quarta-feira, janeiro 03, 2007

Noite de Natal

Esqueci de contar ontem que a mala de Salete não chegou no mesmo vôo dela. Isso era previsto depois da confusão que foi a viagem de Salete, a mala ficaria pra trás com certeza. Quando ela desembarcou, ela ficou sabendo que a mala tinha ficado em Frankfurt e viria no primeiro vôo para Helsinki. No dia 23.12 pela manhã, Lu ligou para a empresa responsável, deu o endereço da gente e eles disseram que a mala chegaria pela tarde. A mala só chegou de noite às 20h, no meio do aniversário de Lu. Logo que a mala chegou em casa, Salete a abriu na sala mesmo e foi tirando as encomendas e os presentinhos para colocar debaixo da árvore de Natal. Ela trouxe 2 sacos de farinha, doce de leite que eu pedi para Lourdes (Valeu Lourdes!), uma toalha de mesa feita de fuxico por Noélia, umas forminhas que Tássia mandou pra mim e 2 pacotes de pão de queijo em pó que ela comprou no free shop (já fizemos os dois pacotes, muito fácil e gostoso, só precisa acrescentar 2 ovos e meia xícara de água e colocar na batedeira, deliciosos!).

Depois de registrar esse episódio "mala de Salete" posso seguir contando como foi o dia 24.12. Vamos lá.

No dia 24.12 acordamos com o telefonema de Alele (também conhecido como OpenGL ou Alexandre Amorim) dizendo que tinha perdido o vôo de Dublin para Tampere (uma cidade na Finlândia). Ficamos muito mal, ele ia passar o Natal e o Ano Novo com a gente. Na mesma hora, pulamos da cama com um único objetivo: salvar o Natal de Alele. Fomos direto ao computador pesquisar se ainda tinha vôo para ele poder vir. Começamos a procurar vôos de Dulbin para Tampere, para Helsinki, fizemos várias combinações de vôos, mudando o dia e destino. Quando não tinha passagem no dia, as passagens eram muito caras. Até que tivemos a idéia dele encontrar com a gente em Estocolmo. A gente iria viajar pra Estocolmo de navio no dia 26.12 e voltar no dia 28.12, ele já estava registrado como um dos passageiros, então ele voltaria sem problemas com a gente de Estocolmo para Helsinki. Achamos um vôo de Dublin para Estocolmo com um preço bom chegando em Estocolmo no dia 27.12 ao meio-dia, só faltava a gente definir um lugar para encontrar com ele. Ficou acertado assim mesmo, nos encontraríamos em Estocolmo. Não conseguimos salvar o Natal dele, mas salvamos o Ano Novo. Que manhã agitada, só ao meio-dia conseguimos tomar café!

Ficamos em casa nesse dia, tudo fecharia às 13h e não tínhamos muita coisa para fazer fora de casa, só passar frio.

Mais tarde começamos a fazer a ceia de Natal. Para nossa ceia fizemos porco, com farofa e arroz, a sobremesa foi a torta de chocolate do aniversário de Lu e o doce de leite. Optamos pelo porco, pois foi a menor carne que achamos no mercado, o peru daqui era gigante, gigante mesmo, para um batalhão de pessoas! Por isso, decidimos comprar o porco mesmo!

Elmano chegou às 20h, mais ou menos, de táxi (não tinha mais ônibus nesse horário) para passar o Natal com a gente. Terminamos de fazer a ceia, comemos alguns aperitivos, tomamos vinho e cerveja. Decidimos distribuir os presentes antes da ceia. Começou comigo, peguei o presente de Lu e dei a ele um cachecol menor e uma luva, já que ele não tinha nenhuma. Foi a vez dele, ele me deu uma caneca de presente, linda! E depois demos os presentes de Salete, foi uma bolsa marrom bem bonita e uma camisa de Helsinki. Elmano também recebeu um presente, demos para ele uma camisa de Helsinki, já que ele está voltando para o Brasil em janeiro.
Depois desse presente não lembro mais a ordem dos presentes, mas eu ganhei de Salete, um pente de madeira, que eu tinha pedido pra ela trazer e o perfume "Ops!" do Boticário. De Pilar (irmã de Salete, tia de Lu) ganhei vários sabonetes, muito cheirosos, e Lu ganhou um chaveiro do Brasil, lindo mesmo! De Paulo (irmão de Salete, tio de Lu), Lu ganhou um pingüim bonitinho e um chaveiro de pingüim. De Chico (pai de Lu), ganhamos um DVD de Jorge Vercílio. De Salete, Lu ganhou um DVD de Djavan e uma sapatilha preta. De Lisinha (irmã de Chico, tia de Lu), Lu ganhou uma camisa que ela fez, muito bonita mesmo e eu ganhei um chale lindo também! De Lu ganhei uma bolsa azul, que eu mesma escolhi na loja. Também dei pra Lu um moleton com o logo do EOG, ele ficou *muito* feliz mesmo, foi uma grande surpresa! Não sei se consegui lembrar de todos os presentes, se eu lembrar de mais algum eu falo no próximo post.

Depois dessa enchurrada de presentes, fomos comer a nossa deliciosa ceia, estava deliciosa mesmo! Pude me lembrar como eu gosto de farofa!


Presente de Lu


Elmano recebendo presente


Salete recebendo presente


Eu abrindo presente


Ceia de Natal


Elmano dormiu aqui em casa, já que não tinha ônibus para voltar pra casa. Imagine, só? Não tinha um ônibus nas ruas, estou convencida que Natal é uma data muito especial para os finlandeses. Tudo pára! Eles é que estão certos, família é tudo!

Vimos uns episódios de CSI e fomos dormir. Acordamos no dia seguinte (25.12), tomamos café e Elmano viu no site de transporte público de Espoo/Helsinki/Vantaa que tinha ônibus. Saímos junto com ele, ele foi pegar o onibus de volta pra casa e nós fomos caminhar um pouco. Estava fazendo muito frio e começou a incomodar, acho que estava perto de -2°C e com vento a sensação térmica é menor que isso. Lu fez até um teste, pegou uma pedrinha e jogou em um riacho. A pedrinha não afundou, ela simplesmente bateu na camada de gelo e deslizou. Depois disso, tivemos certeza que estava na hora de voltar pra casa e nos aquecer um pouco.


Caminhada gelada


Voltamos para casa e por lá ficamos vendo CSI, comendo e bebendo (e engordando). :)

Amanhã escrevo como foi o dia 26.12, véspera da viagem de navio para Estocolmo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Leia minha meta pra 2007.

Fica a sugestão.

Beijos