domingo, janeiro 14, 2007

Passeio no fim de semana (3)

Saímos da margem da baía de Töölö, atravessamos a rua e fomos andando em direção ao Estádio Olímpico. Assim que chegamos perto do estádio, vimos o Sports Hall, que agora é um centro de recreação, mas antes era um lugar para feiras e comércio. Não tiramos nenhuma foto desse lugar porque estávamos um pouco distantes e para tirar essa foto tínhamos que chegar bem perto. Fica para a próxima vez. Continuamos o nosso passeio, vimos a estátua de Paavo Nurmi (1897-1973) que fica na frente do estádio. Ele é um dos grandes corredores da Finlândia. Eu e Lu ficamos surpresos pois achávamos que era só um corredor que participou dos jogos olímpicos. Que nada! Ele foi muito bom, quebrou vários recordes, ganhou nove medalhas olímpicas de ouro e três de prata, o que torna ele um dos atletas que ganhou mais medalhas de ouro da história dos jogos olímpicos (junto com Carl Lewis, Mark Spitz e Larissa Latynina). Um dia me disseram que os finlandeses tem pelo menos um representante em cada esporte, que eles tem coragem de competir e se esforçam para conseguir ganhar alguma coisa. No futebol eles não são tão bons como os brasileiros, mas como eu disse eles se esforçam.


Estátua de Paavo Nurmi


Depois de ver a estátua de Paavo Nurmi, fomos ver o Estádio Olímpico. Esse estádio começou a ser construído em 1930, foi interrompido por causa da guerra e concluído em 1952 para os Jogos Olímpicos. Do lado do estádio tem uma torre de 72 metros de altura, lá de cima você tem a vista para Helsinki e para o mar. Deve ser bonito, nós não fomos, mas da próxima vez a gente toma coragem e vai lá em cima para ver como é. Dentro do estádio tem um museu dos esportes finlandeses, a gente não foi lá também, mas já está prometido!


Estádio Olímpico (do lado esquerdo, a torre)


Fomos andando ao lado do estádio e vimos outra estátua, a estátua de Lauri Pihkala (1888-1919), um famoso incentivador do esporte finlandês, dizem que ele é o pai do baseball finlandês e que desenvolveu vários jogos. Não achei muita coisa a seu respeito em inglês ou português, mas eu desconfio que ele foi uma pessoa muito importante para o esporte em geral.


Estátua de Lauri Pihkala


Mais adiante, entramos em um lugar com uma casa e na frente da casa tem um jardim muito bonito. Essa casa é chamada de City Winter Garden, é uma estufa com plantas e flores do mundo todo. Tem plantas até do Brasil, mais especificamente, da caatinga. Esse tipo de vegetação não existe por aqui, esse é o motivo deles terem importado, colocado em uma estufa e, provavelmente, estão estudando todas essas plantas de mais perto. Minha mãe iria adorar esse lugar!


City Winter Garden


Eu na frente do jardim do City Winter Garden


Lu na frente da entrada do City Winter Garden


Quando você entra na casa, você sente logo a calma, a tranquilidade do lugar. É quente, acolhedor, bem colorido, muito verde, flores e frutos. Além disso, no fundo você pode ouvir uma música leve, é um lugar perfeito para conversar, ler um livro e ficar de bobeira, sentado na cadeira só curtindo o lugar. É apaixonante, foi difícil sair de lá, vamos voltar com certeza!


Eu dentro do City Winter Garden


Lu dentro do City Winter Garden


Dentro do City Winter Garden


Saímos do City Winter Garden, atravessamos a rua e voltamos para a margem da baía de Töölö. Andamos mais um pouco, saímos da baía de Töölö e pegamos uma passarela que passava por cima dos trilhos dos trens. Logo que saímos da passarela vimos o Teatro da Cidade e uma estátua de Thalia e Pégasus em frente ao Teatro.


Estátua de Thalia e Pegasus


Logo adiante, à margem da baía de Eläntarha, vimos um monumento em homenagem a primeira ministra do parlamento finlandês, Miina Sillanpää (1866-1952). Ela foi eleita em 1907 e trabalhou como membro do parlamento um total de 38 anos. O papel da mulher aqui na Finlândia é muito forte, a mulher é muito respeitada em qualquer profissão. A Finlândia construiu isso durante a sua história, em outro post eu conto mais sobre isso.


Baía de Eläntarha


Monumento em homenagem a Miina Sillanpää


Depois disso, fomos almoçar no Rosso, a comida estava muito boa, a sobremesa estava uma delícia!


Maçã cozida com sorvete de creme


Pagamos a conta e continuamos nosso passeio. Percebi que estávamos em Hakaniemi, perto dos mercados de imigrantes. Por isso que é sempre bom conhecer a cidade a pé, você começa a entender onde está cada lugar e a distância entres eles. No caminho, vimos uma estátua de dois boxeadores, não tinha nada escrito da estátua e o livrinho também não dizia nada. Muito estranho.


Os boxeadores


Seguimos nosso roteiro e entramos no parque de Kaisaniemi. Nesse parque tem outra casa de estufa, só que quando chegamos já estava de noite e não deu para visitar, mas iremos voltar, esse parque deve ser bonito na primavera, "fica para um outro dia".
Lá tinha outras estátuas e bustos mas não conseguimos tirar uma foto que prestasse, já estava muito escuro. Saímos do parque e chegamos na pista de gelo que fica atrás (ou do lado) da Railway Station. Ficamos um tempo lá olhando as pessoas patinarem. Acho que só vamos patinar mesmo com uma pessoa que já sabe, não dá para eu e Lu patinar sozinhos, sem saber patinar, vai ser um show de caídas, vai ser engraçado mas nada agradável e, além disso, não aprenderemos nada. Depois voltamos para nossa casa e enfim, terminamos o roteiro 2 do livrinho.
O passeio foi bom, vamos fazer com certeza os outros números, estamos esperando um dia bom para fazer os números restantes. Esse fim de semana está nevando e ventando muito, talvez o próximo.

4 comentários:

Anônimo disse...

Olha, essa sobremesa de maçã com sorvete não é uma invenção finlandesa; ela data, na verdade, de aproximadamente 2003, vem de um lugar populoso e com índice de desigualdade econômica bastante alto...tem fauna e flora ricas e clima bastante quente, podem procurar na wikipedia, família Lordelo, Calabar... tem mais infomações com certeza. beijos!
Lia.

Anônimo disse...

Estou esperando a resenha dos outros roteiros , heim?

Anônimo disse...

iu, de dar inveja este passeio; pode deixar não foi desta vez que ficamos milhonarios aqui com a Loteria... da proxima se rolar, a primeira coisa vai ser eu ir ae gastar a grana com voces.. rs.. :)

Anônimo disse...

Oi kerol! Tava de férias e meio longe da internet. Nossa, quanta coisa boa pra ler por aqui! :-)
Fiquei feliz de ver que o natal e ano novo de vcs foi maravilhoso!
O meu foi legal também lá na casa da ilha, com vários tios e primos!
Essa torta de maçã não é a famosa Tarte Tatin? (torta de maçã invertida)

Beijosssssss e muitas saudadesssssssss!!!!!!!!!!!