conforto, de orgulho, sei lá. Foi muito emocionante, nos sentimos em casa!
Depois do filme, passamos no supermercado, compramos algumas delícias e voltamos para nossa casinha quentinha. Zara tinha convidado a gente para um jantar na casa dela. Ela tinha convidado uma amiga brasileira e queria nos apresentar, mas chegamos tão cansados do nosso passeio que só queríamos ver a nossa cama e mais nada. Fica para a próxima!
O nosso domingo foi mais tranqüilo, ficamos o dia inteiro em casa, vendo Smallville e Efeito Borboleta 2. Ver filme aqui em casa ainda é desconfortável, pois ainda não temos sofá, nem TV e nem DVD. Temos que dar nosso jeitinho. Então, um senta na cadeira do computador e o outro na cadeira da mesa da cozinha, colocamos as cadeiras bem juntinhas e assistimos o filme na tela do monitor. Às vezes, começa a doer alguma parte do corpo, mas é só levantar ou se mexer um pouco que pára. :)
A gente até tinha passeio para esse domingo, Xan e Sandra tinham convidado a gente para visitar uma ilha chamada Suomenlinna, como estava nevando deixamos para a próxima semana. Vamos torcer para que o tempo melhore até lá.

9 comentários:

Cécile disse...

Oi Carol!!
Achei super legal a idéia do blog. Que bom que vc está encontrando alternativas para aliviar a saudade que imagino estar sentindo por aí. Adorei ler seus textos e saber mais das novidades. :-)
Bjo grande e força para esse começo de vida nova!

Krishna disse...

Tá inspirada pra escrever, hein?!
Continue escrevendo, para que a gente possa conhecer a Finândia através de vocês e não ficar com tanta saudade!

Beijão!

Krishna

Mônica Paz disse...

Essa de filme brasileiro é realmente inacreditável rsrsrsr

Sei que é dificil ficar longe, mas perceba que você está em casa, logo agora você tem duas casas: não é para quem quer.

E no mais curta bastante!

Anônimo disse...

Siistii! =]

Vou mandar o dvd logo-logo, aí vocês exibem aí ;), hehehe.

Uma sugestão, já que vc tá pegando muita informação massa, vc poderia fazer um site de guia turístico/de sobrevivência para estrangeiros em Helsinki :)

Beijos, e continue escrevendo. Tá massa.

Mônica Paz disse...

Gostei dessa sugestão de Maurício. Cá, você pode ajudar outras moças brasileiras recém-casadas friorentas e que querem se adaptar a nova região!!! :-)
Tudo bem que o blog já serviria, mas arrumar a informação seria importantíssimo.

Anônimo disse...

Uaaau, quantas notícias ótimas!
Poxa, que horror assistir filme na cadeira, quando penso no meu sofazinho show de bola aqui em casa... e o colchão, dá pra tirar da cama ou é daqueles poderosos?
beijos
Lia

Livinha disse...

Cá, adorei seu blog! É muito bom ler seus posts, nos faz ficar um pouco mais perto de você :)

Beijão,
Livinha

Carlinha disse...

Oi Cacá! Quero fotos!!!!!! Fiz uma viagem por Helskinki pela imaginação lendo seu post :)

Imagino também a sua sensação vendo o filme em português! Nossa.. deve ter dado uma saudade enorme...

Ah, sobre os planos de ir a Estocolmo, será no reveillon? Bem legal a idéia! Espero que dê certo! :)

Sinto muita falta de vcs dois!!!

Beijos,
Carlinha

Anônimo disse...

Querida Carol,
fiquei feliz ao ler seu blog. Uma ótima idéia para nos manter mais perto de vcs. Assim podemos saber como anda a vidinha por ai, a adaptação, os novos amigos e os novos lugares. Quem diria que vc virariam festeiros, não é?
Um beijo grande para os dois
Liu